.

.
.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pró-Nacional AF Braga: AD Ninense, 1 - OFC Antime, 2

Texto e foto: João Carlos Lopes 

Onde andou este Antime?

A participação do Operário de Antime neste Campeonato do Pró-Nacional 2015/16, acabou da mesma forma como começou, ou seja, com uma vitória fora de postas por duas bolas a uma (na 1.ª jornada foi ganhar a Ronfe pelo mesmo resultado). É caso para dizer onde estava o Antime que se viu nas últimas jornadas?

Jogo disputado debaixo de um sol abrasador e com uma temperatura muita elevada, mas nem esse factor impediu que as duas equipas se empenhassem em busca da vitória.

Nesta partida estava em jogo o interesse da equipa visitada, o Ninense, em conseguir a vitória para tentar assegurar a sua participação na Taça de Portugal e, do lado do Operário de Antime, a vontade de deixar uma imagem positiva da sua passagem por este escalão e acabar com uma vitória. 

O Operário de Antime foi uma equipa serena em campo, controlou sempre os movimentos atacantes do seu adversário que só causava perigo para as redes de Preto através de lances de bola parada, principalmente nos pontapés de canto, quiçá, fazendo jus aquilo que era a maior arma do seu treinador quando jogava, José Rego (esse mesmo que jogou em Fafe). 

Digno de registo nesta primeira parte foram as duas grandes oportunidades para o Antime, aos 6', Miguel, depois de passar o guarda-redes local rematou para a baliza deserta, mas com pouca força, permitindo assim o corte ao defensor quase em cima da linha de golo. 

Aos 41 minutos, Ismael serviu Samu que também não conseguiu, já na cara do guarda-redes, alvejar a redes do Ninense.

Nos segundos quarenta e cinco minutos houve mais lances de perigo junto das duas balizas. Logo aos 46', Ismael lançou Samu nas costas da defensiva local criando uma boa oportunidade para golo.

Não marcou o Antime, marcou de seguida o Ninense. Lance construído sobre o lado esquerdo do ataque local com um cruzamento largo para o segundo poste onde apareceu Barroso a rematar para o fundo das redes de Preto quando se jogava o minuto 47.

O Antime não se perturbou, continuando a sair para o ataque com lucidez e ganhando vários cantos. Num desses cantos, aos 58', marcado por Ismael sobre a esquerda para o segundo poste, surgiu Ricardo a rematar de costas para a baliza e a fazer a bola entrar no canto superior, fazendo um golo de belo efeito.

O Antime chegou ao golo da vitória aos 76', na jogada bem mais delineada de todo o encontro. Saída rápida de Samu pela esquerda, metendo no meio em Lopes e este a tabelar com Ismael que lhe colocou a bola por cima da defesa local, isolando-o, para Lopes rematar à entrada da área sem qualquer hipótese para o guarda-redes do Ninense. 

Até final foi o Antime a controlar o jogo, criando ainda algumas situações para aumentar a vantagem com saídas muito rápidas para o ataque por intermédio de Samu e Ismael, mas o resultou não sofreu mais nenhuma alteração até final, pese embora o Ninense ter apostado num futebol mais directo, mas a defensiva do Antime não permitiu ao Ninense criar qualquer lance de perigo a Preto,

Uma vitória mais que justa do Antime, no terreno de um dos candidatos assumidos à subida que além de apesar de tudo tem um sabor amargo para os fafenses, já despromovidos, fizeram uma grande ponta final do campeonato.

É caso para dizer que quando as coisas não começam bem dificilmente se endireitam. O Antime soube tarde e a más horas que ia disputar a Pró-Nacional e tinha a equipa preparada para a Divisão de Honra. Depois teve lesões de longa duração em jogadores que eram reforços do Clube, perdeu alguns dos jogos já na compensação e muito perto dos noventa minutos e faltou-lhe alguma sorte, misturada com mais crença e alma para que o objectivo permanência fosse atingido. Esta equipa valia muito mais do que aquilo que acabou por mostrar e só começou a jogar praticamente depois da sentença estar dada. Agora já nada há a fazer.

OFC ANTIME: Preto; Beijinhos (Castanha, 61'), Neves, Malhado, Raul, Carvalho, Ricardo (Patocas, 72'), Miguel (Lopes, 45), Ismael, Samu e Joel. Treinador, Luís Gomes.

Sem comentários: