.

.
.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Futebol Popular : Uma Gala cheia de graça


Texto e fotos: João Carlos Lopes

Ninguém é esquecido

A Associação de Futebol Popular de Fafe (AFPF) encerrou a época desportiva 2011/12, com pompa e circunstância, com a habitual Gala de Encerramento efectuada numa unidade hoteleira do Concelho, onde marcaram presença muitos dos agentes desportivos que dão vida aos vários campeonatos organizados pela Associação que movimentam mais de meio milhares de atletas e envolvem milhares de pessoas, levando o desporto e a competição onde por norma esta não chega. Na gala da AFPF todos saem premiados e ninguém é esquecido. 

A gala foi precedida por um jantar, seguindo-se a entrega dos troféus a todos os participantes e a consagração dos vencedores das diversas provas efectuadas pela AFPF, liderada pelo doutor Iazalde Martins, que no mesmo dia foi empossado como presidente da Associação de Futebol Popular do Norte.

O Grupo de Zés Pereiras, Estrelas do Norte, de Fareja, deu o mote musical, com os bombos e concertinas, a reproduzirem musicas bem conhecidas.

Seguiram-se os habituais discursos de circunstância proferidos por Iazalde Martins e pelo vereador do Desporto e doutor Pompeu Martins, tendo ambos enaltecido todo o trabalho efectuado pelos agentes envolvidos nas diversas actividades da associação que além do futebol sénior e juvenil compreende o campeonato concelhio de futsal feminino. Aqui a relevar o facto de Izaldade Martins afirmar que o futebol popular, ao contrário de outros desportos e da fama que lhe é atribuída não é violento, pois não se registaram casos assinaláveis na presente época desportiva.

 Após os discursos foi feita a entrega de lembranças e troféus as pessoas e instituições que colaboraram com a AFPF no decurso da presente época desportiva. Nesse capítulo, além dasc entidades do concelho de Fafe foi feito um agradecimento à Federação de Futebol Popular do Norte pela sua presença. Recebendo a lembrança o Presidente cessante, António Pereira.

Também marcaram presença neste evento as Associações Concelhias congéneres e que integram a Federação de Futebol Popular do Norte, agradecendo a sua presença nesta festa, Barcelos, Espinho, Guimarães, Lousada, Paços de Ferreira, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Vila do Conde.

No decorrer da entrega de troféus foi feito o reconhecimento da AFPF a um dirigente pelo seu importante papel no palco do futebol popular. Francisco Silva do Santa Maria de Ribeiros que anda no futebol Popular há muitos anos e que embora seja Presidente da sua colectividade, não deixa de chamar a si outras tarefas.

        Para cortar um pouco a monotonia o grupo de dança Razões do Corpo”, de Guimarães, abrilhantou a gala com momentos de arte e cultura, cheios de movimento.

A entrega de troféus começou pelas equipas que venceram a Taça Amizade. O Troféu Disciplina foi para o Grupo Cultural e Desportivo de Armil, tendo o vencedor sido o Grupo Desportivo das Infantas, equipa da AFP de Guimarães.

No que respeita à formação o vencedor da Taça foi o Grupo Desportivo e Cultural de Fornelos. Neste escalão o troféu de melhor marcador, com 13 golos marcados, foi para Vasco Fernandes, do GD Paços. O troféu disciplina, neste escalão teve a particularidade de três equipas conseguirem chegar ao final das provas sem qualquer penalização, ou seja, com 0 pontos. Porém, determina o regulamento que em caso de igualdade pontual, o troféu deve ser atribuído à equipa melhor classificada, pelo que o GD Paços arrecadou o troféu, tendo sido também 1.º classificado no campeonato.

No escalão juvenil, o GD Armil venceu a Taça  Dr. Antero Barbosa. O troféu de melhor marcador foi, Diogo Soares, do GD Silvares, com 30 golos marcados. Neste escalão o GD Paços arrecadou o troféu disciplina. Tendo o GCD de Armil se sagrado campeão.

No futsal feminino o vencedor da Supertaça foi o GCD de Armil., que também arrecadou a Taça. Já o Campeão foi o GDCR de Golães. A Taça disciplina foi para as prateleiras do GD Paços. O troféu de melhor marcadora, com 31 golos no Campeonato, ficou na posse da atleta do Armil, Liana Alves, que arrecadou o troféu pelo segundo ano consecutivo.

No campeonato de Futebol Popular sénior a Supertaça foi para o GCDR Santa Maria de Ribeiros. A Taça foi conquistada pelo GCDR de Fareja. Vasco Mendes, do Marinhão foi o melhor marcador da prova com 7 golos marcados. O Troféu Disciplina viajou para Fareja. Já o campeão, que entrou pela primeira vez para a galeria dos Campeões deste campeonato foi o Futebol Clube Marinhão.

A gala, sempre bem alinhavada, para não ser fastidiosa, e que teve a apresentação de Armando César, encerrou ao som da música dos Gaiteiros de Santo Tirso.
.

Sem comentários: