.

.
.

domingo, 27 de outubro de 2013

Desporto e Sociedade: Solidariedade pela Marisa foi arrepiante

Texto e fotos: João Carlos Lopes 


Todos os meios foram solidários 

- Uma multidão de gente acorreu a este acto solidário

Foram centenas aqueles que compareceram para dar um abraço a Marisa numa iniciativa conjunta de varais entidades que se associaram ao evento e que teve a sua génese num desafio de Júlio Leite a Alcides Lemos da Berci, quando o confrontou com o jornal Notícias de Fafe na mão e disse “Não Vamos fazer nada?” tendo, Alcides retorquido: Claro que vamos!”. Assim nasceu uma onda crescente à qual se juntaram milhares de pessoas, muitas delas anónimas que não ficaram indiferente a esta causa da Marisa que padece de cancro e não tem o devido apoio do Estado Português. 

Este Domingo de manhã, na capela de Santo Amaro, pelas oito horas da manhã começaram a chegar os participantes neste acto solidário através de vários meios, preparados para diversas actividades, com um único ponto de partida e um único ponto de chegada, com o propósito também único de levar a mensagem de apoio, solidariedade e carinho para com a Sandra Marisa, a qual se encontrava junto da Capela de Santa Luzia, em Casadela, recebendo com um bonito sorriso nos lábios esta bonita onda que veio tentar acalmar a turbulência que agitou a sua vida quando lhe foi diagnosticada a doença. 

A caminhar, de bicicleta todo o terreno, bicicleta de ciclismo, de moto ou de Jipe, as pessoas de Fafe e de outros concelhos vizinhos uniram-se em torno de uma causa que tocou no coração de todos. Homens e mulheres de todas as idades e crianças, algumas delas de tenra idade percorreram lado a lado todos os caminhos que levaram as pessoas desde a capela de Santo Amaro à de Santa Luzia. 

O povo mostrou a sua solidariedade de várias forma. À medida que iam chegando iam saudando com palmas que, chegava depois. Primeiros as pessoas a pé, depois, as do ciclismo, as do BTT, as motos e os jipes, todos foram aplaudidos por todos porque se viveram momentos arrepiantes de solidariedade de entrega ao próximo e de união. No final quem estava de carro ofereceu boleia a quem estava a pé, muitos deles viajaram nos Jipes e outros preferiram fazer o caminho inverso mesmo a pé ou nas bicicletas. 

A organização entregou a Marisa, no final de todos os eventos deste acto solidário, um cheque simbólico de 8 mil euros, mais um no valor de 250 euros da BikeZone, mais dois no mesmo valor da Berci e do Grupo BNI, bem como um de 500 euros da Junta de Freguesia de Quinchães.

.

Sem comentários: