.

.
.

domingo, 3 de julho de 2011

Gala da Associação de Futsal de Fafe


Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Colóquio abordou o futsal e o seu futuro
.
A Associação de Futsal de Fafe (AFF) levou a efeito, no último Sábado, a sua Gala que contou com a presença de um grande número de atletas e dirigentes representativos das 19 equipas que disputaram o Campeonato Concelhio.
.
A Gala teve um “porto de honra” ao que se seguiu um colóquio subordinado ao tema: “Futsal, a modalidade número um num futuro próximo”. Para o efeito foram convidadas diversas individualidades locais e ainda o presidente da Comissão de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga, entidade que também tutela o Futsal distrital.
.
Entre outras questões debatidas, Belarmino Costa considerou que a Associação de Futsal de Fafe tem que agregar à sua volta outro tipo de condições”. Disse ainda que “o futuro da modalidade está muito bem entregue à AFF”.
.
Neste colóquio ficou a saber-se que a AFF está a tentar estabelecer contactos com outras associações no intuito de proporcionar competições inter-concelhias, nomeadamente entre os vencedores do campeonato e da taça.   
.
Já o presidente dos árbitros bracarenses lembrou que a Fifa agregrou o Futsal ao Futebol pelo que a modalidade que joga com menos elementos em campo vai ser sempre o parente pobre do Futebol.
.
O massagista Fernando Von Doellinger falou da necessidade de haver exames médicos prévios no Campeonato concelhio de Futsal, uma vez que não se pode pensar que o mal só acontece aos outros.
.
Já o presidente do Núcleo de Árbitros de Fafe (NAFF) preferiu ler dois documento recolhidos na sede da instituição que tutela, redigidos com 15 anos de diferença para explicar a mentalidade dos árbitros de então e os de agora. Aproveitou para dizer ao vereador do Desporto, Pompeu Martins, que cumpriu a promessa que havia feito na gala anterior e que o NAFF formou recentemente sete árbitros de Futsal.  
.
A fechar o colóquio, Pompeu Martins, elogiou o facto destes temas serem debatidos e aproveitou para dizer que a Câmara de Fafe tem na mira a organização de formação na área da saúde desportiva. Transmitiu também que, apesar de terem sido várias as recomendações em reduzir, a edilidade vai manter o mesmo subsídio para as associações.
.
O vereador disse ainda que o desporto é muito mais de inclusão agora. Referiu-se, por exemplo, ao grande número de mulheres a praticar Futsal em Fafe.
.
Após o colóquio, seguiu-se o jantar e a entrega dos troféus de presença e dos títulos conquistados na presente temporada. O Nun’Álvares venceu o campeonato, o Sol Poente a Taça e o troféu que embeleza qualquer montra, a Taça Disciplina foi para o outro finalista da Taça, o Centro Desportivo de Vinhós. Artur Costa, o melhor marcador do campeonato também rcecebeu o troféu nesta Gala. 
.
Notou-se a ausência de representantes de algumas equipas e mesmo de muitos atletas tendo em conta o universo de pessoas que o campeonato já comporta.
.
Adiada, porque também estava prevista para este dia, foi a discussão do modelo do próximo campeonato.    
.

1 comentário:

Futsalfafe disse...

Deixemo-nos de "festins"!
Algumas das personalidades presentes no jantar apenas aparecem uma vez por ano. São recebidas com toda a pompa e circunstância e na realidade em nada contribuem para o evoluir desta (já) grande associação fafense.
Há outras pessoas que devem ser as que mais trabalham em prol do futsal fafense.
Contudo não gostam de se dar a protagonismos. Preferem estar "escondidas" mas a trabalhar em torno da modalidade.
O futsal fafense está num excelente caminho devido ao trabalho desses magníficos anónimos.

Os responsáveis da câmara municipal que olhem para esta associação como um exemplo de sucesso.

Desporto em Fafe tem qualidade mas essa qualidade é fruto da força do povo.

Em vez de investirem somente no futebol, que invistam noutras modalidades.

O nosso parque da cidade poderia ter equipamentos para a prática desportiva de imensas modalidades, mas não tem. Nós, fafenses, viveremos sempre na ilusão e esperança de um dia termos condições melhores para outras modalidades não futebolísticas.

Parabéns João Carlos Lopes pelo trabalho realizado em torno de todas as modalidades desportivas praticadas em Fafe.