.

.
.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Futebol Popular – Taça dos Campeões: Bagunte FC, 4 – SM Ribeiros, 1

Texto: S. Costa
Equipa de recurso não deu para mais
O Ribeiros deslocou-se a Vila do Conde para defrontar os actuais detentores do troféu, e grandes candidatos a nova conquista do título, perdendo por uns enganadores 4 – 1, em jogo a contar para a 4.ª jornada da Taça dos Campeões da Federação de Futebol Popular do Norte (FFPN).
Para além das dificuldades inerentes à grande qualidade dos adversários, o Ribeiros partiu para esta partida completamente desfalcado, tendo 9 jogadores indisponíveis para o encontro, factor com peso extra numa equipa cujo plantel tem apenas 20 jogadores.
.
O jogo até nem começou mal para os Fafenses. Logo aos 10 minutos, Sílvio arrancou da direita para o centro, e à entrada da área disparou um grande remate, com a bola a embater com estrondo na barra, tendo o árbitro anulado a recarga certeira de André, num lance muito contestado pelos fafenses.
Alguns minutos depois, o golo apareceria mesmo. Depois de ver o adversário falhar uma grande oportunidade de golo, o Ribeiros abriu o marcador com mais um lançamento longo de Sílvio, e Sandro a aparecer sozinho na pequena área e a encostar.
O jogo continuava com uma clara superioridade do Bagunte, que continuava a desperdiçar oportunidades de golo. Já os de Fafe continuavam a defender conforme podiam, mas não conseguiram evitar o empate, ainda antes do intervalo.
Na segunda parte, o jogo registou a mesma toada. O Bagunte continuava a procurar o golo da vantagem, mas a primeira grande oportunidade surgiu novamente para o Ribeiros, com André a ganhar uma bola alta, e no frente-a-frente com o guarda-redes adversário, viu este negar-lhe o golo com uma boa defesa.
A partir do quarto de hora tudo mudou. O Bagunte efectuou várias alterações, refrescando o meio-campo e a frente de ataque, ao passo que os jogadores do Ribeiros, sem alternativas, mostravam já alguns sinais de fadiga.
A meio da segunda parte, o Bagunte conseguiu a vantagem no marcador, num lance que começa com uma falta clara na recuperação de bola da equipa da casa.
A partir daí, a equipa Fafense quebrou completamente, e permitiu mais dois golos até ao final da partida. De realçar ainda uma oportunidade de golo, perto do final, em novo lançamento de Sílvio, mas desta vez Sandro, já exausto, falhou aquilo que parecia um golo certo.
Contra um adversário claramente favorito, a equipa de Santa Maria mostrou garra e orgulho, num jogo em que contou apenas com 11 elementos, e onde o treinador Fernando Porto se viu obrigado a colocar seis deles fora das suas posições originais.
Ainda assim, pelas condições especiais do jogo, pelo carácter mostrado e pelas oportunidades criadas, a equipa Fafense merecia um resultado mais equilibrado.
.

Sem comentários: