.

.
.

sábado, 21 de novembro de 2009

Juniores 2.ª Div. Nac.: Freamunde, 1 - AD Fafe, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Penálti envenenado e
pormenores descurados


Apesar de terem realizado um bom jogo, os juniores da AD Fafe perderam em Freamunde por uma bola a zero e desceram um lugar na tabela classificativa por troca com o Trofense que é agora o segundo classificado atrás dos freamundenses.
Num terreno muito rápido foram descurados alguns pormenores por parte das duas equipas com maior incidência para os fafenses. Este tipo de terreno exige um calçado mais consentâneo, com pitões de alumínio, que permitem outra aderência ao terreno, não havendo tantas escorregadelas como acontece com as tradicionais chuteiras que os atletas modernos usam, muito bonitas mas pouco práticas em condições como estas. Pormenores como estes fazem muita diferença. O jogadores fafenses escorregaram muitas vezes. Mesmo na jogada que deu o único golo da partida notou-se falta de aderência ao piso para melhor aliviar a bola que ia ficando presa aqui e acolá por falta de força no remate.
A jogar em casa a equipa do Freamunde entrou bem no jogo e logo aos cinco minutos o guardião Luís evitava com os pés o golo caseiro.
A partir dos dez minutos o Fafe equilibrou e tentou a sua sorte, através de remates de Samora, Nuno e Ruben.
Aos 21 minutos, grande oportunidade para o Fafe com Brochado a servir Teixeira, este a desviar um contrário e a rematar para defesa espectacular de Moura. Aos 29, Ruben, de pé esquerdo, voltou a rematar mas a bola saiu um pouco por cima.
Nos últimos minutos do primeiro tempo o Freamunde voltou a incomodar mas foi o Fafe, através de Zé Brochado, a rematar com algum perigo à baliza.
Sobre o apito para o intervalo, Ruben consegue ser mais veloz que a defesa local, passa pelo guarda-redes mas na hora de empurrar a bola para a baliza foi interceptado por vários adversários, gorando-se mais uma boa oportunidade.
Ainda não tinha decorrido dois minutos do segundo tempo quando Teixeira foi derrubado na área do Freamunde por Marcos. Grande penalidade indiscutível que Ruben tentou converter mas viu a bola bater com estrondo na barra.
Ao desperdiçarem o penálti, os fafenses parecem ter dado uma injecção de moral aos jogadores do Freamunde, acusando, ao mesmo tempo, animicamente, essa falha.
Aos 50 minutos, na conversão de um livre directo, Paulo Monteiro obrigou Luís à defesa da tarde e aos 58, depois de muito insistir junto da área do Fafe, os de Freamunde, foram ganhando sucessivos ressaltos que resultavam de maus alívios e chegaram ao golo, através do irrequieto e melhor elemento em campo dos capões, Raul Barbosa.
O técnico fafense acabou por colocar em campo mais dois jogadores de área. João Miguel e Sandro, juntaram-se a Fábio Teixeira. Apesar do meio campo ter trabalhado bem a defesa do Freamunde não permitiu veleidades.
Nos cinco minutos de compensação quem esteve mais perto de marcar foram os da casa, com Raul Barbosa a atirar por cima.

Em jogo realizado no campo n.º 2 do Complexo Desportivo de Freamunde, sob a orientação do árbitro Nuno Cabral (CA de Vila Real), auxiliado por Telmo Gonçalves e Marco Teixeira, as equipas apresentaram:

SC FREAMUNDE: Moura; marcos, Dani, Gustavo, Mastigas (Andrezinho, 76’), Eduardo, Paulo Monteiro, André (Joel Gonçalves, 81’) Pinto, Raul Barbosa, Batista e Ricardo (Paulo Ferreira, 63’). Treinador, Carlos Coelho.

AD FAFE: Luís; João, Beijinhos, Rampa, Tiago Miguel, Nuno Freitas (Mota, 58’), Samora, João Vítor, Ruben (Sandro, 70’), Teixeira e Brochado (João Miguel, 64’). Treinador, Ténio Tenev.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos - Marcos, 46’; Mota, 63’ e 85’; Sandro, 75’; Eduardo, 90’+2’. Vermelho: Mota, 85’ (AA).

MARCADOR: Raul Barbosa, 58’.

1 comentário:

Fernando Paulo disse...

Amigo João,
Conforme prometido cá estou a visitar o seu espaço jornalístico.
Os meus parabéns, quer pelo esforço, quer pela dedicação ao desporto da sua terra.
Como se costuma dizer, "Quem corre por gosto, não cansa".
Excelente crónica do "nosso" jogo.

Vamos encontrando-nos por ai ....

1 abraço,
Fernando Paulo

http://delegadotecnico.blogspot.com