.

.
.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Natação: Juvenis e Infantis da ADFafe já competem

Texto e fotos AD Fafe 

Prestações positivas e motivadoras nas 
piscinas do Clube Fluvial Portuense

A prova de preparação de infantis e juvenis da Associação de Natação do Norte de Portugal realizou-se este fim-de-semana no Porto, na Piscina do Clube Fluvial Portuense, que conta com um tanque principal de 25m com 14 pistas, um tanque de aprendizagem de 25m com 6 pistas e ainda um tanque de 50m com 4 pistas.

Participaram 406 atletas (197 masculinos e 209 femininos) em representação de 16 clubes. A Associação Desportiva de Fafe (ADF) fez-se representar por 16 nadadores, 13 infantis e 3 juvenis. Tratando-se de um torneio de preparação, a equipa da ADF encarou com a máxima seriedade a competição, e foram definidos objetivos bem claros para os nadadores naquelas que foram as primeiras competições da época.
Começando pelos mais jovens, os infantis da ADF apresentaram-se concentrados no que o Prof. Rui Ribeiro lhes pediu: qualidade técnica, atitude competitiva e espírito de grupo. Os infantis B, que transitaram para um novo escalão, com um novo treinador e com um processo de treino que precisa de uma adaptação natural, nadaram algumas provas pela primeira vez, competiram pela primeira vez com nadadores de escalões superiores e mostraram-se muito capazes, ficando ainda próximos dos seus recordes pessoais ou batendo, até, alguns deles. As jovens promessas são: Ana Alves, Ana Leite, João Peixoto, João Freitas, Romeu Fernandes, Rui Pinto, Rui Martins e Tânia Meireles. Os infantis A, que começam agora a sua segunda época neste escalão, demonstraram, naturalmente, mais experiência e atenção à qualidade técnica pedida e conseguiram obter 14 novos recordes pessoais em 15 inscrições. Simão Ferreira, Beatriz Oliveira, Joel Magalhães, David Bessa e Maria Carvalho cumpriram os objetivos propostos e saíram ainda mais motivados pelos muitos recordes batidos.

No que respeita ao escalão Juvenil, o fim de semana também marcou o início competitivo da presente época, com a estreia de Luís Fonseca, Natália Cunha e Noémia Verdi em provas do calendário regional. Os objetivos de participação nestas provas eram os de: i) melhoria ou aproximação das marcas em distâncias de maior componente aeróbia; ii) melhoria qualitativa do padrão de nado nos diversos estilos, e iii) avaliação em contexto competitivo.

Em termos gerais estes nadadores foram capazes de prestações positivas, com ritmos já muito interessantes, como foram os casos de Luís Fonseca e Natália Cunha nos 400L. Nas provas de estilos, apesar de revelarem ainda algumas dificuldades, foram capazes de se transcender e revelaram competência e maturidade perante a adversidade. No próximo fim de semana é a vez dos juniores e seniores da ADF se estrearem em provas do calendário regional, nas piscinas municipais de Paços de Ferreira. 

Os treinadores da ADF esperam que os seus nadadores mantenham o máximo empenho e concentração nos treinos que aí vêm, para que continuem a atingir o sucesso a que habituaram os fafenses, e esperam que estes, por sua vez, mostrem o seu apoio a uma modalidade destinada a vencer e a fazer de Fafe uma referência no desporto nacional.
.

Sem comentários: