.

.
.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ciclismo: Recomendações muito úteis da “Brigada de Trânsito”

.
Por entendermos que este texto faz todo o sentido e tem toda a utilidade e ainda porque pode ajudar muita gente, vamos publicá-lo na íntegra, pelo que recomendamos atentamente a sua leitura. (o título e sub-títulos, bem como a foto são nossos).
.
Respeitar para ser respeitado
- As mortes de ciclistas podem ser evitadas
.
“O uso dos velocípedes sem motor (bicicletas) tem crescido no nosso País, a nível de transporte e laser, mas sobretudo a nível da prática desportiva.
.
Na semana transacta, ocorreram pelo menos dois acidentes de viação com velocípedes, dos quais resultaram duas vítimas mortais.
.
Assim, entendeu o Fórum Brigada de Trânsito, (www.brigadatransito.com), relembrar aos nossos membros, algumas regras aquando da condução desses veículos, bem como conceitos e sugestões, com o fim de evitar mais acidentes.
.
Esperamos que este texto lhe venha a ser útil, benéfico e informativo.
.
O Velocípede, é um veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos, podendo este ser, sem ou com motor eléctrico.
.
Não é exigível uma idade mínima ao condutor, nem necessário ter carta ou licença de condução, mas recomendamos fortemente, (Fórum Brigada de Trânsito, www.brigadatransito.com), que o ciclista conheça o Código da Estrada, as regras de circulação de velocípedes e os principais sinais de trânsito, para sua própria segurança e dos outros utilizadores da via pública.
.
Sempre que circule à noite ou em condições meteorológicas ou ambientais de fraca visibilidade a bicicleta tem que ter reflectores e luzes em funcionamento (frente e trás).
.
Na condução de velocípedes simples, não é obrigatório a utilização do capacete, mas por motivos de segurança recomendamos o seu uso (Fórum Brigada de Trânsito, www.brigadatransito.com).
.
Se transportar uma criança obriga a ter um dispositivo para o efeito e que esta utiliza capacete, já no caso de velocípede com motor é obrigatório ao condutor também o uso do capacete.
.
O transporte de carga, deve ser num reboque ou caixa de carga, de forma a que não prejudique a condução ou constitua perigo para a segurança das pessoas, das coisas e embaraço do trânsito, não sendo também permitido o transporte de passageiros, excepto o transporte de crianças, atrás referido e nas condições mencionadas, ou, em caso de bicicletas com um par de pedais para cada passageiro capazes de accionar o veiculo, (exemplo das bicicletas duplas).
.
É proibido o uso do telemóvel durante a condução, que implique o manuseamento do mesmo, mas é permitido o uso de um auricular, bem como o uso de um headphone em um só ouvido, sendo que o (Fórum Brigada de Trânsito, www.brigadatransito.com), não aconselha o uso headphone, por motivos de segurança uma vez que pode diminuir o poder de audição ao condutor.
.
Não é permitido na via pública os velocípedes circularem a par, excepto nas ciclovias e apenas se não causarem perigo ou embaraço para o restante trânsito, bem como não é permitido conduzir com os pés fora dos pedais, mãos fora do guiador, levantar a roda da frente ou fazerem-se rebocar.
.
Sempre que houver pistas especiais para bicicletas (ciclovias, é obrigatório circular nas mesmas, excepto se forem velocípedes com mais de três rodas que não sejam em linha, uma vez que estes, não podem circular nas referidas pistas especiais.
.
Não é permitido as bicicletas circularem nos corredores dos BUS ou nas pistas para peões, apenas podendo circular nesta ultima, se circular com a bicicleta pela mão.
.
Os condutores de velocípedes têm de respeitar os semáforos (sinalização luminosa) e bem como restante sinalização vertical ( exemplo dos sentidos proibidos e obrigatórios) e sinalização no pavimento (exemplo de linhas continuas), bem como deixar passar os peões nas passadeiras.
.
Nos cruzamentos e entroncamentos onde não exista sinalização, os condutores dos velocípedes têm de ceder sempre prioridade aos condutores dos veículos a motor.
.
Para melhor segurança cumpra todas as regras de trânsito e circule com precaução, respeitando para ser respeitado.
.
Ao divulgar este email, divulgue também a sua fonte (www.brigadatransito.com)
.
MORTES NA ESTRADA VAMOS TRAVAR ESTE DRAMA!
.
Cordialmente
.
A Administração do Fórum BRIGADA DE TRÂNSITO”
.

Sem comentários: