.

.
.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Div. Honra: AF Braga: Esposende, 2 - Arões, 3

Texto: Rui Silva
.
Pescadores Tiago e Romeu
surpreenderam comandante

Na deslocação ao líder do campeonato, o Arões partiu de Fafe confiante num bom resultado. E assim foi, porque a vitoria sobre o Esposende não sofre qualquer contestação.
Uma entrada de rompante, garantiu dois golos à equipa de Luís Gomes. Logo no segundo minuto de jogo, numa falta assinalada a favor do Arões, na zona frontal da baliza, Romeu, que habitualmente marca este tipo de lances, tocou a bola para Tiago e este rematou vitoriosamente, enviando a bola a embater no poste e a entrar na baliza dos marítimos. Volvidos apenas cinco minutos, Romeu apanhou uma bola a saltar na sua frente, à entrada da área, e desferiu um remate violento, com a bola a parar apenas no fundo das redes.
A vantagem de dois golos para o Arões, obrigou os fafenses a protegerem a sua retaguarda, pois, com naturalidade, o Esposende teria de reagir ao resultado adverso.
Mas foi necessário esperar pelo minuto 30 para ver o golo do Esposende, curiosamente, apontado por um Aronense. Romeu, na disputa de bola com o adversário, tentou cabecear para fora, mas acabou por fazer um auto-golo.
Mas a tarde era dos fafenses e Tiago, aos 35 minutos, colocou o Arões a vencer por 3-1.
A cinco minutos do intervalo, um atleta do Esposende esbarra-se em Duarte Nuno e o juiz da partida, em cima do lance, aponta a marca de penálti. Formoso chamado à conversão, falhou o golo.
Como notas de destaque, nesta primeira parte, uma para o trabalho de Abreu que, não sendo chamado a muito trabalho, esteve sempre bem quando teve que intervir; e outra para a marcação errada de um livre a favor do Arões, quando se deveria ter marcado grande penalidade, numa falta sobre António. Este mesmo atleta também sofreria uma falta violenta, ficando o cartão “ avermelhado” por mostrar ao atleta do Esposende.
No regresso dos balneários, notou-se nos atletas do Arões, que o jogo não estava ganho. Mas não se observou, como se poderia prever, a colocação do autocarro à frente da baliza.
Consciente do valor do adversário, o Arões fez o seu jogo, e com algum espaço, aos 55 minutos, o Esposende reduziu para 2-3 num remate fora da área, com Abreu a deixar escapar a bola, depois de a tentar agarrar.
O Arões continuou o seu jogo personalizado, sempre com o contra-ataque na mira e poderia ter ampliado o resultado.
Quanto ao Esposende, procurou em Formoso a solução para os seus problemas, com bolas lançadas na frente e aproveitando os livres, em que Formoso é especialista. Mas em vão, pois os lances de verdadeiro perigo foram escassos.
Já em tempo de compensação duas situações dignas de registo: Abreu evitou a igualdade e Vitinha viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho ao 94.º minuto, ficando desta forma privado de dar o seu contributo à equipa no próximo encontro em casa, frente ao Vilaverdense.
.

Sem comentários: