.

.
.

sábado, 10 de abril de 2021

CdP | Pevidém empata e relega AD Fafe para a disputa de vaga na 3.ª Liga

TEXTO: JCL 

32 equipas para disputar 16 vagas 

O último jogo da fase regular da Série B do Campeonato de Portugal, ditou um empate entre o Pevidém e S. Martinho a duas bolas o que foi suficiente para a equipa vimaranense garantir desde já um lugar na Liga 3 e marcar presença no play off de acesso à Liga 2. 

O Pevidém chegou a estar em vantagem de dois golos, um marcado em cada parte, mas o S. Martinho de Agostinho Bento, Vasco Cruz e Rui Rampa teve uma boa reação e reduziu para 2-1 na recarga de uma grande penalidade e acabou por chegar à igualdade. 

Depois de saber que em Vila do Conde o Felgueiras tinha uma vantagem confortável perante o Rio Ave onde os durienses venceram por 3-0, cientes que o empate servia aos dois, tanto o S. Martinho como o Pevidém quase que se limitaram a gerir a posse e acabaram por obter os dois os seus intentos, um garante a terceira liga e disputa o acesso à 2.ª e o outro garantiu o play off de disputa de uma vaga na 3.ª liga.

O outro interessado neste jogo era a AD Fafe que dependia de uma vitória do S. Martinho para ficar no primeiro lugar e ainda que tenha terminado com os mesmos pontos do Pevidém, perde no confronto direto e vai ter que disputar o acesso à Liga 3, num grupo que terá duas equipas da Série B e mais duas da Série A.

Na Liga 3 participarão 24 clubes (22 clubes oriundos Campeonato de Portugal mais dois que descem da II Liga). Em termos práticos será assim: o 1.º classificado de cada uma das oito séries do Campeonato de Portugal 2020/21, irá disputar um play-off de acesso à II Liga, do qual sairão os dois promovidos. As seis equipas que restarem passam a disputar a Liga 3. Os clubes que finalizarem entre o 2.º e o 5.º lugares de cada série jogarão uma fase de acesso à Liga 3, de onde sairão os outros 16 participantes para a primeira edição da nova competição. A este grupo juntar-se-ão os dois despromovidos da II Liga, completando assim as 24 equipas.

Em 2022/23, a Liga 3 manterá os 24 participantes mas na época seguinte serão 20 os clubes que irão disputar a competição.    

Apurados para disputar acesso à Liga 3 das séries A e B 

SÉRIE A: Merelinense, Montalegre, Mirandela e Maria da Fonte 

SÉRIE B: Fafe, V. Guimarães B, Felgueiras e S. Martinho

Nestas séries o 1.º lugar de SC Braga B e o Pevidém além de lhe darem direito de discutir o acesso à 2.ª Liga garante-lhes a presença na 3.ª Liga. 

Sem comentários: