.

.
.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Campeonato Nac. 3.ª Divisão: AD Fafe, 2 - Serzedelo, 1

Texto e Fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Vítor Hugo e Mike fizeram justiça

Tal como acontecera na semana passada em Famalicão, o Fafe voltou a dar a volta a um resultado que lhe era negativo. Isto só acontece porque os jogadores estão mais soltos e solidários. Muitos deles que pareciam presos de movimentos, têm-se exibido, agora, a um bom nível, o que significa uma maior autoconfiança. Contra o Serzedelo, tal como tinha acontecido na primeira volta, o Fafe voltou a ganhar por 2-1, depois de estar a perder por 1-0. Mas, diga-se, em abono da verdade, foi, de longe, a melhor equipa em campo e, mesmo sofrendo um golo contra a corrente do jogo, ao terminar a primeira parte acreditou sempre na vitória.
O Serzedelo tentou surpreender os fafenses nos minutos iniciais ao entrar no jogo com alguma agressividade e a pressionar. Aos sete minutos, na cobrança de um livre, na direita do seu ataque, a equipa vimaranense quase surpreendia Nuno Dias que teve que ceder canto.
O Fafe reagiu, através de Bijou com este a rematar ao lado, decorridos dez minutos.
A partir do primeiro quarto de hora os fafenses tomaram literalmente conta do jogo e só se via o Serzedelo a defender.
Aos 20 minutos, Silvestre teve uma boa combinação com Filipe e o pequeno genial acabou por enviar a bola à barra. Aos 21, Nera contemplou na área e Filipe quase lhe roubava a bola e fazia golo; aos 25; Delfim fez um remate portentoso de fora da área mas viu Paulo Jorge a fazer uma defesa espectacular; aos 26, Filipe Marcou um canto, Miguel Veiga desviou ao primeiro poste e Zé Manel atirou ao lado; aos 31, Mike fez um passe extraviado, a defesa do Serzedelo falhou e Miguel Veiga rematou para mais uma defesa para canto de Paulo Jorge. Aliás, o guardião do Serzedelo mostrou-se bastante seguro; aos 39, Filipe marcou novo canto e Mike apareceu ao primeiro poste mas não teve a sorte de marcar.
O Serzedelo voltou a rematar à baliza do Fafe aos 42 minutos, num remate muito desenquadrado de Cheguerov.
Sobre o apito para o intervalo, os vimaranenses ganharam dois cantos consecutivos. O primeiro criou perigo e o segundo resultou em num golo apontado por André Ká, depois de falha colectiva fafense ao primeiro poste. Uma prenda demasiado grande para quem fez tão pouco.
No segundo tempo foi notório o encorajamento dos fafenses dentro de campo com mensagens de “vamos lá”.
O Fafe não perdeu tempo em busca da igualdade e aos 55 minutos, Delfim cobrou um livre mas, mais uma vez, viu Paulo Jorge a negar-lhe o golo.
O Serzedelo desceu à área fafense aos 59 minutos, altura em que Maurício rematou de primeira mas muito por cima da trave.
A vantagem dava alguma tranquilidade aos forasteiros que já geriam o tempo a seu belo prazer. Do outro lado, a ansiedade revelava um Fafe intranquilo em busca do golo.
Aos 64 minutos, o treinador do Serzedelo abdicou de um avançado para meter mais um médio. Dois minutos depois os fafenses chegavam à igualdade. Jogada conduzida do lado direito do ataque fafense, com Filipe a cruzar para um cabeceamento eficaz de Vítor Hugo. Um golo mais quem merecido por tudo o que o Fafe tinha feito até então.
Os comandados de Agostinho Bento ainda não estavam satisfeitos com a igualdade e partiram em busca da vitória. Aos 70 minutos, Filipe cruzou na direita do ataque fafense para Miguel Veiga tentar o pontapé de bicicleta com a bola a sobrar para Josi que, de cabeça, atirou por cima. Era um aviso. Aos 71, o mesmo Josi, na sequência de um canto rematou para ganhar outro lance idêntico. No mesmo minuto, Josi serviu Zé Manel, com este a atirar ao lado, mas a mostrar perigo. Pouco depois os fafenses reclamaram uma grande penalidade, após remate de cabeça de Ferrinho mas contentaram-se com um pontapé de canto.
Aos 79 minutos Mike cruzou para ver Vítor Hugo, bem enquadrado com a baliza atirar ao poste direito da baliza guardada por Paulo Jorge; aos 81 foi Bijou a cruzar e Vítor Hugo a ganhar um canto; aos 83 Agostinho Bento tirou Josi e fez entrar o defesa central Miguel Mendes para o ataque fafense. No minuto seguinte, na sequência de um livre descaído na esquerda, apontado por Filipe, Mike, de cabeça, colocou o Fafe em vantagem. Depois da primeira justiça, o Fafe não se contentou e ganhou o recurso de apelação com as suas boas alegações.
Até final e depois, nos quatro minutos de compensação, os fafenses souberam ter frieza para segurar o resultado que muito bem mereceram.

Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro: Hugo Fernandes, auxiliado por Gaspar Fernandes e Joaquim Alves (CA Braga).

AD FAFE: Nuno Dias; Primo, José Manuel, Xavi (Vítor Hugo, 56’) e Mike, Silvestre, Bijou, e Josi (Miguel Mendes, 83’); Filipe, Miguel Veiga e Delfim (Ferrinho, 56’). Treinador, Agostinho Bento.

GD SERZEDELO: Paulo Jorge; Rocardo Morais, Hugo, Bruno Sousa, Feliz, Maurício, Cheguerov, Miguel Mota (Klisman, 87’), Davide (Xavi, 64’), Nera (serafim, 37’) e André Ká. Treinador, Marco Alves.

MARCADORES: André Ká, 45’; Vítor Hugo, 66’ e Mike, 84’’.
.

Sem comentários: