.

.
.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

OFC Antime | 1.ª Gala Leões D'Ouro foi um hino ao futebol de formação

TEXTO: EFO/JCL | FOTOS: JCL


Um momento histórico para o deporto fafense 

O Operário Futebol de Antime e a Escola de Futebol os Operários, continuam a marcar diferença pela positiva como aconteceu na 1.ª Gala Leões D'Ouro totalmente vocacionada para a formação do Clube e onde não se ouviu falar uma única vez da equipa sénior. Um evento simples, objectivo e com traços bem definidos que encheu por completo o auditório da União das Freguesia de Antime e Silvares S. Clemente, com os jovens atletas e alguns familiares destes.

Depois de escutar o hino do clube pelo Grupo Coral de Antime, dirigido pelo professor Tiago Ferreira, efectivamente e face ao crescimento que o Clube tem tido, somente os verdadeiros operários ficam satisfeitos em dizer que onde se cantava “talvez que num esforço enorme, ele se transforme em Leões de Antime”, que o “talvez” começa a ser uma “certeza”, não sendo somente os Leões de Antime, mas algo que já vai mais longe de Fafe.

 A MARCAR A DIFERENÇA DESDE QUE NASCERAM 

Em 1943, quando o clube foi fundado, aqueles jovens visionários, somente queriam que na sua terra houvesse um clube de futebol, mas já na altura o Operário de Antime era diferente. Sempre foi diferente. Pelo Clube, pela envolvência fabril e operária, mas sempre foi diferente pelos valores, respeito e integridade de todos quantos passaram neste clube. É considerado como a escola para a vida no seio do futebol, onde jovens viraram grandes homens, onde grandes amizades se criaram e onde a história foi inscrita por grandes momentos. É por isso que o seu passado é tão recordado e orgulhosamente defendido. É sob esses pergaminhos que se apoiam para o futuro que querem que seja de crescimento a todos os níveis. 

UMA GALA SOMENTE PARA ATLETAS DA FORMAÇÃO

O OFC Antime pretende que esta gala seja um evento que perdure por muitos e bons anos, destacando sempre aqueles que se evidenciaram em atos cívicos, humanos e íntegros dentro do clube e para a sociedade, procurando serem sempre melhores e serem o exemplo dos valores que pretendemos incutir neste clube e que sempre foram os pergaminhos do mesmo: Respeito, Valores éticos, formação humana e cívica dos seus atletas.

Na mesma gala foi relembrado na última época o OFC Antime foi vencedor pela segunda vez consecutiva do prémio aposta na formação pela AMAF; nomeado pelo jornal Notícias de Fafe para o prémio Ardina D’Ouro na vertente de desporto coletivo; obteve a certificação pela FPF para escola certificada de Futebol e foi reconhecida com a atribuição da Bandeira da Ética Desportiva pelo IPDJ. Além disso, fez colóquios e sessões de esclarecimento desportivos. A sua formação é assistida por uma psicólogo e uma nutricionista e, em mais uma inovação, lançou a caderneta do atleta que pretende ser uma simbiose entre a escola e a prática desportiva.

Passando aos reconhecimentos, ao palco foram chamados os atletas, treinadores e dirigentes das equipas de petizes (ano 2012) vencedores da taça da AMAF e da equipa de infantis, campeã distrital da AF Braga que receberam diplomas

Durante esta época e nos vários escalões federados de formação houve atletas operários que se destacaram por princípios, liderança, espírito de grupo e compromisso, quer nos treinos, quer nos jogos para com todos dentro da equipa, mesmo que muitas vezes nem fossem titulares ou convocados. Esses atletas foram destacados por colegas, treinadores e directores.

Desde 2013 e no espaço de 6 anos, a escola de Futebol Os Operários conseguiu crescer e abranger todos os escalões de formação. Desde 2016 que tem o escalão de juniores e são já alguns atletas que estão, ou no plantel sénior do clube ou em vários clubes da região. Outros, por motivos universitários, procuram as suas carreiras profissionais, mas nunca deixando o respeito e a paixão pelo clube que representaram. Enquanto clube, o Antime não poderia deixar de realçar os atletas pela sua elevação, compromisso e respeito, pelo que entregou diplomas a atletas e treinadores e dirigentes dos juniores.

LEÕES D'OURO E BANDEIRA DE MÉRITO

Os 4 prémios Leões D’Ouro que pretendem todos os anos premiar as pessoas que se destacaram por algo meritório para o clube, aquele que foi para o clube a revelação, o que merece receber o prémio pela dedicação ao clube e aquele que se destacou como o atleta do ano.

André Silva
Com estes prémios o Clube  pretende valorizar e premiar não só os atletas, como treinadores, dirigentes, pais ou outros intervenientes que se destaquem por cumprir os valores, princípios e regras dentro do clube e em prol da sociedade em Geral.

