.

.
.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

X Jornadas Nacionais de Pedestrianismo - Conclusões


“O PAPEL DO PEDESTRIANISMO
NO DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL DO TURISMO”
.
O Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF), através do curso de turismo da Escola Superior de Tecnologias acolheu as jornadas de pedestrianismo, em co-organização com a associação Restauradores da Granja e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). A iniciativa contou com o apoio do Instituto do Desporto de Portugal, I.P, da GDF SUEZ, da Câmara Municipal de Fafe, da Naturfafe, das Juntas de Freguesia de Fafe, Medelo, Estorãos e de Aboim. Em termos de comunicação social teve a colaboração do Correio de Fafe, do Povo de Fafe e do Montelongo Desportivo.

No dia 14 de Novembro (Sábado), o auditório do IESF “Dr. António Marques Mendes”, recebeu 150 participantes (o maior número de sempre nas jornadas nacionais de pedestrianismo de acordo com a FCMP), com um programa caracterizado pela diversidade e qualidade das comunicações e dos momentos culturais e de interesse turístico e científico, a saber: exposição de artes e ofícios tradicionais dos populares de Gontim pela Associação Cultural e Desportiva de Pedraído e pelo Rancho Folclórico de Cepães que também apresentou as suas danças e cantares; exposição de pintura “Pedestrianismo na Tela” da autoria de Belmira Guimarães; exposição de fotografia “Pedestrianismo: Natureza e Património” e de folhetos de percursos pedestres dos Restauradores da Granja; exposição de livros sobre pedestrianismo de Jorge Ribeiro; e exposição de cogumelos de José Duarte.

Integraram a sessão de abertura: Gabriel Soares - Presidente do G.C.D. Restauradores da Granja – Fafe; Dulce Noronha e Sousa - Presidente do IESF; Sofia Ferreira - Entidade Regional – Turismo do Porto e Norte de Portugal; Fernando de Oliveira Cipriano - Presidente da FCMP e Vítor Moreira - Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Fafe. As intervenções foram entusiastas, sendo que Dulce Noronha – Presidente do IESF vincou a importância do Pedestrianismo na parceria entre ensino superior, sector público/estado e empresas privadas do sector, “visando um desenvolvimento sustentável do turismo”. A parceria entre entidades com diferentes valências, e entre público e privado foi a tónica dominante. Esta sessão foi também marcada pelo reconhecimento do meritório e exemplar trabalho dos Restauradores da Granja no pedestrianismo nacional, tendo mais de 100 km de trilhos marcados em Fafe, em 10 sugestões para caminhar, conhecer e fruir o património natural e histórico-cultural da Região.

O PAINEL I – PEDESTRIANISMO, UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE? teve a participação de Pedro Carvalho, docente e Coordenador da Licenciatura em Turismo do IESF que apresentou um estudo cientifico da sua autoria sobre “O papel do Pedestrianismo no Desenvolvimento Sustentável de um Destino Turístico”, com conclusões relevantes que traduziu em algumas propostas para o desenvolvimento do pedestrianismo no Porto e Norte de Portugal. Joaquim Gonçalves, da NaturVeredas evidenciou o importante contributo dos percursos para o Geoparque de Arouca, e Pedro Cuiça (Director Técnico de Montanha da FCMP) falou sobre a temática “Liberdade de Andar – Para um Pedestrianismo Sustentável”, abordando a evolução do conceito de pedestrianismo, e a sua importância para a sustentabilidade. Foi moderador do painel, Adriano Maria – Director das Modalidades da FCMP.

O almoço [um privilégio para quem teve a oportunidade de o degustar] convívio foi confeccionado pelos alunos de turismo do 1.º ano.

António Turno (Director de Senderismo da FEDME) e Rúben Jordão (Técnico de Pedestrianismo da FCMP), fizeram a apresentação Publica do [interessante] folheto “Conhece Portugal e Espanha caminhando”, exemplo de parceria e visão estratégica, na ligação a Espanha e, assim às grandes rotas pedestres da Europa!

No PAINEL II – ESTUDO DE CASOS: Impactos do Pedestrianismo, foram apresentados casos de sucesso do pedestrianismo no desenvolvimento sustentável do turismo, com impactos positivos nas várias vertentes: social, ambiental, cultural e económica. Foi apresentada a Aldeia do Pontido que é percorrida por dois percursos pedestres. Reconhecida a importância deste modelo de Desenvolvimento Local, Raul Cunha deixou o desafio da dinamização aos futuros licenciados do turismo. Pedro Carvalho, explicou que o modelo de formação dos alunos de turismo está orientado para as oportunidades do mercado (investigação com trabalho de campo, conhecimento dos incentivos ao investimento, incentivo ao empreendedorismo, trabalho em networking como é objectivo com a ligação a esta iniciativa).

Paulo Raimundo apresentou com grande sentido pedagógico o caso de sucesso de educação ambiental "Percurso Pedestre de Soalhães: Educação Ambiental pé-ante-pé" - (Amigos do Rio Ovelha, Marco de Canaveses) - com base na sensibilização e na envolvência dos actores locais. A experiência da Quinta Nossa Senhora do Carmo que associa o pedestrianismo à enologia, apresentado por Paula Sousa (Amorim Turismo), a experiência de Montalegre – David Teixeira que integra pedestrianismo no Ecomuseu do Barroso, e a experiência de Fafe – uma das referências nacionais, apresentada por Teixeira Alves (Naturfafe) foram exemplos de sucesso do pedestrianismo no quadro do desenvolvimento sustentável do turismo, com impactos positivos nas várias vertentes: social, ambiental, cultural e económica. O moderador do painel foi Jorge Marques, docente da Licenciatura em Turismo do IESF.

O PAINEL III – PERCURSOS TEMÁTICOS: Turismo de Experiências, moderado por Daniel Oliveira – Monitor de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja, teve três exemplos interessantes do que o Pedestrianismo oferece em termos de experiências a um turista mais culto e exigente, mais consciente e responsável no seu consumo, mas também com maior poder de compra, e que procura viver momentos únicos e memoráveis…

A abordagem foi desde a micologia "Um olhar micológico no Pedestrianismo/Turismo”, com a comunicação de José Duarte (Aventura da Saúde – Braga /Marifusa), à Rota da Desfolhada – Américo Lapa (Restauradores da Granja), à Energia Eólica – Altino Pinto (GDF SUEZ).

No dia 15 de Novembro, 50 pedestrianistas passaram do “pensamento à realidade”, caminhando num trilho verde em dia de chuva, o que sugere vocação do pedestrianismo no combate à sazonalidade, contribuindo para a sustentabilidade das áreas de destino! A visita ao Pisão e ao Moinho de Vento foram dois atractivos de visita. O almoço no restaurante da Aldeia do Pontido, permitiu degustar os melhores sabores da região!

IESF – Turismo

Sem comentários: