.

.
.

sábado, 9 de julho de 2011

Técnico Marcelo Fernandes mantém-se à frente do Santa Cristina

Texto e foto: João Carlos Lopes
.
Um trajecto invejável
.
- Ligação umbilical ao Agrupamento
.
O técnico fafense, Marcelo Fernandes, acaba de renovar o vínculo por mais uma temporada com o Agrupamento de Santa Cristina Clube que representa desde a época 2004/2005 como jogador e depois como adjunto na época 2005/2006 e até meio da época 2006/2007, altura em que passou a treinador principal.
.
Trata-se, acima de tudo de um técnico humilde que sabe estar no futebol com humildade e dignidade, sem ambições desmedidas, ainda que a comunidade futebolística lhe reconheça capacidades para treinar em patamares muito superiores àquele em que se encontra. Marcelo tem muitos anos de conhecimento de futebol e está credenciado com o 2.º nível do curso de treinadores Uefa B.
.
Nas épocas que tem estado à frente do Agrupamento Santa Cristina, Marcelo Fernandes tem feito excelentes campeonatos, com os jogadores possíveis e com equipas quase sempre remendadas. Tem também contribuído para a revelação de alguns talentos, ajudando-os a lapidar. O último foi Formiga que vai ingressar agora na ACD Pica e que foi um matador do Agrupamento na época passada. Mas há outros jogadores que com Marcelo rendem muito, um deles é Eurico. Saber lidar com os atletas e motivá-los para o jogo, invertendo muitas vezes situações adversas é uma das grandes virtudes deste técnico. Se o futebol fosse uma indústria era caso para dizer que ele consegue valorizar uma matéria-prima que aos olhos dos outros parece não ter qualquer valor.
.
Como jogador começou na Associação Desportiva de Fafe, Clube que representou desde os iniciados até aos seniores, onde subiu ao nacional de juniores e no ano seguinte à 1.ª Divisao Nacional (actualmente a I Liga). Depois, por empréstimo da AD Fafe passou pelo Vinhais, na 3.ª Nacional, pelo Mondinense, na 3.ª nacional, e depois pelo Vieira SC na 3.ª Divisão Nacional.
.
Marcelo regressou ao mondinense para representar o Clube no Campeonato Distrital da AF de Vila real onde esteve mais quatro temporadas e onde foi capitão de equipa, tendo ganho uma taça da A. F. de Vila Real.
.
De regresso a Fafe, Marcelo Fernandes, representou o Clube da sua terra, Grupo Desportivo de Paços por várias épocas, onde também foi capitão de equipa. Passei ainda pelo GD Travassós e como jogador federado e terminou a sua carreira futebolística no Agrupamento de Santa Cristina.
.
Como treinador começou no GD Paços como treinador-jogador, foi adjunto e jogador no GD Travassós com Fernando Ferreira e finalmente foi adjunto de Camilo no Agrupamento, numa época em que subiram à 1.ª Divisão Distrital, o que aconteceu pela primeira vez na história do Clube. Foi ainda adjunto de Jorge Guimarães no agrupamento e principal no mesmo Clube e até meio da época 2006/2007, tendo assumido o comando da equipa até ao momento.
.

Sem comentários: