.

.
.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

73.ª Volta a Portugal começa em Fafe


Texto: João Carlos Lopes

Contra-relógio individual para atribuir a amarela

A 73.ª Volta a Portugal em Bicicleta tem o seu início, este ano, na Cidade de Fafe e faz-se à estrada no dia quatro de Agosto, altura em que a cidade receberá a extensa caravana e toda a azáfama que ela arrasta. Contudo a movimentação vai começar no dia anterior com a abertura do secretariado e a credenciação. A Volta  a Portugal é considerada a festa do povo e em Fafe essa festa é sempre bem visível.

O prólogo terá concentração às 13 horas mas o primeiro ciclista só partirá às 15:19 horas, estando a partida do último prevista para as 15:25 horas. A partida será dada junto do parque de estacionamento da escola de trânsito e seguirá em direcção à Rua dos Aliados depois de subir junto ao pavilhão multiusos (sai junto à Galp), Rua Luís de Camões, Avenida do Brasil (no sentido inverso), Rua dos Bombeiros Voluntários (junto ao mercado), Avenida das Forças Armadas (junto à escola) e Praça 25 de Abril (ver mapa).   

Serão muitos os forasteiros a acorrer a Fafe para ver as primeiras pedaladas da edição deste ano e ver, um a um, os ciclistas fazerem um contra-relógio individual de 2,2 quilómetros em virtude de saber quem irá para a estrada com a camisola a amarela  no dia seguinte, altura em que se disputará a primeira etapa.

A prova vai estender-se desde o dia 4 a 15 de Agosto e terminará novamente na capital do País.

Pelo meio vai surgir a tradicional etapa da volta em Cicloturismo que ocorrerá no dia de descanso, 10 de Agosto, em Viseu. Um momento que proporciona aos amantes da modalidade e praticantes de ciocloturismo emoções muito perto daquelas que vivem os verdadeiros ciclistas. Sobre este evento poderá ler mais informações em ETAPA DA VOLTA
 
Este ano também haverá a introdução do passeio da volta, com este a realizar-se em Lisboa no dia da chegada a e a proporcionar aos cicloturistas um dia diferente pelas ruas da capital. Sobre este evento poderá ler mais informações em PASSEIO DA VOLTA.



ETAPAS DA 73.ª VOLTA A PORTUGAL
.
4 Agosto 2011: Prólogo Fafe
.
Mapa do prólogo em Fafe
5 Agosto 2011: 1.ª etapa Trofa – Oliveira do Bairro
.
6 Agosto 2011: 2.ª etapa  Ol. Azeméis – Sr.ª da Assunção
.
7 Agosto 2011: 3.ª  etapa V. Castelo – Sr.ª da Graça
.
8 Agosto 2011: 4.ª etapa Lamego – Gouveia
.

9 Agosto 2011: 5.ª etapa Oliveira do Hospital – Viseu
.

10 Agosto 2011: Dia de Descanso
.

11 Agosto 2011: 6.ª etapa Aveiro – Castelo Branco
.

12 Agosto 2011: 7.ª etapa Sabugal – Guarda (CRI)
.

13 Agosto 2011: 8.ª etapa Seia – Torre
.

14 Agosto 2011: 9.ª etapa Covilhã – Sertã
.

15 Agosto 2011: 10.ª etapa  - Lisboa
.

Sem comentários: