.

.
.

domingo, 15 de agosto de 2010

Fora de jogo: ainda há adeptos assim

Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
A bandeira é uma relíquia exibida com orgulho
.
Eram apenas quatro mas faziam tanto ou mais barulho que os restantes adeptos que preenchiam a bancada de sócios do lado Norte do estádio.
.
Viveram cada momento com emoção, sofreram nos momentos mais delicados do jogo, gritaram, cantaram e até tiraram fotografias. Por momentos fizeram lembrar os saudosos “pingueiros”, principalmente quando se exibiam com a haste da bandeira ao ombro e esta desfraldada nas próprias costas. Que saudade de ver momentos destes no Estádio Municipal.
.
E a bandeira? Uma raridade mesmo. Não haverá muitas daquelas. Basta atentar no próprio símbolo da AD Fafe, hoje em dia ligeiramente alterado. As inscrições são alusivas ao facto do Clube ter sido Campeão de Série em 1982/1983. É verdade! Aquela bandeira, deverá ter 28 anos. Só um verdadeiro adepto guarda religiosamente algo alusivo ao seu clube.
.
O curioso é que a bandeira é, quase de certeza, mais velha que as pessoas que a transportavam. O que quer dizer que já foi transmitida entre gerações. As pessoas em causa são emigrantes e ninguém melhor que elas vive o clube da sua terra com tanto fervor.
.
O futebol também é isto. É paixão, emoção, carinho e devoção ao clube da terra. Com adeptos assim, a AD Fafe nunca deixará de ser grande e será lembrado em qualquer parte do mundo.
.

1 comentário:

Maryline Marques disse...

Obrigada a letra é muita bonita.
Estamos nos ai com a nossa "relica", qué mas velha que nos, mas temos orgulho da nossa terra e do nosso club AD FAFE. Mesmo se estamos em França, somos felizes deste club.
Beijinhos a minhas colegas que estao na foto (Angela, Sophie e Mélanie)e tambem para o AD FAFE !!