O prémio dedicação, visa ir de encontro a todo aquele que durante a época mostrou uma postura e compromisso para com o clube a todos os níveis excelente, independentemente das limitações ou demais constrangimentos. Pretendemos com este prémio agraciar aquele que se preocupa em que dentro do clube e dentro do seu grupo de trabalho, tudo prime pelos valores do clube, dedicando-se de corpo e alma ao mesmo. Dedicação: Marco André Martins Silva (Treinador)

Paulo Teixeira 

O prémio de mérito visa distinguir aqueles que ao longo da última época trouxe valor acrescentado ao clube, procurando e tentando melhorar toda a estrutura do clube. Procuramos com isto distinguir aquele que ao longo da época, com o seu esforço e dedicação, conseguiu trazer algo meritório para todo o clube e que poderá esse mesmo ato perdurar no tempo. Mérito: Paulo Orlando Cunha Teixeira (Dirigente).


O prémio revelação tem como objetivo premiar aquele que ao longo da época acabou por ser uma surpresa no que toca à sua postura, compromisso e entrega. Pretendemos premiar aquela pessoa que nunca desistiu do seu objetivo e que se focou sempre em cumprir e manter uma postura de respeito. Pretendemos então que este prémio valorize todos aqueles que ao longo da época se dedicaram e foram além dos objetivos propostos. Revelação: Alex Solano Medina Cruz

Alex Solano 
Este evento ficou também marcado pela entrega da Bandeira Ética, um galardão só atribuído a quem realmente o merece e que para o manter tem que haver continuidade dos valores que levaram à sua entrega. Essa distinção foi atribuída no passado mês de Outubro por parte do IPDJ e do PNED ao Operário Futebol Clube de Antime. Para proceder a essa entrega da Bandeira Ética foram chamados a palco o Dr. Vítor Dias, diretor regional do IPDJ Norte transportador da bandeira, bem como o vereador da cultura e desporto Dr. Pompeu Martins aos quais se juntou o presidente do OFCA, Jorge Marinheiro. A entrega deste galardão serviu para criar suspense quanto à revelação do atleta do ano.

Raul Alves 
Prémio atleta do ano. Este prémio serve para distinguir aquele atleta que teve um caso meritório ao longo da época desportiva. Com isto pretendemos distinguir e estar atentos a toda uma ação social ou com um valor que possa ser considerado de alto relevo para o clube ou para os recursos humanos integrantes do clube ou associados e simpatizantes em Geral. Atleta do ano: Raul Cunha Alves

Ninguém esperava uma Gala como esta que foi uma surpresa geral. Organizar algo com tanto significado para os mais jovens e para o desporto em geral em tão curto espaço de tempo e com a grandeza com que foi realizada esta gala com limitações de recursos técnicos e financeiros para fazer algo ainda maior.

Marcaram presença nesta Gala o Dr. Vítor Dias, do IPDJ Norte; Dr. Pompeu Martins, vereador CM Fafe; Arcipreste de Fafe, Padre José António; Representante da AF Braga, Álvaro Dantas; Presidente da União das Freguesias de Antime e Silvares S. Clemente, Isaura Nogueira, Presidente do Infantário de Antime, José Manuel e Representante da AMAF, Carlos Veloso, entre outros. 

O Clube agradeceu a presença e colaboração de Carlos Rui Abreu – Noticias de Fafe e apresentador da gala; Margarida Teixeira- apresentadora;  Armando César – Fafe TV; João Carlos Lopes, Montelongo Desportivo; à  Assembleia Geral do Operário de Antime e demais órgãos sociais; a todo o corpo dirigente do Operário de Antime e ao Senho Avelino Lucas, sócio mais antigo do clube.

Agradeceu ainda aos patrocinadores e em especial à Berci por todo o trabalho gráfico realizado na organização e prémios atribuídos na gala; Ao Grupo Coral de Antime e ao seu maestro Prof. Tiago Ferreira pela interpretação do hino do clube, bem como aos demais músicos de Antime que acompanharam o mesmo; à junta de freguesia pela cedência do espaço e ajuda à logística do evento; ao Pedro (responsável por todo o sistema de luz e imagem), ao Gabriel, Zéca e Jorginho, pela ajuda no sistema de luz, imagem e som. Ao Francisco, ao João Pedro (JP) e ao José Nuno por toda a organização de imagem, fotografia, grafismo e vídeo que passaram durante a gala, à Florinda e à Lurdes por toda a decoração da sala. A todos os diretores que direta ou indiretamente ajudaram na organização do evento.

MOMENTOS MUSICAIS

Os momentos musicais além da interpretação do Hino do Clube pelo coral de Antime teve uma interpretação de uma peça de Mozart por Leonor Marinho e Maria Inês Marinho, com Oboé e viola d’arco e também a participação de José Miguel que com a guitarra interpretou: Glosa Desconcertante de J. Mesquita Lopes

VÍDEOS

Além do vídeo que abriu a Gala houve também a passagem de outro relacionado com a inclusão e com o futebol feminino, o qual aliás já teve o aplauso e divulgação do Canal 11 da FPF. 

Uma palavra para Lucas Costa, grande responsável pela organização e elaboração desta Gala em tempo recorde, mas que teve um simbolismo e brilhantismo histórico. 


Sem comentários: