.

.
.

sábado, 24 de outubro de 2009

Juniores 2.ª Div. Nac.: AD Fafe, 2 – Diogo Cão, 0

Texto e foto: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Grande atitude

Os juniores da AD Fafe venceu a formação transmontana do Digo Cão por duas bolas a zero, resultado feito durante o primeiro tempo. Na segunda parte a partida ficou marcada pela expulsão do fafense Sandro e as situações de golo escassearam por parte dos dois conjuntos. Depois de dominar no primeiro tempo, os fafenses tiveram que se reorganizar no segundo, trocando a inspiração pela transpiração, numa missão de sacrifício e de grande atitude.
A equipa do Concelho de Vila Real teve algumas dificuldades em se adaptar ao relvado fafense que, devido à chuva se apresentou com um piso muito rápido. Ora, como o Diogo Cão procurava jogar nas costas da defesa fafense, a bola acabava por ganhar muita velocidade e ficar no poder do guardião fafense, Luís, que se encarregava de a despachar depressa da sua zona de jurisdição. Foram várias as situações em que o guardião fafense teve de intervir em lances semelhantes.
O Fafe chegou à vantagem ao minuto 12. João Miguel, junto da meia lua, fez uma recepção de bola perfeita de costas para a baliza, com um toque subtil iludiu o adversário e ficou em posição de remate, o disparo foi estrondoso mas a bola bateu na trave e ficou à mercê de Sandro, que, de cabeça, inaugurou o marcador, com o guardião André ainda a tocar na bola.
O Fafe animou e o guarda-redes transmontano voltou a estar em foco aos 16 minutos para evitar o golo de João Victor que penteou a bola na sequência de um livre.
O Diogo Cão fez o primeiro remate à baliza aos 18 minutos, através de João Pedro I, com a bola a sair ao lado.
A referência atacante dos forasteiros era Mário, que acabou quase sempre anulado pela eficácia defensiva fafense.
Aos 27 minutos o Diogo Cão teve uma contrariedade ao ver Sigra lesionar-se. De referir que a equipa tinha trazido para este jogo como jogadores suplentes apenas quatro jogadores sendo um deles guarda-redes.
Aos 34 minutos a equipa que viajou de Trás-os-Montes ganhou algum espaço no meio campo fafense o que proporcionou a José Pedro II um remate muito forte sem, contudo, ter acertado no alvo.
Aos 38 minutos, na sequência de um canto e após uma série de carambolas, Ivo conseguiu furar a muralha der pernas que tinha à frente e fazer o 2-0 para o Fafe.
No segundo tempo e após quatro minutos de jogo, Sandro respondeu da forma menos correcta a uma falta e provocação de um adversário e viu o cartão vermelho directo. Essa situação condicionou o jogo ofensivo do Fafe e deu ânimo e alento ao Digo Cão para se aventurar mais no ataque.
É nas horas difíceis que se costuma ver os homens e foi isso que aconteceu nesta partida depois do Fafe ficar reduzido a dez unidades. A malha defensiva fafense apertou e foi impedindo com muita eficácia as investidas do opositor que não encontrou grandes linhas de passe. Aos poucos os fafenses foram-se retraindo para o seu meio campo embora o Diogo Cão não tirasse qualquer dividendo dessa situação. Diga-se em abono da verdade que os transmontanos fizeram tudo para tentar marcar um golo que lhe desse novo alento.
Nas poucas oportunidades de que dipôs no segundo tempo, o Fafe podia ter facturado aos 66 minutos com Ruben a ganhar espaço mas a precipitar-se na hora do remate. Aos 78 foi Samora a interceptar um passe do guarda-redes André, mas o médio fafense adiantou a bola em demasia e permitiu defesa fácil.
O Digo Cão voltou a pressionar nos momentos finais da partida e esteve muito perto de marcar aos 81 minutos, através de José Carvalho, que viu Rampa tirar a bola na linha de golo. Aos 87 foi João Pedro II a atirar ao lado, de cabeça.

Em jogo realizado no campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, sob a orientação do árbitro Daniel Cardoso (CA de Aveiro), auxiliado por Bessa Silva e Nelson Cardoso, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Luís; João Pedro, Tiago, Rampa, Ivo Lopes, Toka, Samora (Soares, 86’), João Victor, Ruben (Mota, 75’), João Miguel (Teixeira, 65’) e Sandro. Treinador, Ténio Tenev.

DIGO CÃO: André; Rui (José Ribeiro, 65’), Mourão, Sigra (José Carvalho, 29’), Mário, José Pedro I, José Pedro II, Eduardo, Roke, Bento (Carvalhais, 84’) e Cocas. Treinador, Nuno Barbosa.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos, José Pedro I, 15’; Mourão, 42’; Rui, 49’; Fábio Teixeira, 72’; Samora, 79’ e Mota, 90’+2’.

MARCADORES: Sandro, 12’ e Ivo, 38’.

Sem comentários: