.

.
.

sábado, 27 de agosto de 2016

VI Passeio de Bicicletas antigas animou a cidade de Fafe


Texto: João Carlos Lopes / Fotos: Gabriel Soares

O passado em movimento

Foi um Domingo acolhedor de sol radiante aquele que deu as boas vindas ao VI Passeio de bicicletas antigas, em mais uma organização da dinâmica colectividade dos Restauradores da Granja.

Sessenta pessoas utilizaram modelos de bicicletas antigas da década de setenta e anteriores e levaram a muitos rostos fafenses sorrisos de alegria e admiração, não só por ver tanta relíquia junta, mas também pelos trajes à época que cada participante procurou, dentro das possibilidades, ajustar. 

Entre as bicicletas participantes viram-se alguns modelos de fabrico nacional, entres eles a célebre “Ye Ye”, mas também outros oriundos de países como Inglaterra, Alemanha, França e Suíça. 

Já os participantes foram na sua maioria do Concelho de Fafe mas deslocaram-se outros de Guimarães, Lousada, Amarante e Famalicão, entre outras localidades.

No que a trajes diz respeito, o que mais deu nas vistas foi o bombeiro com a sua bicicleta antiga equipa com tudo o que havia naquela época, incluindo o atrelado, não faltando sequer a sirene que era accionada por uma manivela. Este modelo foi tripulado pelo Senhor Mendes, um grande entusiasta das bicicletas antigas que fez as delícias dos fafenses quando fazia soar a sirene. Não faltou o militar, nem a menina da nobreza, entre muitos lavradores e operários que passearam nas duas belas pasteleiras.

O convívio esteve dentro das expectativas e no final para uma boa parte dos participantes houve um almoço na Escola Professor Carlos Teixeira para reforçar laços de amizade e trocar ideias. Cada um levou uma lembrança evocativa do momento para casa que consistiu num porta chaves gravado em madeira.

Sem comentários: