TEXTO E FOTO: FIAERC
RALLY SERRAS DE FAFE E FELGUEIRAS 2021 - 01-03/10/2021ESSENCIAIS DO EVENTO
Inicio: 19h00, Sexta-feira 1 de Outubro, Câmara Municipal Fafe
Termina: 16h50, Domingo 3 de Outubro, Câmara Municipal, Fafe
Sede: Pavilhão Multiusos - Rua Ten. Cor. Melo Antunes, 32 - Parque da Cidade - Fafe
Aparições do ERC (desde a reestruturação de 2004): Novo no ERC para 2021
Etapas: 16
Distância da etapa: 197,08 quilômetros
Distância de ligação: 490,74 quilômetros
Distância total: 687,82 quilômetros
Superfície:
Treino livre de cascalho (para motoristas prioritários ):
13h30-15h30, sexta-feira, 1 de outubro, Monte, Fafe (3,25 km)
Fase de qualificação (para pilotos prioritários):
16h00, sexta-feira 1 de outubro, Monte, Fafe (3,25 quilómetros)
Shakedown (para todos os condutores):
17h00-19h00, sexta-feira 1 de outubro, Monte, Fafe (3,25 quilómetros)
O rali em 100 palavras: Enquanto o ERC visitou Fafe para o asfalto Rally Fafe Montelongo na última temporada, esta será a primeira vez que o Rally Serras de Fafe e Felgueiras, de longa data, todo em cascalho fez parte da programação europeia. Carro-chefe do campeonato português, o destaque da prova é sem dúvida a etapa da Lameirinha completa com o icônico salto da Pedra Sentada, que faz parte do folclore do rally há décadas. A inclusão de St.a Quitéria - Felgueiras e a mítica prova do Seixoso no concelho de Felgueiras resultou na inclusão de Felgueiras no título do evento há dois anos.
Elegibilidade do evento: ERC1, ERC2, ERC3, Campeonato Europeu de Rally para Equipes. Incentivos da Fábrica de Talentos ERC-MICHELIN disponíveis
O que há de novo para 2021? Tradicionalmente realizada no início da primavera, a mudança para setembro foi o resultado das restrições COVID-19 em vigor em Portugal no início deste ano. Depois de adicionar o concelho de Felgueiras ao percurso em 2020, a 34ª edição em 2021 inclui etapas em Vieira do Minho e Boticas.
Vencedores recentes:
2020: Armindo Araújo / Luís Ramalho (Škoda Fabia Rally2 Evo) *
2019: Dani Sordo / Carlos del Barrio (Hyundai i20 R5) *
2018: Ricardo Moura / António Costa (Ford Fiesta R5) *
2017: Pedro Meireles / Mário Castro (Škoda Fabia R5) *
2016: José Pedro Fontes / Inês Ponte (Citroën DS3 R5) *
* Evento não ERC
Cinco fatos:
1: O rally é tão importante em Fafe que a cidade abriga seu próprio museu que comemora a ligação de longa data do dessporto com a região, o Museu do Rali.
2: E a Lameirinha - completa com o icônico salto da Pedra Sentada - é a etapa que está intrinsecamente ligada ao Rally das Serras de Fafe e Felgueiras.
3: Para além de ter vencido o Rally dos Açores mais vezes do que qualquer um dos seus rivais, Fernando Peres detém o recorde de mais vitórias no que hoje é o Rally das Serras de Fafe e Felgueiras com seis vitórias. Bruno Magalhães e Carlos Bica estão em segundo lugar na lista, tendo ambos triunfado em três ocasiões.
4:Fafe não é apenas a casa da ronda do ERC de Portugal Continental, é também a casa do principal co-piloto Hugo Magalhães, que recebeu um reconhecimento especial em Outubro passado pelas suas conquistas no rali e pelo papel de embaixador que desempenha para Fafe.
5: Mário Castro estava ao volante de um Ford Fiesta R2T quando o ERC visitou Fafe em outubro passado para o Rally Fafe Montelongo. O morador local voltará ao serviço de co-piloto quando ocorrer o Rally Serras de Fafe e Felgueiras, fazendo a ligação com Pedro Meireles para o trecho nacional do evento.
Sem comentários:
Enviar um comentário