Texto e fotos: João Carlos Lopes
Golo Landinho deixou Fafe inteiro feliz
O Fafe tem um pé na 2.ª Liga graças a um golo de Landinho marcado de grande penalidade sofrida por João Nogueira. Mais de meio milhar de adeptos acompanharam a equipa e deram o tempo por bem empregue porque as emoções e a felicidade são inesquecíveis e este jogo já promete casa cheia no próximo Sábadono jogo da segunda mão deste play off onde o Fafe leva esta vantagem preciosa e tem tudo para estar ascender ao futebol profissional no próximo ano.
A primeira parte foi jogada com muitas cautelas com as duas equipas a apresentarem um sistema tático muito idêntico a jogar em 4x3x3 e a encaixar perfeitamente. Houve alguns pontapés de canto para as duas equipas mas as ocasiões de golo estiveram ausentes do jogo, pelo que os guarda-redes tiveram 45 minutos praticamente tranquilos onde estiveram pouco mais que atentos.
Na segunda parte o Casa Pia apareceu mais afoito e aos 55’, Jorge Bernando quase marcava quando num cruzamento a bola sofreu um desvio e obrigou Marçal a defesa de recurso, com a bola a bater na trave.
Tentou responder o Fafe através de Marquinhos mas Marreiros foi mais rápido na área. Aos 65’, um livre João Nogueira levou perigo para a baliza e Marreiros.
O Fafe foi crescendo e aos 76', Jorge Bernardo fez grande penalidade sobre João Nogueira, e Landinho converteu a grande penalidade em golo, marcando de forma exímia e colocando o Fafe na frente deste play off e numa posição muito confortável para subir.
Uma palavra de apreço para os cerca de meio milhar de adeptos que acompanhou o Fafe nesta viagem longa mas feliz.
1.ª PARTE
Começou o jogo
1' Canto apontado por faísca na direita, cabeceamento João Freitas, ao segundo poste ao lado.
3' - Canto para o Fafe, marcou Silvestre, bola saiu ao primeiro poste e foi desviada.
5' - Canto para o Casa Pia, bola jogada para fora da área, depois metida ao segundo poste, falta sobre Marçal.
10' - Jogo para já repartido e jogado entre as duas áreas, sem remates à baliza ou perigo criado.
16' - Remate de Allan de fora da área, saiu muito por cima.
20' - Substituição forçada no Casa Pia, saiu Fábio Pala por lesão e entrou Jorge Bernardo. Antes o jogo esteve interrompido duas vezes para assistência a jogadores da casa.
23' - Canto para o Casa Pia, bola metida ao segundo poste mas Xavi a resolver para o Fafe.
30' - Jogo entrou em velocidade de cruzeiro e continua táctico, com muitas cautelas defensivas e sem grande acutilância atacante. Ainda não se viu uma verdadeira ocasião de perigo no jogo.
37' - Jogo muito equilibrado, sem profundidade e muito táctico.
40' - Ferrinho na ânsia de recuperar uma bola tombou toda a publicidade da linha lateral desde a bandeirola de canto até à linha do meio campo, num efeito dominó que arrancou sorrisos no Estádio Pina Manique.
40' - Ferrinho na ânsia de recuperar uma bola tombou toda a publicidade da linha lateral desde a bandeirola de canto até à linha do meio campo, num efeito dominó que arrancou sorrisos no Estádio Pina Manique.
44' - Marçal teve de sair da baliza para resolver uma situação de bola dividida.
45+1 - Já se joga a compensação deste primeiro tempo.
2.ª PARTE
47' - Falta sobre Vasco Cruz, acerca de nove metros da linha da área, descaído para a direita, marcou Silvestre, devolveu a defensiva, sobrou para Ferrinho, rematou perto da trave.
54' - Casa Pia está a rrsicar um pouco mais nesta segunda parte.
55' - Cruzamento de Jorge Bernado a bola desviou num fafense ia para a baliza, Marçal emendou, a bola ainda foi à trave.
58' - Marquinhos a furar pelo lado esquerdo mas João Marreiros a arrojar-se e a negar-lhe o golo, sofrendo falta do fafense.
60' - Vasco Cruz a tentar o remate de fora da área, saiu fácil para Marreiros.
62' - Allan está a receber assistência.
63' - Livre de Silvestre descaído na direita para a área, jogadores da AD Fafe ficaram a reclamar grande penalidade.
65' - Livre bem marcado por João Nogueira para a zona da pequena área, tentou cabecear Jorge Gonçalves a bola caiu mesmo junto da linha da baliza para Marreiros defender com dificuldade.
68' - Saiu Kaya e entrou Guti no Casa Pia.
68' - Saiu Kaya e entrou Guti no Casa Pia.
70' - Fafe a jogar mais próximo da área do Casa Pia, onde mete muitas bolas.
71' - Canto para o Casa Pia, cedido por Landinho, marcou Faísca, deu novo canto mas Faísca fez a bola sair pela linha de fundo.
74' - Saiu Allan para a entrada de Ricardo Fernandes.
76' - [0- 1- LANDINHO] Jorge Bernardo fez grande penalidade sobre João Nogueira, e Landinho converteu a grande penalidade em golo, marcando de forma exímia.
79' - Canto para o Casa Pia, nada resultou.
81' - Guti cabeceou e ganhou canto, na sequência do mesmo sucessão de remates do Casa Pia mas o perigo afastou-se.
82' - Saiu Marquinhos e entrou Zé Brochado.
85' - Marçal está a queixar-se e a pedir assistência, o árbitro foi lá dar um mão para o guarda-redes se levantar.
87' - Livre tipo canto curto, lado esquerdo, marcou João Nogueira, bateu na malha de cima da baliza.
88' - Fafe sem contemplações a tirar a bola sua sua zona defensiva.
89' - Jorge Gonçalves a ganhar um livre com a sua experiência.
90' - 4' MINUTOS DE COMPENSAÇÃO
90+2 - Saiu Jorge Gonçalves e entrou Zé Diogo.
Jogo no Estádio de Pina Manique, em Lisboa.
Árbitro, Rui Soares, auxiliado por Pedro Gorjão e Filipe Lascas (AF Santarém)
CASA PIA AC: João Marreiros; Fábio Pala, Zinho, João Coito, Pedro Ganhão, Gonçalo Grgório, Ernesto Faísca, Sabry, Vasco Coelho, Kaya e João Freitas. Treinador, Filipe Coelho.
AD FAFE: Marçal; Vasco Cruz, Xavi, André, Ferrinho, Silvestre, João Nogueira, Marquinhos, Landinho, Jorge Gonçalves e Allan. Treinador, Agostinho Bento.
LANÇAMENTO DO JOGO
Aos longo dos seus quase 58 anos de existência, a AD Fafe jogou uma única vez com o Casa Pia na época de 1996/97 a qual terminou em 14.º lugar no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Zona Norte e foi disputar uma liguilha com os representantes da Zona Centro, Torres Novas, com quem perdeu em casa por 1-6 e empatou com o Casa Pia (Zona Sul) a duas bolas. Há 19 anos, se ganhasse ao Casa Pia tinha-se mantido na 2.ª Divisão e como empatou caiu novamente para a 3.ª, onde tinha ganho o único título de campeão nacional duas épocas antes.
Os tempos são outros, mas a história tem contornos algo semelhantes, não em termos de descida porque agora não há 3.ª divisão e também não é o caso, mas sim de subida. Se o Fafe conseguir ser melhor que o Casa Pia no conjunto das duas mãos, sendo verdade que os golos fora não têm valor acrescido mas podem ajudar, pode subir à 2.ª Liga, caso contrário se falhar esse objectivo e depois de toda a temporada que fez, o rescaldo terá quase o mesmo efeito e o sabor de uma despromoção, pois o Fafe nunca esteve tão perto de chegar à II Liga como nesta temporada, desde que o futebol profissional foi restruturado.
Vamos aos dados das duas equipas na fase de subida, sabendo que ambos ficaram em 2.º lugar nas respectivas zonas, em que subiram directamente o FC Vizela e o CD da Cova da Piedade.
A AD Fafe obteve 8 vitórias e 6 empates, sem qualquer derrota, marcou 16 golos e sofreu 5. Tanto as vitórias comos os empates foram repartidos 4 em casa e 4 foras e 3 em casa e 3 fora, respectivamente. Em casa o Fafe marcou 16 golos e sofreu 5 e fora marcou 8 e sofreu 3.
O Casa Pia terminou a fase de subida com 6 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Marcou 19 golos e sofreu 11. Em casa venceu 5 vezes e empatou 2, ou seja, tal como o Fafe nunca perdeu no seu terreno, tendo marcado 15 golos e sofrido 4. Fora de portas registou uma vitória, 3 empates e 3 derrotas, tendo marcado apenas quatro golos e sofrido sete.
Resumindo, se a história do único jogo realizado, apenas pelo desfecho, não favorece a AD Fafe, relativamente ao presente campeonato a estatística em geral é favorável aos fafenses com o senão de ambas as equipas serem muito fortes em casa e em particular nesse capítulo beneficiar o Casa Pia que venceu mais um jogo. Contudo, são zonas diferentes e a estatística tem um valor relativo porque é impossível comparar o desempenho de todas as equipas que participaram no play off de subida do CPP.
Há aqui outro dado a lançar que se chama motivação. O Fafe teve a subida na mão e viu-a fugir na penúltima jornada, enquanto o Casa Pia festejou o segundo acesso consecutivo a este Play Off como se o mesmo fosse a própria subida. De resto, não hajam dúvidas que todos os jogadores técnicos, directores e adeptos, sejam do Fafe ou do Casa Pia, sonham e só pensam na Subida à II Liga. Vai ganhar quem trabalhar mais, quem estiver mais motivado, quem tiver mais atitude dentro de campo e, obviamente, quem marcar mais golos.
Sem comentários:
Enviar um comentário