.

.
.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Montelongo Desportivo faz dois anos de vida

.
Voz silenciosa do desporto fafense
.
Montelongo Desportivo completa, neste dia 19 de Agosto, dois anos de existência.
.
Quando começamos, deram-nos apenas alguns meses de vida, augurando-nos um futuro efémero, vendo em nós uma espécie de estrela cadente. Nem o céu caiu nem essa estrela desapareceu.
.
Não é fácil manter actualizado um blog-jornal diariamente, com a quantidade de notícias que aqui publicamos e com a qualidade que nos empenhamos em cada artigo que escrevemos. Bom ou mau? Só os nossos leitores se poderão pronunciar. Em dois anos publicamos aqui 2311 notícias e fomos visitados mais de 282 mil vezes. Recentemente introduzimos o sistema de bandeiras e somos obrigados a concluir que temos um grande número de visitantes no estrangeiro, basta consultar o mapa.
.
O que sabemos é que muita gente nos quer cortar as pernas. Muitos dos que aqui pescam notícias e fazem rendilhados, que de outra maneira não faziam. É a velha história do ovo do Colombo.
.
Também não pedimos exclusividade de notícias a ninguém. Nem tão pouco impomos medidas para que as notícias possam ser publicadas. O que aqui chega leva tratamento adequado, um título feito por nós e é publicado com toda a dignidade. Não nos limitamos a receber e a colar exactamente como vem das fontes. Referimo-nos obviamente aos artigos que nos chegam das instituições Desportivas de Fafe.
.
Uma das coisas que nos podemos orgulhar é de respeitar os autores de notícias e fotos que nos chegam de diversas formas.

É publico que o nosso trabalho incomoda alguma gente. Gente do meio, claro está. Mas só incomoda porque tem qualidade. Caso contrário seria motivo de chacota pública.
.
Ainda que nos batam nas costas e nos venham com falinhas mansas, sabemos quem nos quer tramar. Sabemos também que as fotografias tiradas de posições diferentes, nem que os fotógrafos estejam apenas separados por centímetros nunca seriam iguais. Sabemos, igualmente, que o jornalista escreve a peça consoante a importância que lhe quer dar e que atribui ao assunto. Mas às vezes as “coincidências” são muitas. Ai se são! Podemos estar calados em relação a isso mas continuamos atentos. Podem ter os cartões mas isso não lhes dá crédito editorial nem aptidão para o jornalismo. A nossa carteira de jornalista está suspensa por impossibilidade de exercer duas profissões ao mesmo tempo. Mas ela existe. E isso, legalmente, não nos impede de informar. Se existe é porque tínhamos qualidade suficiente para exercer a profissão, quando disso dependíamos para viver.
.
Continuamos a dar voz a toda a gente que a queira ter e não se submeta a pedidos e caprichos de outros. Não pedimos a ninguém para nos dar os artigos à terça-feira e ao Montelongo Desportivo à quinta à noite, porque os jornais saem na sexta. Mesmo assim, as notícias, de uma maneira ou outra, vêm ter connosco, sem precisarmos de ver os ditos jornais.
.
Também não usamos os cargos que ocupamos em instituições da cidade para impedir ninguém de fazer o seu trabalho. Essa foi muito baixa mesmo mas, paciência, virou-se o feitiço contra o feiticeiro. Só visto mesmo.
.
São, aliás, essas pessoas que nos impelem a trabalhar cada vez mais e melhor. Elas querem que desistamos mas nós transformamos isso em força e energia para levar diariamente as notícias a todos os leitores de Montelongo Desportivo.
.
Esforçamo-nos para acompanhar os clubes e os desportistas ao longo da época. Não aparecemos só na parte final dos campeonatos que duraram meses.
.
Não somos por este ou aquele clube, somos por todo o desporto fafense. É claro que uns nos tratam melhor que outros. Quem respeita merece respeito, quem não o faz não merece nada. Mas, atenção que não confundimos pessoas com instituições. As pessoas passam e as instituições ficam.
.
Nós, sou eu, o meu filho e aqueles que se dignam enviar as notícias para que todos possam ter conhecimento do deporto e desportistas de Fafe e outros que nos ajudam de várias formas, informando e corrigindo pequenos lapsos. A todos muito obrigado.
.
Não se limitem a ver. Colaborem e informem para que possamos informar os outros. Principalmente aqueles que estão longe e gostam de saber as notícias desportivas da sua terra. Não se esqueçam que também trabalhamos nos nossos empregos e que não somos adivinhos. Façam-nos chegar as notícias para que possamos divulgá-las.  
.
Ainda que de forma silenciosa somos a voz que Fafe não tem no desporto.

Um grande abraço.

João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
.

11 comentários:

Ricardo Castro disse...

Parabéns a estre blogue que hoje completa dois anos de existência, sempre a informar da melhor maneira possível, porque não é fácil manter tão actualizado um blogue quando temos a nossa própria vida em primeiro lugar.

Há muito esforço e muita dedicação de quem dirige este sítio na internet sim senhor, para manter todos aqueles que gostam de desporto actualizados, especialmente do que aqui por Fafe vai. Espero que venham outros tantos anos e mais alguns, porque em Fafe há desporto, e pessoas que gostam verdadeiramente de informar. Isto é sem dúvida um exemplo daquilo que deviam ser os semanários do concelho de Fafe. Porque o MontelongoDesportivo faz muito pela informação desportiva fafense.

Um grande abraço e continua este fantástico trabalho.

Orlando Costa disse...

Muitos parabéns, não só pelo aniversário mas por todo o trabalho feito com o propósito tão digno de dinamizar e dar a conhecer o Desporto fafense.

Saudações do Vasco da Gama de Medelo.

Filipe Gomes Costa

sergio abreu disse...

parabens ao montelongo desportivo faço votos que se mantenha assim por muitos mais anos, sergio abreu

JL disse...

Muitos parabéns!!!Trabalho importante na promoção do concelho. Espero que resulte numa valorização profissional e pessoal.

Delfa disse...

Mtos parabens por este excelente blog. Espero que continue por muitos e longos anos. É aqui que me informo em relação ao desporto fafense, não à lugar melhor para estar sempre por dentro de tudo que rodeia o nosso desporto em Fafe. Continua grande amigo, ninguém te deita abaixo. Grande abraço.

Unknown disse...

... e que venham muitos mais anos com a qualidade a que nos habituas-te :D

Fernando Fernandes disse...

Caro João e Tiago, estão de parabéns,

não há duvidas nenhumas que vocês fazem um excelente trabalho jornalistico , no que toca ao desporto , em Fafe.

Continuem a difundir o que de melhor se passa por cá.

Parabéns...

Abreu disse...

Já sabes a minha opinião. Parabéns pelo grande trabalho realizado e de conseguires informar sobre TODO o desporto fafense sem olhar a quem e a quais.
Outro conselho que deixo aqui publicamente. Não te disperses a responder ou a atacar situações colaterais.
Segue o teu caminho porque os resultados estão à vista.
Ignora outras situações.
Parabéns e... aquele abraço.

Carlos Rui Abreu

Unknown disse...

Dois anos de muito trabalho, muita dedicação, pois não é fácil manter um blogue ao nível do MD, sempre em cima da noticia, informando os leitores com grande "profissionalismo".

Enfim, como se diz, santos da casa não fazem milagres, pena ninguém aproveitar este teu trabalho meu amigo.

De qualquer forma continua com a tua entrega nesta tua missão de informar.

Ah! ... parabéns!

Rui
http://aroessportclube.blogs.sapo.pt/

ARTUR COIMBRA disse...

Caros amigos João Carlos Lopes e Tiago João Lopes:

faço minhas as judiciosas e pertinentes palavras do nosso comum amigo Carlos Rui Abreu.
Muitíssimos parabéns por estes dois anos de intensa actividade jornalística sobre o desporto fafense e não ligueis às questões laterais que são, ronhosamente, colocadas pelos velhos do Restelo, que o que querem é que nada se faça de positivo nesta terra. Há muita inveja, muitas dores de cotovelo por aí, como por todo o lado; passem adiante, porque os cães apenas ladram.
Confesso que, não sendo frequentador diário do Montelongo Desportivo, por falta de tempo, tenho-o ligado ao meu humilde http://saladevisitasdominho.blogspot.com/ onde vou acompanhando o que se passa no concelho em matéria desportiva. Numa altura em que não há uma rádio local, nem informação que, na hora, divulgue o que por aqui vai acontecendo, o vosso blogue é estupendo para que os leitores saibam os jogos e os resultados das diferentes modalidades e dos diversos escalões desportivos, em especial do futebol e do andebol, que são as modalidades mais sonantes do concelho. Admiro imenso o vosso esforço em manter actualizada a informação desportiva e as amplas reportagens que fazem nos campos e recintos de jogos deste concelho. Como acho interessante e curiosa a atenção que dão às equipas onde actuam jogadores fafenses...
Em resumo (porque este comentário já tem a dimensão de um testamento...), envio-vos aquele abraço e toda a minha solidariedade, neste dia muito especial, louvando e reconhecendo o muito que têm feito pelo desporto concelhio, ao nível da informação. Continuem, porque o vosso trabalho é importante para mim. Julgo que também para centenas ou milhares de fafenses, ávidos de notícias e informações sobre o que por cá vai sucedendo, se possível, em cima da hora, como vocês se empenham em fazer!
Vocês são únicos nesta terra!

Anónimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho que tens vindo a desenvolver, levando assim o desporto local aos quatro cantos do mundo. Não percas a forma...