.

.
.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Div. Honra AF Braga: Arões, 3 - Vilaverdense, 2

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Inspiração de Tiago
e paixão de Romeu
- Jogo de grande intensidade

O Arões voltou a vencer numa partida difícil mas encarada com muita seriedade pelos fafenses que nunca se intimidaram com o nome do adversário e tiveram em Tiago a inspiração necessária para levara de vencido este candidato á subida. Aliás, Tiago marcou dois golos monumentais, um com cada pé, que bem podia fazer parte da lista dos melhores golos europeus da semana. O outro golo também foi de bela execução com Romeu a dar um beijo na julieta e a meta-la no fundo da baliza como quem tira um azimute.
Luís Gomes trocou os números das camisolas para baralhar os adversários e o certo é que Tiago, o habitual numero dez mas a jogar com a camisola dois, não precisou de muito tempo para fazer um grande golo. Nove minutos no marcador, a bola aparece a saltar à frente do talentoso jogador, que lhe aplica um pontapé com o pé esquerdo, do meio da rua, metendo a bola na gaveta.
O jogo era disputado com intensidade, umas vezes mais falado do que jogado mas era evidente a entrega dos dois conjuntos à luta, ambos mostrando vontade de ganhar.
Aos 21 minutos e numa altura em que o Arões tinha ascendente no jogo, Agostinho, levou a bola ao poste esquerdo à guarda do aronense Abreu.
Passou-se um período de muita luta mas sem grandes consequências, até que, aos 30 minutos, num canto cedido sem necessidade para isso por parte do Arões, nasceu o golo do Vilaverdense. Na sequência do canto houve um desvio de Bispo, tendo a bola ficado perdida até que Miguel a empurrou para a baliza.
O Vilaverdense animou com o golo e passou a comandar as operações nos momentos seguintes. Aos 34 minutos, Miguel atirou de cabeça ao lado da baliza do Arões mas com muito perigo.
Aos 37 gerou-se uma enorme confusão. Rambóia ficou deitado no chão e Romeu prosseguiu com a jogada tendo inclusive rematado á baliza contrária. Os mosquitos por cordas que se seguiram não passaram disso mesmo, tendo sido resolvidos com dois cartões amarelos, um para Tiago e outro para Miguel. Aos 39 minutos, Orlando teve uma excelente abertura para Miguel mas este encontrou oposição para a concluir.
O Arões teve a última palavra do primeiro tempo na sequência de um canto cobrado por Romeu que resultou num remate sobre a trave de Tiago.
Na segunda parte o Arões beneficiou de um livre directo aos 52 minutos a que Romeu deu a melhor sequência ao cobrá-lo de forma perfeita, deixando estático o guardião de Vila Verde, e colocando os fafenses novamente no comando.
O Vilaverdense respondeu, com remate de Bispo a que Abreu se opôs com mestria.
Aos 57 minutos, na equipa de Vila Verde, saiu um fafense, Rambóia, para entrar outro André, que vinha de uma lesão.
Aos 58 minutos Tiago mostrou mais uma obra-prima. Bola no lado esquerdo do ataque do Arões, com o remate a sair do pé direito do avançado fafense em arco a fugir ao guarda-redes e ao segundo poste. Um verdadeiro monumento.
Como lhe competia, o Vilaverdense correu atrás de um resultado melhor e, aos 68 minutos, num livre directo, marcado por Bruno, Abreu teve defesa difícil tendo a bola batido ainda na trave fafense. Na recarga houve mais perigo mas não passou disso.
Aos 71 minutos, André tentou fazer um cruzamento na área do Arões e a bola bateu na mão de Ibrahima, originando grande penalidade que, Talaia converteu sem macua.
O Vilaverdense ganhou mais agressividade em campo desde que entrou o fafense André, com este a discutir muitos lances de cabeça na área e a aparecer em várias zonas da frente de ataque.
Aos 74 minutos, na sequência de um canto Tiago, atirou ao poste da baliza do vale do homem.
Pressão final para o Vilaverdense, que, principalmente nas bolas paradas levou muito perigo junto da baliza fafense. Aos 82 minutos viu mesmo um golo anulado, marcado por André, mas considerado em fora de jogo pelo árbitro auxiliar, apesar da contestação da equipa de Vila Verde e de o próprio jogador garantir que o golo foi limpo.
Houve ainda mais cinco minutos de compensação em que os fafenses mostraram garra e união segurando com unhas e dentes um triunfo que a coloca numa posição privilegiada na tabela, tendo subido ao terceiro lugar com 24 pontos a apenas quatro do líder, Esposende.

Jogo realizado no Campo do Arões Sport Clube, Fafe.

Árbitro: João Costa, auxiliado por Nuno Manso e Jorge Fernandes.

ARÕES SC: Abreu; Peixoto, Nuno, Beijinhos, Zezinho, César, Ibrahima, António (Raimundo, 79), Tiago (Ângelo, 93’), Romeu e Hélder (Bruno, 69’). Treinador, Luís Gomes.

VILAVERDENSE FC: Hélder; Agostinho (Teles, 84’), Nélson, Feliz, Talaia, Russo, Bispo, Rambóia (André, 57’), Giane, Orlando (Bruno, 66’), Miguel e Borges. Treinador, Zequinha.

MARCADORES: Tiago, 9’ e 58’; Miguel, 30’; Romeu, 52’; e Talaia, 72’ (g.p).

Sem comentários: