.

.
.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Div. Honra: AF Braga: Arões, 1 - Silvares, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes
.
Arões adormeceu ao som da sua
própria melodia e foi surpreendido
.
- Samu, um puto irreverente e muito rápido

O Silvares voltou a roubar pontos ao Arões esta época, tendo conseguido um empate a uma bola, depois de, na primeira volta, ter registado uma igualdade a zero. O Arões dominou mas adormeceu e o Silvares aproveitou, com Samu a fazer um belo jogo pela forma como embalava para a baliza contrária nas poucas oportunidades que a sua equipa teve de o fazer. Numa delas sacou uma grande penalidade que veio a dar um ponto à sua equipa.
Apesar da primeira oportunidade do jogo ter pertencido ao Silvares, logo aos cinco minutos, através de Gomes, que se foi desviando dos adversários, numa investida paralela à área contrária para desferir um remate que acabou por embater na barriga de uma aronense.
O jogo decorria mastigado quando a formação aronense chegou á vantagem aos 13 minutos. A bola chegou à área do Silvares depois de um lançamento lateral e Tiago contou com a passividade da defesa contrária para desviar a bola do alcance de Bruno.
A equipa orientada por Luís Alberto criava algum perigo nas bolas paradas e ia ganhando, com alguma facilidade, no jogo aéreo. Um facto curioso é que aos 23 minutos, tanto os centrais Fernando como Antero tinham sido assistidos por sangrar pelo nariz, o que aconteceu em choques acidentais com os colegas da outra equipa.
Aos 26 minutos o Arões esteve perto de ampliar, Raimundo desviou a bola do alcance de Bruno mas Ângelo, de baliza aberta, atirou ao lado. Dois minutos depois, foi Raimundo a ter a possibilidade de chegar ao golo, tendo, no entanto, permitido a intervenção de Bruno.
O Silvares tentou responder de bola parada, aos 34 minutos, contudo o livre que saiu dos pés de Mário Bi foi interceptado pela barreira da casa.
O Arões passou a ter domínio absoluto do jogo desde os 25 minutos tendo eclipsado a formação de S. Martinho e, Luís Alberto, sentiu necessidade de mexer na equipa, tendo tirado Renato e Roberto Martins para a entrada de Preto e Zé Berto. Acabou por resultar.
Até ao intervalo o Arões dominou o resto do jogo mas sem marcar.
O segundo tempo começou da mesma forma que acabou o primeiro, com o Arões a tomar conta da partida.
Aos 59 minutos, Tiago cobrou um livre na esquerda do ataque do Arões, ao primeiro poste, onde apareceu Duarte Nuno, a atirar a bola ao ferro da baliza do Silvares.
A equipa de S. Martinho encolheu e o Arões instalou-se no meio campo do adversário, no entanto sem o fazer com a acutilância e convicção necessárias, vendo o seu jogo aéreo quase sempre anulado.
Mesmo assim, aos 65 minutos, Raimundo atirou, de cabeça, ao lado. A partir daí o Silvares tentou sacudir a pressão, tentando fazê-lo em contra-ataque. Para isso tem uma arma muito boa que dá pelo nome de Samu, um puto irreverente que na época passada jogava nos juniores da AD Fafe e que promete ser um belo jogador.
Aos 70 minutos, num lance de puro contra-ataque, Samu meteu o turbo e entrou na área aronense, onde se encontrou com Pinto, o jogador do Silvares caiu e o árbitro assinalou de pronto a grande penalidade, tendo expuslo o defesa do Arões. Na conversão, Mário Bi marcou o penálti na perfeição, colocado e com força, sem qualquer hipótese para Abreu. Foi contra a corrente do jogo mas o Silvares tem mérito em aproveitar o adormecimento do Arões lutando com as armas que tinha.
A partir daí, Luís Gomes arriscou tudo e, mesmo a jogar com menos um, o golo quase aconteceu. Aos 78 minutos, Tiago reclamou grande penalidade para o Arões e os jogadores do Silvares cartão amarelo para o aronense. O árbitro não atendeu ninguém e mandou seguir o jogo. Um minuto depois, Tiago, de cabeça, ao segundo poste, esteve muito perto do golo. Cinco minutos depois, mas ao primeiro poste o mesmo jogador voltou a falhar de cabeça.
Com o aproximar do final do encontro o Silvares abdicou do jogo e passou a gerir o tempo restante da forma que podia, sempre com contestação da parte contrária.
O Arões terminou o jogo totalmente ao ataque, desguarnecendo a própria defesa onde Beijinhos era o bombeiro de serviço tendo travado uma ou outra tentativa de Samu em progredir.
A última oportunidade do jogo pertenceu ao Arões, com Raimundo a atirar ao lado.
O Silvares teve uma eficácia muito elevada, ao contrário do Arões que dominou o jogo, criou várias oportunidades mas deixou-se embalar pela sua própria melodia, permitindo ao adversário ganhar confiança defensiva, anulando praticamente todo o jogo aéreo, acreditando que, com alguma sorte podia conseguir algo. Assim foi.
Uma nota final para as equipas apresentadas pelos dois técnicos. Principalmente para os jogadores que ficaram no banco de suplentes. No Arões, Luís Gomes deixou no banco, Vitinha, Bruno, Hélder, Romeu e Piruta, para além do guarda-redes Nuno, um banco de luxo, tendo os três últimos acabado por entrar. No Silvares, Luís Alberto, deixou, no banco Rabiola, Celso, Miguel, Preto, Zé Berto, Costa e Mike. O nome mais sonante deste banco, Celso, não entrou na partida. O georgiano Leo não fez parte dos planos do Silvares por se encontrar lesionado e Nelinho também não, mas por estar a cumprir o último jogo de castigo.

