.

.
.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

No 52.º Aniversário da AD Fafe apelou-se à união de esforços

Texto e fotos: João Carlos Lopes

"Queremos voltar a subir de divisão"

A Associação Desportiva de Fafe comemorou de forma simples e singela o seu 52.º aniversário, num restaurante da cidade, onde não faltou a presença do presidente da Câmara Municipal José Ribeiro e dos vereadores Antero Barbosa e Pompeu Martins, bem como do representante da Associação de Futebol de Braga, Álvaro Dantas e do Pároco da Cidade, Padre Lopes, todos a ladear, na mesa presidencial, o presidente da Direcção Albino Salgado. Este jantar foi precedido de uma missa solene evocativa do momento e em homenagem aos sócios já falecidos.

Na hora dos discursos, o presidente da Direcção, Albino Salgado, congratulou-se, pelo facto de ver cada vez mais juventude presente nestes jantares pois considera que o Fafe depende dos jovens para se orientar no futuro.

Não perdeu tempo o presidente a dizer que “a oposição está sempre contra o que a Câmara faz pelo Fafe mas quando são convidados para estar presentes em momentos como o do aniversário, nunca comparecem. Disseram-me que vinham e não compareceram, o que me deixa muito triste”, disse.

Albino Salgado agradeceu aos sócios de 25 e 50 anos por estarem estes anos todos do lado do clube, nos bons e nos maus momentos. Elogiou ainda o trabalho do excursionista Costa que durante a pretérita época fez várias excursões para acompanhar o Fafe tendo, muitas vezes, perdido dinheiro mas nunca deixou de o fazer e esteve sempre presente em todos os momentos.

Para o presidente do Fafe, os objectivos para a época 2010/2011 passam por voltar a subir de divisão, ou seja, ascender à II Liga. Nesse sentido afirmou: “não vai ser fácil mas vamos tentar fazê-lo. Também ninguém acreditava que subíamos para a 2.ª Divisão B e conseguimos, tendo, em ano de crise e de dificuldades conseguido motivar o plantel e os sócios”.

“Precisamos do apoio de toda a gente para fazermos ainda mais e melhor”, disse igualmente. Nesse sentido, o presidente arrancou sorrisos quando, se virou para o Padre Lopes, que estava na mesa presidencial e lhe pediu para que junto dos seus colegas padres passassem a mensagem nas igrejas de apoiar o clube incentivando as pessoas a se tornarem sócias do mesmo. A mesma mensagem dirigiu aos presidentes das juntas de freguesia do concelho e revelou que já é difícil o que se está a fazer no Fafe.

Salgado afirmou também, que “não nos podemos lembrar do Fafe só no dia 28 de Junho que é quando faz anos mas sim estar ao lado do Clube todos os dias, ande o mesmo bem ou mal. Em conjunto iremos muito longe”.

Dirigiu-se depois ao presidente da Câmara de Fafe dizendo que o mesmo tem ajudado muito a ADF e que tem sido incansável dizendo mesmo que sem esse apoio não aguentava tanto tempo. O Fafe passou por muitas dificuldades e a Câmara nunca nos abandonou”, asseverou.

No uso da palavra, o presidente da edilidade, José Ribeiro, congratulou-se pela celebração do 52.º aniversário da AD Fafe coincidir com a subida de divisão. Salientou que os sócios de 25 e 50 anos são um exemplo de amor e dedicação ao clube e um exemplo para outros associados.

Nesse sentido, o edil disse que o Fafe tem um grande número de adeptos fiéis e nem todos os clubes se podem gozar disso. Vamos tentar multiplicar o número de sócios que acompanham o Clube aos Domingos. “Eu também quero que a AD Fafe suba de divisão mas que o faça com os pés assentes na terra. Sou presidente da Câmara desde 1998 e dei sempre o mesmo tipo de apoio, umas vezes mais outras menos conforme as solicitações e possibilidades. Até hoje considero que o Albino Salgado tem feito o trabalho que é necessário fazer dentro dessa perspectiva. Nesta altura o orçamento do Fafe é um terço daquilo que era há dez ou doze anos atrás em que se dizia que o Clube ia acabar”, argumentou.

O edil relembrou ainda: “foi-se recuperando o clube aos poucos e dando-lhe credibilidade. Eu apoiarei enquanto o projecto for feito à dimensão da nossa terra e dentro das possibilidades da mesma. O desafio de subida lançado por Albino Salgado exige que todos dêem muito mais e que mais gente contribua. Nunca abdicarei da minha independência e liberdade. José Ribeiro falou também de um projecto cujos pormenores não quis revelar mas que visa ajudar o Clube, com a conjugação de vontades fafenses.

O presidente da Câmara falou igualmente da criação de um novo Parque Municipal de Desportos o qual deve estar concluído no início da época 2012/2013, altura em que formulou o desejo de o Fafe estar a disputar uma divisão superior. “Com a colaboração de todos, Fafe tem condições para ter um clube na 1.ª Liga, isto se continuarmos a trabalhar de forma sustentada”, certificou.

Depois dos discursos seguiu-se a entrega de diplomas e de emblemas de 25 e 50 anos aos sócios, bem como a tomada de posse do Concelho Geral, tendo comparecido oito dos treze elementos que a compõem, incluindo o seu presidente, Carlos Gonçalves.

Com os parabéns e o cortar do bolo de aniversário encerrou mais um aniversário da AD Fafe que contou com a presença de mais de meia centena de pessoas, com sócios de todas as idades, incluindo um com apenas oito anos de idade mas com o mesmo número de anos de filiação, José Pedro Batista.
.

Sem comentários: