.

.
.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Faleceu o treinador Alfredo Barrocal

Texto: João Carlos Lopes / Foto: Diário do Minho
.
Treinou o Pica e muitos fafenses noutros clubes
.
Jogadores fafenses choram pela sua partida
.
O futebol está de luto. Faleceu o antigo jogador e treinador Alfredo Barrocal, vítima de doença cancerígena prolongada que o consumiu progressivamente nos últimos quatro anos.
.
Alfredo Barrocal não era do norte mas já há muito se havia radicado em Vila do Conde. Filho de João Barrocal, outro ex-jogador, Alfredo Florêncio Bonança Barrocal era natural de Olhão, tendo falecido aos 45 anos de idade. Como jogador foi foi internacional júnior e juvenil.
.
Alfredo Barrocal era um técnico que granjeava elogios e simpatia junto da comunidade futebolística, nomeadamente, dos atletas que já treinou e daqueles com quem conviveu de perto, enquanto atleta e treinador. Na sua passagem por Fafe, treinou o Pica, na Divisão de Honra da AF de Braga, tendo deixado marca pela sua postura correcta, pelo trato e pela aptidão e capacidade demonstrada como treinador.
.
O técnico interrompeu a sua actividade durante época de 2008, por motivos de saúde, o que o obrigou a rejeitar convites de alguns clubes.
.
Quando se sentia disponível para voltar aos palcos desportivos a doença voltou a traí-lo.
.
Era um técnico habilitado com o Curso de Treinadores de II Nível e com uma vasta experiência como atleta, percurso que o levou a ser internacional enquanto juvenil e júnior, quando se encontrava ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, com participação no campeonato da Europa de Juniores, em 1982, na Finlândia. A sua actividade desportiva iniciou-a no Grupo Amador de Lagos, passou depois pelo Grupo Desportivo Torralta, seguindo-se o SL Benfica, tudo isto nas camadas jovens.
.
Já como sénior jogou no Grupo Desportivo Torralta, no Sporting Clube Olhanense (clube da sua terra natal), Sporting Clube Farense, Varzim Sport Clube, União Desportiva de Leiria, Futebol Clube da Maia, Grupo Desportivo Feirense, Clube Desportivo Trofense, Leixões Sport Clube e Sport Clube Senhora da Hora.
.
Iniciou a actividade de treinador de futebol na época de 1999/2000, ao serviço do Clube Desportivo Celoricense, sagrando-se campeão de série e campeão Distrital da 1.ª Divisão. Treinou a mesma colectividade por mais duas épocas na Divisão de Honra da AF de Braga.
.
Na época 2002/2003, treinou a Associação Cultural e Desportiva da Pica, também no mesmo escalão.
.
Seguiram-se duas épocas (2004 a 2006) como técnico do Atlético Cabeceirense, na 3.ª Divisão Nacional. De 2006 a 2008 treinou o Clube Futebol de Fão, na Divisão de Honra da AF de Braga.
.
Alfredo Barrocal ainda tinha muito para dar ao futebol. Partiu mas deixou a imagem de um grande desportista e de um grande homem que lutou até à hora da morte.
.
Montelongo Desportivo endereça as mais sentidas condolências à família enlutada. Sabemos também que há jogadores em Fafe que choram com a sua prematura partida. Paz à sua alma.

7 comentários:

Bi disse...

Sentidas condolências à família do Mister Barrocal.
Um grande homem que parte e que vai deixar saudades. Grande conhecedor do futebol, marcava todos aqueles que com ele tiveram o prazer de trabalhar. Até sempre Mister BARROCAL

Mário Bi

melga mike disse...

Os meus pêsames à família deste meu conterrâneo apenas 10 anos mais velho do que eu e cuja carreira de jogador sempre acompanhei, "ao longe", pois era o patrão do meio campo do meu Olhanense exactamente no ano em que eu comecei a ir ao futebol na minha cidade.

João disse...

Foi uma grande perda para todos nós. Esperemos que onde quer que esteja se sinta orgulhoso por pormos em prática o muito que aprendemos com ele. Sentidas condolências à familia e amigos próximos.

João Miguel, Atlético Cabeceirense (2004/2006)

Unknown disse...

O ARÕES sport clube endereça condolências à família enlutada de Alfredo Barrocal.
Descansa em paz.

Unknown disse...

A familia do Alfredo Barrocal agradece todo o carinho manifestado e participa que a missa do 7ºdia será realizada no próximo sábado, dia 28 de Agosto, pelas 18h e 30m, na igreja de Santa Maria em Lagos.

leandro disse...

foi como enorme tristeza k recebi a noticia do falecimento do GRANDE MISTER BARROCAL,quero só deixar as mais sinceras condolências á esposa e restante familia. Perdemos um GRANDE HOMEM,onde quer k ele esteja,sei k vai estar a torcer pelos seus demais,sempre com o sorriso k tinha.É uma enorme perda humana mas vou sempre lembrar-me deste HOMEM k tbm me ajudou a crescer.
Adeus e até sempre GRANDE MISTER BARROCAL.

LEANDRO -- Atletico Cabeceirense
2004 - 2006

André Victória da Silva disse...

Depois de muito tempo consegui encontrar uma foto minha na época em que joguei nos Juniores do Benfica.
A foto estava exatamente no perfil do amigo Barrocal no Blog Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alantejano.
Qual não foi minha surpresa ao ler sobre seu falecimento logo em seguida.
Acho que a foto foi um presente do amigo.
Meus sinceros sentimentos de pesar aos familiares.