Jogo realizado no Campo para a Formação da Juventude de Arões, em Arões S. Romão, Fafe.

Árbitro: Eduardo Miranda, auxiliado por Tomás Santos e João Eiras.

ARÕES SC: Abreu; Pinto, Duarte Nuno, Beijinhos, Zezinho, César (Hélder, 90+1), Ibrahima, Ângelo (Piruta, 75’), António (Romeu, 63’), Tiago e Raimundo. Treinador, Luís Gomes.

GD SILVARES: Bruno Pinto; Neca, Renato (Preto, 39’), Antero, Fernando, Jorginho, Roberto Martins (Zé Berto, 39’), Samú, Luís Miguel (Miguel, 75’), Gomes e Mário Bi. Treinador, Luís Alberto.

MARCADORES: Tiago, 13 e Mário Bi, 71 (g. p.).

.

3 comentários:

Antonio Salgado disse...

so quero apenas deixar um pequeno conselho ao sr Joao Carlos Lopes, pois penso que falha bastante em alguns comentarios.

Inicialmente quero dizer que neste excerto do jogo falta sem duvida referir a falta de fair-play do Silvares que é algo extremamente grave que o arbitro deixou passar impune.

Em segundo o Angelo nao falha de baliza aberta mas o guarda redes toca na bola desviando a sua trajectoria e enganando o miudo, em seguida este sofre um penalty, isto quando antonio faz o passe e os dois defesas do Silvares agarram e o arbitro mais uma vez deixou passar

Em seguida depois de expulsar o jogador do Aroes, Pinto, o arbitro deixou passar um penalty ainda mais claro sobre o Tiago algo de extraordinario, so este senhor nao viu.

Depois o Samu e bom jogador mas por amor de deus ojogo tem 90 minutos e foi a unica vez que ele fez algo de jeito.

Quero dar os parabens a equipa do Aroes que correu Km contudo nao tem sorte nas arbitragens.E o senhor Joao Carlos Lopes tente ser mais imparcial por quem vir diz que voce e do Silvares.

montelongodesportivo@hotmail.com disse...

Ex.m.º Senhor António Salgado, ainda bem que o senhor viu o jogo de outra maneira e eu aceito as suas opiniões, menos no que diz respeito a querer-me conotar com este ou com aquele clube. Aí condeno veemente a sua atitude. Pois acho que não tem razão, apesar de eu admitir que também erro, mas não da forma como o senhor diz. Afinal quem é perfeito? Uma boa parte dos comentários do Arões nem são feitos por mim mas sim por pessoas dessa terra que gostam de colaborar e assinam os textos. Se consegue fazer melhor, força não perca tempo. Nem pense duas vezes e nem olhe para trás. Mas não ponha em causa o trabalho dos outros. Fafe e os fafenses agradecem a sua disponibilidade. Desfazer é fácil construir é que pouca gente gosta. Eu não faço comentários, baseio-me me factos. Mediante o ponto de vista e a posição em que me encontro. Se o senhor viu de outra maneira e de um ponto de vista priviligeado melhor para si. Só tenho que a respeitar, mais nada. Podia contar-lhe a história da moeda mas acho que você, da maneira que se dirigiu a mim, não veria a linha apenas o círculo. Posso comentar a actuação deste ou daquele jogador com o intuito de o ajudar a iniciar a carreira ou elogiar a sua atitude, no que respeita aos outros jogadores, mas com base naquilo que eles fazem. Quanto ao Ângelo, trata-se igualmente de um belo jogador, que veio dos juniores do Arões e já tem marcado golos. Tem merecido o devido destaque quando o deve merecer. Leia os outros cometários a este jogo na imprensa que esteve realmente presente e vai ver se merece a pena atacar as pessoas, dizendo coisas no plural quando as mesmas devem ser ditas no singular. Ou então diga-me onde tenho sido imparcial nos "meus comentários".
Aquilo que o senhor se refere do Fair Play está lá escrito, por outras palavras. Não fiz desenhos porque aqui não dá para os fazer. O problema é que quando vimos as coisas apenas de um lado, tudo o resto parece mentira, não é senhor António Salgado?.
os meus quase 30 anos de jornalismo dispensam os seus conselhos embora respeite a sua opinião, mas se se acha com capacidade para fazer cometários aos jogos do Arões, força, mande os textos que eu publico e até agradeço antecipadamente. Não se esqueça das fotos.
Senhor António Salgado, não olhe só para o copo vazio, olhe para a parte cheia também.
Fico à espera dos seus textos isentos e imparciais. Se quiser, da próxima vez vá para a cabine connosco e ajude-nos a ver melhor.
Tudo de bom para o senhor e para o desporto fafense. Este blog/jornal nasceu para divulgar o desporto fafense, mas como disse atrás, se acha que faz melhor faça um também, ou então tem dois jornais em papel para escrever. Não falta quem diz que faz melhor falta mesmo é quem faça melhor.

Para lhe ser sincero, da forma como se dirigiu a mim e pelo que disse, nem merecia que publicasse o comentário, Mas como sou democrata e imparcial fi-lo, com os devidos reparos claro. Volte a ler o texto e veja bem o que está lá escrito mas leia com calma e abstraia-se da paixão do seu clube. Vai ver que muda de opinião. Por vezes o problema não vem daquilo que se lê, mas da forma como se lê.

Um abraço cordial.

João Carlos Lopes

Antonio Salgado disse...

senhor Joao Carlos Lopes peço imensa desculpa pelo modo que me dirigi para si, e tem toda a razao pois eu gosto muito de ler as noticias que voce escreve e ate porque como um bom fafense que sou gosto de acompanhar o fafe tambem.Em relação ao meu texto se calhar foi um pouco mau da minha parte pois se calhar na hora ainda estava a digerir os pontos perdidos, pois para alem do fafe gosto do aroes. So um aparte agora o miudo Angelo nao foi formado no aroes mas sim no FcPorto e no Vitoria de Guimaraes. Em relação ao senhor sempre que puder enviarei a minha opiniao sobre o jogo para o senhor depois comparar com as restantes e entao escrever o seu texto para os fafenses lerem.
Mais uma vez peço imensa desculpa, e continue o bom trabalho.

Um abraço

Antonio Salgado