.

.
.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ciclismo: Francisco Marinho é sócio honorário da ACM

Texto e foto: João Carlos Lopes

Justa e merecida distinção a
quem muito fez pelo ciclismo

O fafense Francisco Marinho foi distinguido com o grau de sócio honorário da Associação de Ciclismo do Minho por ocasião da Gala de Encerramento da época Desportiva 2009, ocorrida no dia 21 de Novembro no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães.
Uma iniciativa que contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Artur Lopes, Delmino Pereira (Vice-Presidente da FPC), os vereadores do desporto Amadeu Portilha (Guimarães) e Rui Pereira (Esposende), bem como representantes da Câmara de Famalicão e de outras autarquias minhotas, entre outras individualidades.
Francisco Marinho foi um dos três novos sócios honorários distinguidos. Os outros dois são Amâncio Passos e António Lino da Costa Ribeiro, este a título póstumo.
O antigo Ciclista fafense e grande dinamizador da ACM e do ciclismo em Fafe, já havia sido homenageado em Março deste ano, aquando da cerimónia protocolar do Prémio Cidade de Fafe (Prova de abertura de cadetes - Nacional).
Francisco Costa Pereira Marinho é natural de Fafe, onde nasceu a 20 de Agosto de 1940. Como ciclista, participou em seis edições da Volta a Portugal em Bicicleta, em representação da equipa do Académico Futebol Clube, e numa Volta a Espanha, esta em representação da Selecção Nacional.
Este ilustre fafense foi um dos fundadores da Associação de Ciclismo do Minho. Em Fafe foi uma das figuras que mais fez pelo ciclismo, tendo impulsionado no ano de 1976 a criação da secção de ciclismo da Associação Desportiva de Fafe que participou na Volta a Portugal desse ano, tendo exercido a função de Director Técnico da equipa. De resto, muitas das provas de ciclismo que se efectuaram em Fafe nas décadas de setenta e oitenta tiveram o cunho deste conhecido fafense.
Na altura da homenagem, numa cerimónia emocionada e muito aplaudida, os responsáveis da ACM, consideraram que: "ao promover esta pequena e singela homenagem, a Associação de Ciclismo do Minho pretendeu evocar a pessoa de Francisco Marinho, natural de Fafe contanto com 68 anos, vividos no entusiasmo do equilíbrio das duas rodas".
Os mesmos responsáveis frisaram ainda: "queremos destacar o contributo de Francisco Marinho ao ciclismo nacional durante a década de cinquenta, período em que participou em várias edições da Volta a Portugal, entre um sem número de outras provas de nomeada, assim como o contributo para o desenvolvimento da modalidade no Minho e em Fafe".

Sem comentários: