.

.
.

domingo, 11 de julho de 2010

Suíça venceu o Mundialito de Fafe

Texto: João Carlos Lopes/Foto: Ricardo Guedes
.
“Nós somos os campeões”
.
Chegou ao fim o Mundialito de Fafe com a Suíça a vencer no jogo de atribuição do campeão a Nigéria por 3-1. Foi uma partida difícil para os dois conjuntos, muito equilibrada e só decidida no prolongamento. “Os Melrinhos” (Suíça), encantaram com o seu futebol perfumado, saindo do torneio a assobiar o “We are de Champions”.
.
Depois de tudo o que rodeou a partida em que inclusive se dizia que a Nigéria poderia não comparecer porque os seus jogadores tinham ido de férias o jogo acabou mesmo por se realizar com a equipa a reforçar-se com jogadores de peso para este derradeiro jogo.
.
Quem não se apoquentou com o adversário foram os jogadores da Suiça, liderados por Delfim Sepúlveda e Artur Hintze, pois entraram em campo com a mesma postura e ambição de sempre, numa união saudável e uma camaradagem acima do vulgar.
.
As vitórias da Suiça neste torneio começavam sempre com a boa disposição no balneário, com o respeito entre colegas e pelo acreditar que cada jogo, com maior ou menor dificuldade seria sempre para ganhar.
.
Aos poucos os adversários foram-se rendendo ao futebol pragmático praticado pelo cinco base dos helvéticos fafenses.
.
Neste jogo da final o jovem e promissor jogador do Arões, Ângelo, inaugurou o marcador ainda no primeiro tempo com um golo que resultou de uma bela jogada individual. O intervalo chegou com esse golo a fazer a diferença para a Suiça, que, no entanto, teve mais oportunidades que a Nigéria para marcar novamente.
.
No segundo tempo o guarda-redes da Nigéria fez uma exibição do outro mundo negando sistematicamente o golo a remates bem conseguidos de Romeu, Tiago e Ângelo, levando ao desespero estes jogadores.
.
Na Nigéria, Bijou revelava-se, pela sua experiência como o jogador mais perigoso, essencialmente nas acções ofensivas e nas movimetações que fazia para ganhar espaço. Ms outros jogadores mostravam agressividade e qualidade futebolística. Vítor Beijinhos, Tiago Nogueira e Rui Nogueira estavam entre esse naipe de jogadores.
.
Seria mesmo um remate quase sem ângulo de Rui Nogueira a surpreender o excelente guarda-redes da Suíça, Hélder Ranza já muito perto do final dos quarenta minutos de jogo. Este guarda-redes ainda foi preponderante quando a Nigéria ganhou força anímica com o golo e passou a estar momentaneamente por cima na partida.
.
Com um empate a uma bola no tempo regulamentar chegou-se ao prolongamento onde as equipas tentaram desfazer o nó. Ao fim da primeira parte deste tempo extra manteve-se a igualdade. No segundo tempo, a Suíça voltou a passar para a frente do marcador com Tiago a cobrar de forma sublime um livre directo e a surpreender o quase imbatível guardião nigeriano.
.
O mesmo Tiago acabou por dar o golpe de misericórdia ao fazer o 3-1.
A perder, os nigerianos, tentaram dar o tudo por tudo mas a concentração defensiva da Suíça não permitiu veleidades.
.
Apesar de algumas quezílias, próprias do futebol, durante o jogo, no final reinou o Pair Play e os vencedores festejaram ao som do “We are de Champions” .
.
Os campeões deste Mundialito de Fafe são: Hélder Ranza, Cambalhota, Romeu, Ângelo, Tiago, Raimundo, Bertinho, Artur Hintze (jogador/treinador), Carlos, Ricardo Paneira, Lopes e Delfim Sepúlveda (treinador).
.
Montelongo Desportivo agradece o gesto carinhoso de toda a equipa ao entregar ao seu repórter e mais fervoroso adepto da Suíça o troféu ganho neste concorrido torneio.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só te falta dizer que provavelmente, foste o jogador mais velho a marcar num mundial...

abraço