.

.
.

terça-feira, 14 de junho de 2022

IV caminhada Travassós em Movimento teve nota máxima

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

MAIS FOTOS AQUI

Do "Meco" ao baloiço com o Vizela por companhia   

A IV caminhada da ADTTR Travassós Running Fafe voltou a surpreender com um percurso que os 400 participantes não estavam à espera, mas igualmente apelativo e fascinante.  

É esta capacidade de se reinventar e surpreender que atrai centenas de caminheiros que este ano tiveram uma bela surpresa que lhes permitiu ficar com uma recordação diferente, referimo-nos ao Baloiço do Vizela, já na parte final do percurso e um pouco antes dos moinhos de azeite. Uma pequena obra de arte capaz de arrancar sorrisos e de os remeter para a eternidade. 

A caminhada teve como primeiro ponto de referência o marco geodésico de Vale Bom que fica a uma altitude de 514 metros e permite uma vista deslumbrante para as redondezas. Muita gente quis tirar fotos neste aprazível lugar, vulgarmente conhecido por "Meco". 

A caminhada prosseguiu em direção à Barragem de Queimadela para a contornar pelo lado da casa do pescador e dar de caras com um monumento de madeira erigido numa das margens cuja peça escultórica se chama “Rosa dos Ventos”, e resultou de uma residência artística realizada pelo artista alemão Volker Schnüttgen, na Aldeia do Pontido.

Depois de percorrerem os novos passadiços, passarem pela cascata, verem os já veraneantes a relaxar nas margens, os caminheiros passaram pelos velhos passadiços e seguiram até às traseiras do Parque de Campismo, onde tiveram reforço sólido e líquido com fartura, recarregando energia para o resto do percurso.

No pontão da barragem desceram em direção ao rio para apreciarem a beleza das suas margens e serpenteando por entre a natureza foram imitando o rio e somando quilómetros até chegarem ao ex-libris da caminhada, o Baloiço do Rio Vizela, que ao contrário dos já tradicionais baloiços não fica num alto, mas sim perto do leito do rio, onde se podem sentar e ouvir as águas a produzirem deliciosas melodias, apreciando a natureza e relaxando um pouco. 

Algumas centenas de metros à frente, surgia outra sinfonia da natureza com as águas a cantar na zona dos moinhos de azeite. Depois foi a subida final até à capela da Senhora das Graças que devido ao arranjo que foi feito está agora num espaço aprazível e airoso, com o solo revestido de pequenos paralelepípedos, sem dúvida uma obra de grande qualidade e que muito enobreceu este local de onde partiu e chegou a caminhada num percurso circular com uma organização de nota máxima.

A presidente da ADTTR Travassós Running em declarações ao Montelongo desportivo referiu que “foi com uma enorme satisfação e orgulho que vimos a nossa caminhada realizar-se de novo e o nosso muito trabalho reconhecido por todos quanto se desafiaram a percorrer as margens do rio que tanto amamos!”


A dirigente associativa disse ainda que “o baloiço do Vizela foi sem dúvida a atração da caminhada cujo local onde o colocamos não tinha acesso. Foram muitas as palavras de felicitações e agradecimentos pela organização, pelo percurso, pelas paisagens lindas que mostramos. Estamos de coração cheio”.

Obrigada aos participantes, aos patrocinadores e à enorme família Travassos Running Fafe”.

Sem comentários: