Texto e fotos: João Carlos Lopes
Reencontro de fundadores
A Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja comemorou, no último Domingo, o 10.º Aniversário da sua implantação, o qual contou com a presença de todos os seus fundadores a quem homenageou e entregou uma lembrança evocativa.
Não faltaram os discursos da praxe, por parte do vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa e da presidente da junta de freguesia de Estorãos, Paula Rocha, que muito bem soube acolher e cativar toda a comitiva deixando uma imagem positiva e alegre de um povo minhoto habituado a dançar e a cantar, convidando instintivamente os presentes a regressar. Falou também o presidente dos Restauradores da Granja e um dos fundadores da secção Gabriel Soares, o qual aproveitou para chamar os restantes pioneiros e apresentá-los aos presentes. E Nenhum faltou á chamada: Fernando Martins, Manuel Freitas, Daniel Oliveira, Luís Francisco Silva, Rodolfo Sá Alves, João Carlos Lopes e claro está, Luís Gabriel Soares. Foi salutar este reencontro pois a vida profissional de cada um obrigou a aumentar distâncias geográficas que raramente permitem um momento como este. Nesta hora não será demais lembrar o padrinho da secção, o já saudoso Professor Rui Adérito Valente, o qual esteve presente e discursou no dia do lançamento da mesma.
Fundadores - da esq. para a dir.: Fernando Martins, Luís Silva, João Carlos, Luís Gabriel, Daniel Oliveira, Manuel Freitas e Rodolfo Alves |
Outras pessoas de relevo marcaram presença neste evocativo evento. Recordamos aqui a presença do Engenheiro Vítor Moreira da Câmara Municipal de Fafe e dos doutores Lino Silva e Luís Roque, da Cercifafe, entidade que mais uma vez marcou presença com os seus caminheiros, os já famosos “Apanha Pedrinhas”, os quais presentearam a secção de pedestrianismo dos Restauradores com uma excelente peça de artesanato a evocar o 10.º Aniversário do Pedestrianismo dos Restauradores, que constituiu um singelo momento de ternura e amor.
Como não podia deixar de ser esta comemoração foi feita num dos onze percursos marcados e homologados ao longo destes dez anos, tendo a escolha recaído no PR 8, Rota dos Romeiros, um traçado circular de dez quilómetros e meio que se desenvolve por caminhos tradicionais muito antigos, com belas varandas naturais e bucólicas paisagens, onde os sons das águas das levadas e dos antigos aquedutos embebedam os ouvidos e nos deixam o espírito mais alegre. A passagem por alguns locais como o carvalhal sagrado da Senhora da Ajuda, o Parque das Merendas, a Fonte do Pasadouro, os Moinhos do Canhotal e pelo serpentear entre campos e socalcos, entre outros motivos de interesse paisagístico e arquitectónico, fazem desta caminhada um verdadeiro elixir da juventude.
No regresso ao Largo da Mourisca todos puseram na mesa e comeram de todos mas também houve uma refeição quente, um saboroso arroz de grelos que mereceu repetição por parte de alguns presentes. O bom vinho verde da região, tinto e branco, muito como se costuma dizer, não faltou para empurrar os petiscos. A animação esteve a cargo da Associação Arco de Santo Ovídio que com o som de bombos e concertina animaram a malta a dar um pezinho de dança.
Neste evento os Restauradores da Granja homenagearam os fundadores, aqueles que lançaram as sementes, porém, a secção não tinha atingido a notoriedade que atingiu se não fossem outras almas terem colaborado ao longo dos anos com muito trabalho e suor para que o Pedestrianismo da Granja fosse aquilo que é hoje. A esses, também será justo reconhecerem-lhe o trabalho ao longo do presente ano, uma vez que as comemorações se estenderão pelas diversas actividades que a colectividade organiza, prestando-lhe a devida e merecida homenagem. Nenhuma semente vinga se não for cuidada ou regada, por isso esses homens que cuidaram e regaram a secção de Pedestrianismo dos Restauradores merecem todo o reconhecimento pelo seu excelente trabalho e dedicação.
Esse trabalho teve eco através do reconhecimento de entidades locais e nacionais, pelo que deixamos aqui a lista dos prémios alcançados nos últimos dez anos, bem como o nome de algumas actividades que mostram a coerência e a continuidade de um trabalho digno e feito com seriedade.
PRÉMIOS
2003 – Microfone de Ouro, Prémio Revelação – “Rota do Maroiço” da Empresa Jornal Correio de Fafe
2004 – Medalha de Prata de Mérito da Junta de Freguesia de Fafe
2004 – Prémio Reconhecer o Mérito, do Instituto de Desporto de Portugal
2005 – Prémio Rui Adérito Valente, Defesa do Ambiente, Fafe
2006 – Microfone de Ouro, Prémio Desporto – Empresa Jornal Correio de Fafe
2006 – Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe
2007 – Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe
2008 – Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe
2009 – Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe
2010 – Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe
ACTIVIDADES EM DESTAQUE
- Marcha da Liberdade (10 edições), em 2011 realiza-se a 11.ª
- Trilho de São Gonçalo – Trofa (10 edições realizadas, abre as temporadas)
- MontesLongos – Festival de Percursos Pedestres (6 edições realizadas)
.
Sem comentários:
Enviar um comentário