A cidade de Almendralejo, na província de Badajoz, recebeu o segundo duelo ibérico deste estágio e depois do empate a uma bola no primeiro. desta vez a seleção das quinas venceu por 1-2, com o segundo golo a ser assinado pela jogadora do Nun'Álvares Carla Vanessa.
Portugal começou melhor e estava por cima do jogo quando Maria Angeles Pino abriu o marcador, com um remate de longe, logo ao minuto 2. Este golo trouxe algumas incertezas às portuguesas, que viram a Espanha assumir o jogo durante alguns minutos. Depois, as comandadas de Luís Conceição voltaram a encontrar-se e a equilibrar o jogo, chegando mesmo ao empate por Inês Fernandes, ao minuto 19, depois de um grande passe de Cátia Morgado. Empate a um ao intervalo, mas que poderia ter tido mais golos.
A Espanha entrou mais ofensiva na segunda metade, dificultando mais a saída para o ataque de Portugal. A Equipa das Quinas conseguiu reagir e assumiu o jogo, fazendo a cambalhota no marcador, com um forte remate de Carla Vanessa. O jogo manteve o seu equilíbrio, com ambas as seleções a terem oportunidades de golo, mas com as guardiãs a mostrarem ser superiores. A cerca de dois minutos do fim, Ana Catarina defendeu um livre de 10 metros, rematado por Alejandra de Paz, em mais uma mostra do grande jogo que realizou. Após este lance, a Espanha passou a jogar com a própria Alejandra de Paz a guarda-redes avançada, mas foi Portugal quem esteve mais perto de marcar, quando Carla Vanessa permitiu a defesa a Silvia Aguete, num livre de 10 metros.
Termina, assim, este estágio em Espanha, com saldo positivo, nesta caminhada rumo à fase final do Euro 2022.
LuÍs Conceição em discurso direto:
"Foi extremamente positivo, vencemos. Voltamos a não entrar tão bem no encontro, a Espanha passou para a frente e conseguimos dar a volta e, desta vez, conseguimos o que não conseguimos na terça-feira, que foi mantermos qualidade com bola, tranquilas no jogo, sempre dentro do jogo, a competir à séria e, quando assim é, é difícil alguma equipa bater-nos";
"Tivemos de nos ajustar ao jogo de Espanha. Elas também mudaram o seu comportamento, principalmente na primeira parte. Nós, ao intervalo, conseguimos corrigir ali alguns comportamentos, e depois já fomos conseguindo sair da nossa primeira zona de construção com mais qualidade e chegamos à frente da baliza da Espanha. Foi o que nós transmitimos, é importante competirmos, e, quando temos bola, temos que ter segurança, qualidade e confiança para ter a bola nos pés. Quando assim é, é difícil a Espanha ganhar-nos. Competir e qualidade com bola, porque temos muita, tornam as coisas muito mais favoráveis e mais fáceis para nós, porque podemos vencer qualquer adversário”;
"Nós estávamos preparados. Estamos preparados, conhecemos o adversário, isso é uma vantagem de nos defrontarmos várias vezes. Nós temos qualidade a defender, o 4 para 5, neste caso, e depois é o nosso espírito. Houve um momento ou outro em que a Espanha nos conseguiu desequilibrar e criar algum perigo de 5x4+GR, mas nós fomos ajustando e, depois, tivemos que sofrer também porque é assim que se ganham os jogos, é assim que se constroem as equipas, a saber sofrer nos momentos que temos que sofrer";
"[Sobre o estágio] Extremamente importante. Estava a dizer-lhes a elas: nos últimos seis jogos com Espanha, perdemos um jogo. Algo está a mudar, e essa mudança deve-se muito ao trabalho que temos feito, que elas têm feito. Temos crescido e vínhamos cá com o objetivo de tentar ganhar os dois jogos. O nosso grande objetivo era ganhar os dois jogos, ganhámos um, empatámos outro, não vamos totalmente satisfeitos, mas vamos satisfeitos com o que fizemos, com o nosso comportamento, e isto é um caminho que ainda vai até março. Isto é só uma fase do percurso até março e tem que ser esta atitude e este comportamento que temos que ter".
Inês Fernandes em discurso direto:
"São sempre jogos que gostamos de disputar. A Espanha é a atual detentora do título europeu e nós somos vice-campeãs. O nosso objetivo é sempre jogar mais e melhor e termos uma hipótese de, em março, disputarmos o título europeu. Adoramos estes jogos, são jogos que nos criam muita dificuldade, tal como nós a elas, e, por isso, também gostam de jogar connosco. Nós gostamos de jogar com quem está ao nosso nível ou acima de nós, para sermos cada vez mais fortes, pelo que saímos satisfeitos";
"Nós gostamos sempre de vir à Seleção. Este é um grupo que já se conhece bastante bem e somos também muito exigentes no treino e queremos ser cada vez mais fortes. Adoramos estar aqui e estamos a meio caminho do nosso objetivo: conquistar o nosso primeiro título europeu".
Carla Vanessa em discurso direto:
"Acho que foi bastante positivo, fazendo uma avaliação aos dois jogos. Este, desta quinta-feira, foi ainda mais positivo, porque conseguimos a vitória e conseguimos mostrar um pouco do que estamos a trabalhar para bater esta Espanha";
"Num jogo de futsal, há momentos para tudo, há momentos para sofrer e outros para atacar. Começamos a perder, mas demos a volta ao resultado e isso mostra o trabalho que temos vindo a fazer e a confiança que temos umas nas outras e que nos deu esta vitória".
Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Don Tomás De La Hera
Árbitros: Javier Cidonda e Sergio Salome
Terceiro árbitro: Santiago Lomo
Cronometrista: Oscar Monroy
ESPANHA 1 x 2 PORTUGAL (1-1 ao intervalo)
Espanha: Cristiana Garcia, Maria Angeles Pino, Alejandra de Paz, Patricia Gonzalez e Irene Cordoba.
Suplentes: Silvia Aguete, Isabel Garcia, Laura Cordoba, Jennifer Lores, Lucia Gomez, Amelia Romero, Irene Samper, Ana Sevilla (Cap.) e Daniela Domingos.
Treinadora: Claudia Pons
Golo: Maria Angeles Pino (2')
Disciplina: cartão amarelo a Jennifer Lores (31') e Daniela Domingos (31')
Portugal: Odete Rocha, Tânia Sousa, Inês Fernandes, Pisko e Angélica Alves
Suplentes: Ana Catarina, Cátia Morgado, Ana Azevedo (Cap.), Janice Silva, Carla Vanessa, Fifó, Sara Ferreira, Raquel Santos e Ana Pires.
Treinador: Luis Conceição
Golos: Inês Fernandes (19') e Carla Vanessa (28')
Disciplina: cartão amarelo a Inês Fernandes (19') e Cátia Morgado (38')
Sem comentários:
Enviar um comentário