.

.
.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Futsal | Leninha vive o jogo e festeja como se não houvesse amanhã

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Fafense nasceu para vencer e convencer 

Com apenas 20 anos, feitos em fevereiro, a jovem fafense Helena Nunes, sobejamente conhecida no futsal nacional como Leninha, já acumulou cinco títulos desde que chegou ao SL Benfica na temporada 2020/21. O último foi conseguido recentemente no reduto da sua anterior equipa o Nun'Álvares. 

A ala já tem na sua conta pessoal 2 Campeonatos nacionais da 1.ª Divisão, 1 Taça da Liga, 1 Supertaça e 1 Taça de Portugal. Na primeira temporada ao serviço das encarnadas disputou 24 jogos e marcou sete golos, na temporada que agora findou apontou 17 golos em 40 partidas realizadas, tendo subido de produção e soltado o génio que há dentro de si.      

Leninha é também uma habitual das Seleções Nacionais, tendo efetuado 24 jogos pelas seleções jovens e 4 pela Seleção A, tendo marcado 12 golos no total dos 28 jogos disputados com o emblema das quinas ao peito. Ao serviço das seleções Jovens foi Campeã Olímpica da Juventude, em Buenos Aires, Argentina.   

Leninha começou por jogar futebol nas escolinhas da AD Fafe, onde se cruzou com outro desportista que se tem destacado a nível nacional, João Resende, também ele jogador do SL Benfica. Na AD Fafe jogou federada em equipas mistas até ao primeiro ano de sub 15, mudando depois de modalidade ao ingressar no futsal do Grupo Nun'Álvares (Fafe) já em equipas femininas, onde se manteve desde 2015/16 até à temporada 2019/20, vencendo vários títulos regionais em todos os escalões incluindo seniores. 

Trata-se de uma atleta cujo universo é a bola, pois desde pequena que toda a gente que a conhece a via com uma bola nos pés e a disputar jogos de bairro com amigos da mesma idade, tendo a maioria das vezes como palco o ringue dos Restauradores da Granja, onde não gostava de perder de maneira nenhuma e deixava envergonhados muitos rapazes pelas suas habilidades e pela capacidade de finalização. Recorde-se que o Bairro da Granja também é o berço de outro futsalista fafense de renome, João Miguel, a jogar na 1.ª Divisão espanhola ao serviço do Ribera Navarra.

Sempre que jogava quer na AD Fafe quer no Nun'Álvares Leninha tinha o dom natural de irritar os adversários e os adeptos destes, pelas suas qualidades e pela forma exuberante como celebrava os golos e outros momentos do jogo, dirigindo muito dos seus festejos à família, sempre presente, principalmente ao seu maior apoiante, o irmão Hugo Nunes.

Leninha tem apenas 20 anos mas uma maturidade a jogar que tem colhido os maiores elogios dos comentadores de futsal nacional que já dizem que se o Benfica não a segurar, algum clube estrangeiro de nomeada na modalidade chamará por ela muito em breve.

As qualidades da Leninha são inatas, às quais junta emotividade, que tanto pode ser alegre como triste, dependendo da feição das partidas. Ela vive o jogo como ninguém e só quem a conhece desde tenra idade sabe como é o seu temperamento, a sua raça, a vontade de vencer e a alegria que sente quando atinge os objetivos. Leninha foi extremamente feliz no GNA, mas agora também o é no Benfica e ela defende os clubes que representa com o máximo de empenho e vive cada conquista como se não houvesse amanhã.   

Esta menina de 1,61 metros de altura é  um símbolo da Cidade de Fafe por tudo o que simboliza para o desporto no feminino, pelo que alcançou em tão pouco tempo e pelo que pode alcançar numa carreira longa e profícua como se adivinha.

Sem comentários: