.

.
.

domingo, 21 de agosto de 2011

Pedestrianismo: Caminhada nocturna em Limões – Ribeira de Pena


Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Sons da natureza sob um manto escuro
.
Em mais uma iniciativa da Basto Move-te realizou-se mais uma caminhada nocturna, desta feita na Freguesia de Limões, Concelho de Ribeira de Pena, sob a tutela desta instituição da região de Basto que se dedica à divulgação e fomentação da prática do pedestrianismo e defesa da natureza. A marcha decorreu na noite de Sábado para Domingo (20 para 21 de Agosto).
.
Com a concentração a ser feita junta da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Limões, os caminheiros prosseguiram pelo interior da freguesia com o declive a aumentar progressivamente até atingir um desnível acumulado de 440 metros, isto ao longo de cerca de três quilómetros.
.
A subida íngreme esticou o grupo mas foi atingido um ponto mais suave onde se procedeu ao reagrupamento e a umas breves explicações sobre astronomia, nomeadamente a localização de algumas constelações.
.
Com as lanternas a fazerem lembrar autênticos pirilampos a marcha prosseguiu com os sons nocturnos da natureza, até se atingir uma vereda que permitiu vislumbrar um extenso vale todo iluminado. Ao longe ouvia-se o som de uma festa de verão.
.
Atingido sensivelmente metade do percurso os pedestrianistas foram brindados com broa caseira, salpicão e presunto, regado com vinho ou limonada, consoante os apetites de cada um. Foi também por esta altura que a lua fez a sua aparição pois o seu nascimento estava previsto para pouco depois das 11 horas da noite, era um quarto minguante cheio de esplendor e a sobressair do fundo escuro da noite, parecendo um vigilante para quem caminhava.
.
O restante percurso foi feito já num nível de dificuldade fácil pois foi praticamente todo a descer. A determinada altura alguns pedestrianistas não resistiram a comer algumas amoras silvestres e houve até quem detectasse uvas americanas, ainda que estas ainda não estivessem prontas para consumo.
.
No final a satisfação foi geral, o tempo esteve agradável, com altas temperaturas para as horas em que se realizou a caminhada, não sendo preciso recorrer a agasalhos, bastando apenas roupa de manga curta. Ficou a promessa de novas aventuras.
.

Sem comentários: