.

.
.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

21 ciclistas do Aro 27 foram a Santiago e Finisterra com o Zé


TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Quatro dias de felicidade sobre duas rodas 

A Associação de Cicloturismo Aro 27 teve uma profícua jornada de ciclismo que decorreu entre os dias 16 e 19 de junho, com início simbólico junto à Sé de Braga, passagem por Santiago de Compostela e fim em Finisterra que se dividiu em dois trajetos, um efetuado por bicicletas de BTT e outro de estrada, mas ambos com o apoio do insubstituível José Carvalho (Zé), cuja utilidade foi determinante para o sucesso desta aventura.

Juntos à partida e à chegada e com trajetos previamente bem elaborados para as duas vertentes, este passeio de lazer, fé e desportivismo superou as expetativas dos participantes.

A primeira etapa terminou em Pontevedra com jantar, pernoita e pequeno almoço no Hostel Albergue O Mesón depois de ambas as vertentes terem percorrido mais de cem quilómetros.

A segunda etapa terminou na taberna A Cabana em Escravitude, Santa Maria de Cruces, Padrón, com jantar pernoita e pequeno almoço.    

A terceira etapa teve passagem por Santiago de Compostela onde o grupo chegou bem cedo e encontrou a Praça do Obradoiro ainda deserta tendo assistiu depois ao seu progressivo enchimento. Neste local foram compradas as recordações e tentada a obtenção do diploma que certificava a chegada a Compostela através do caminho português, contudo a demora na entrega dos diplomas levou a que os ciclistas do Aro 27 tivessem de abandonar a ideia de os conseguir pois ainda tinha uma longa jornada pela frente.

Foi já a caminho de Finisterra que aconteceu a última paragem para descanso no Albergue O Logoso, na localidade com o mesmo nome. Um local muito tranquilo longe de tudo, propicio ao descanso e reflexão.

A quarta e última etapa deu-se entre O Logoso e Finisterra e aí houve um contratempo, ou seja, um tempo diferente, chuvoso e a pedir mais cautela e contenção quer nos trilhos quer na estrada. Cientes desses da necessidade desses predicados os cicloturistas lograram chegar a Finisterra livres de qualquer perigo e percalço, tirando as merecidas fotos no marco do quilómetro zero debaixo de chuva e vento, mas satisfeitos por terminarem aquilo a que se propuseram.

José Carvalho, motorista e cavalheiro

Quatro dias de grandes pedaladas, algumas de enorme dificuldade, mas que foram ultrapassadas com a força de vontade, o companheirismo, a diversão provocada por diversas situações, os agradáveis abastecimentos sólidos e líquidos e sobretudo o entendimento entre todos que a puxar para o mesmo lado fizeram esquecer as dificuldades do percurso e criaram memórias inesquecíveis para o futuro.

Notas finais para pessoas que tornaram este passeio um verdadeiro sucesso. Para os organizadores que conseguiram que nada faltasse e elaboraram os trajetos que de um modo geral foram do agrado de todos. Para o José Carvalho (Zé), motorista e cavalheiro, da carrinha de apoio, pela sua paciência, capacidade de orientação, ajuda no reabastecimento e todo o profissionalismo com que encarou este apoio em que andava sozinho na carrinha com uma enorme responsabilidade entre mãos e teve um desempenho soberbo, contribuindo em grande escala para o brilhante sucesso desta jornada desportiva e de companheirismo e compromisso. Uma nota também para a esposa do companheiro Alfredo, professora Carla Gonçalves (Pastelaria Pôr do Sol) pela saborosa alimentação que preparou para os almoços dos dois primeiros dias, pela qualidade da mesma, digna dos melhores restaurantes do país. A última nota é para a senhora motorista que transportou os ciclistas de regresso, ajudou em tudo o que pôde para que bens e pessoas ficassem bem acomodados e fez um serviço de condução irrepreensível em que nem a averiguação da guarda civil espanhola, momentos antes de partir, a afetou.

Um passeio cheio de aventuras e recordações, de superações pessoais e de passagem por sítios míticos e de beleza incalculável. Quatro dias de uma outra vida, em que foi possível juntar o útil ao agradável.

Foi tão bom que até já está outra jornada em agenda, mas agora só em bicicletas de estrada e que tem como objetivo fazer o trajeto entre Fafe e Viana do Castelo e regressar.

A família Aro 27 tem vindo a crescer em quantidade e qualidade nos últimos tempos e a consequência disso são estes passeios fantásticos e cheios de vivacidade.  

Sem comentários: