.

.
.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Div. Honra: AF Braga: Pica, 2 - Arões, 1

Texto e foto: Rui Silva

Um jogo bastante temperado

O Pica venceu o Arões por 2-1, em mais um dérbi concelhio, que, desta vez teve mais ingredientes que os últimos que se têm disputado entre equipas fafenses.
A primeira meia hora disputou-se muito a meio campo, com o Arões a partir daí assumir o jogo e a criar dois a três lances de ataque “planeado”.
Aos seis minutos, Romeu rematou de fora da área para defesa fácil de Paulo Jorge; aos oito, primeiro canto da partida, a pertencer ao Arões, na “ressaca” Romeu rematou frouxo, sem perigo.
Aos 11 minutos surgiu um canto para o Pica sem perigo consequente.
Aos 19 minutos, António ganhou a bola na área e já na linha de fundo cruzou para trás, mas ninguém aparece para emendar; aos 23, num lance bem delineado do Arões, a bola foi metida sobre a esquerda do ataque aronense, para António, de primeira, cruzar rasteiro para a área e Piruta na emenda não conseguir fazer o golo.
O Pica conquistou dois cantos para aos 26 minutos, mas em ambos a defesa do Arões resolveu bem a situação. Depois foi um canto a favor do Arões, em que António meteu a bola ao primeiro poste e Tiago chegou ligeiramente atrasado.
Aos 34 minutos, surgiu um livre sobre o lado esquerdo do ataque dos visitantes em que César poderia ter inaugurado o marcador, mas a bola alojou-se na parte superior da rede; aos 35, Romeu, na área, frontal à baliza, não fez mais do que “mandar a bola para as nuvens”.
Aos 38 minutos um livre a favor do Pica, em que a bola foi metida lá para a área, mas Ibrahima sacudiu e anulou a intenção de perigo; aos 43, após a marcação de um canto a favor do Pica, a bola sobrou para junto do banco do Pica, tendo sido enviado um balão para a área, dando a sensação de que existia fora de jogo, e Leandro, perante o desamparado Abreu, inaugurou o marcador. O juiz auxiliar do lado da bancada, nada assinalou.
Aos 45 minutos, Tiago ainda tentou chegar ao golo com um bom remate, mas Paulo Jorge estava lá e deteve a bola.
No segundo tempo, aos 50 minutos, numa bola aliviada do meio campo do Pica para o meio campo aronense, Ismael e Duarte Nuno, disputam-na, com Ismael a dar um encosto a Duarte Nuno que se esbarra em Fernando Beijinhos, que acorria ao lance, deixando, Ismael perante, o novamente desamparado, Abreu, fazer segundo golo para os da casa.
Aos 54 minutos, cartão amarelo a António que protestou um lance de passível grande penalidade, após falta sofrida no interior da grande área do Pica. No entanto, o juiz do lado do banco do Pica, bem posicionado, nada assinalou.
Na sequência do lance, Romeu dirige-se, com a mão nas costas ao juiz da partida e este mostra-lhe o cartão Amarelo, para logo de seguida lhe mostrar o segundo e consequente vermelho. Também ao presidente do Arões, Pedro Castro, que havia entrado em campo para serenar os ânimos, foi-lhe ordenado que se retirasse do banco.
Aos 61 minutos, César deu lugar ao avançado Vasco numa tentativa do Arões arriscar um pouco mais; aos 64, no seguimento de um cruzamento do lado direito, António cabeceia para a defesa tranquila de Paulo Jorge.
Aos 66 minutos, um defesa do Pica interceptou a bola com a mão, mas o auxiliar, mais uma vez, nada apontou; aos 70, Luís Gomes lançou o jovem Ângelo para o lado esquerdo do seu ataque, saindo Piruta; aos 72, Ibrahima, já em esforço, aproveitou uma bola que sobrou, para fazer o golo do Arões; aos 79, não estava Romeu, mas António pôs à prova a atenção e reflexos de Paulo Jorge, com este a segurar o esférico; aos 80, Raimundo rendeu António em mais uma tentativa de chegar á igualdade.
Aos 84, Carlos Salgado substituiu Murilo por Vasco.
Aos 87, num lance que colocaria alguma justiça no resltado, Vasco, do Arões, à entrada da pequena área, com um defesa a dificultar-lhe a vida, não conseguiu dominar a bola e, quando poderia igualar o marcador, só conseguiu ganhar mais um canto para o Arões.
Já nos minutos de compensação Ibrahima tentou de longe o segundo, mas não passou da intenção.
No final do jogo, os da Pica “eufóricos” com a vitória no derbi e a soma de mais três preciosos pontos e os de Arões que tiveram o segundo com menos um atleta, saíram frustrados com todo o desenrolar do encontro.

Jogo realizado no Parque de Jogos da Pica.

Árbitro, José Santos Silva, auxiliado por José Sousa e José Carvalho.

PICA: Fernando Jorge, Catita (David, 67’), Samuel, Paulo Russo, Leandro, Raul, Fred, Murilo, Álvaro, Richa, e Ismael (Pedro, 74’). Treinador, Carlos Salgado.

ARÕES: Abreu; Vitinha, Duarte Nuno, Beijinhos, Zezinho, César (Vasco, 61’), Ibrahima, Piruta (Ângelo, 70’), Romeu, António (Raimundo, 80’ e Tiago. Treinador, Luís Gomes.

MARCADORES: Leandro, 43’, Isamael, 50’ e Ibrahima, 72’
.

1 comentário:

Unknown disse...

Foi deveras ergonhoso assistir a arbitragens destas. A A.F. Braga deve intervir de forma rigorosa na arbitragem, pois esta divisão merece melhores árbitros, e certamente que estes senhores que ontem estiveram em Fafe, tinham já "cozinhado" o resultado. Os atletas do Pica não têm culpa, pois fazem o que lhes compete.

Agora uma coisa é certa, se a AFB quer mais adeptos nos jogos da Honra, e quer uma competição digna e competitiva, não será certamente com arbitragens destas, até porque era um derbi e independentemente da classificação este encontro merecia um árbitro de nível muito superior ao do Sr. SS e o seu auxiliar do lado da bancada. Aliás parece-me que este senhor só “aparece” para os cozinhados. Será este senhor um gourmet?