.

.
.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Volta a Portugal de Juniores - 29 de Julho a 1 de Agosto

.
Com a participação do fafense
Rui Rodrigues (ASC Vila do Conde)
.
De 29 de Julho a 1 de Agosto o pelotão de juniores vai disputar a 5ª Volta a Portugal de Juniores, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo. Depois de um inédito prólogo no velódromo nacional (contra-relógio por equipas), o pelotão terá que percorrer um total de 304 quilómetros repartidos por três etapas (Velódromo Nacional - Vale de Cambra, Gandra - Gandra e Guimarães - Moreira de Cónegos).
.
A importante competição para a categoria de juniores contará com a participação de praticamente todas as equipas nacionais e algumas formações mistas e estrangeiras, nomeadamente da vizinha Espanha.
Totalizando 304 quilómetros, as três etapas da prova desenrolam-se na área de jurisdição de três associações regionais de ciclismo (Minho, Aveiro e Porto), com passagem por localidades como Oliveira do Bairro, Aveiro, Albergaria, Sever do Vouga, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Gandra, Paredes, Penafiel, Sobrado, Rebordosa, Guimarães, Caldas das Taipas, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Vila das Aves, Vizela e Moreira de Cónegos.
.
A partida para a 5ª edição da Volta a Portugal de Juniores será dada no dia 29 de Julho, pelas 16 horas, com a realização de contra-relógio por equipas no Velódromo Nacional (Sangalhos - Anadia). O arranque inovador definirá os portadores das camisolas de liderança na primeira etapa.
.
No dia 30 de Julho, às 12h25, os corredores partirão do Velódromo Nacional para a primeira etapa que terminará em Vale de Cambra. Ao longo dos 109 quilómetros do percurso, o pelotão terá que enfrentar as dificuldades de duas contagens de montanha em Boialvo (2ª categoria) e Arrifaninha (3ª categoria), além de duas metas volantes (Albergaria e Vale de Cambra).
.
A segunda etapa, a disputar no dia 31 de Julho, começará e terminará em Gandra (Paredes), totalizando o percurso 98,2 quilómetros. Os jovens atletas terão pela frente prémios de montanha em Casadelo (2ª categoria) e Rebordosa (3ª categoria) e metas volantes em Vilela e Terronhas.
.
A última e decisiva etapa, a disputar no dia 1 de Agosto, começará em Guimarães e terminará na Vila vimaranense de Moreira de Cónegos. O percurso da terceira etapa, na extensão de 96,6 quilómetros, inclui contagens de montanha na Morreira (3ª categoria) e Raimonda (2ª categoria), assim como metas volantes em São Cosme do Vale e Moreira de Cónegos.
O percurso das três etapas da prova integra passagens pelo local da meta antes de concluído o respectivo percurso.
.
A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Juniores, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, é patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, jovem empresa de Guimarães, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.
.
A camisola azul da Volta a Portugal de Juniores, símbolo da liderança da classificação da montanha, é patrocinada pela empresa “Guimarpeixe” (empresa de transformação, comercialização e distribuição de produtos alimentares congelados) e a camisola verde, da classificação por pontos, é patrocinador pela Auto Terror (empresa de Rent-a-Car de Felgueiras). Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
.
A 5ª edição da Volta a Portugal de Juniores conta ainda com o apoio das seguintes entidades: Juntas de Freguesia de Gandra e Moreira de Cónegos, Câmara Municipal de Vale de Cambra, Câmara Municipal de Anadia, Velódromo Nacional - Centro de Alto Rendimento, Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), FullWear (fornecedor das camisolas de liderança), Fullsport, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Jopedois, Remáquinas, Diário do Minho (jornal oficial), Grupo Santiago, Mourão Tel, Ciclismo a fundo (revista oficial) e Velódromo Nacional - Centro de Alto Rendimento.
.
RESUMO DAS ETAPAS
.
Prólogo – Quinta-feira, 29 de Julho de 2010
Sangalhos – Velódromo Nacional (Centro de Alto Rendimento - Anadia)
PARTIDA: 16h00 (Contra-relógio por equipas)
.
1ª Etapa - Sexta-feira, 30 de Julho de 2010
Velódromo Nacional (Anadia) - Vale de Cambra (109 Kms)

PARTIDA: 12h25 Sangalhos, Centro de Alto Rendimento - Velódromo
CHEGADA: 15h17 Vale de Cambra, Av. Infante Dom Henrique
PRÉMIOS MONTANHA: Boialvo (2ª categoria) e Arrifaninha (3ª categoria)
METAS VOLANTES: Albergaria e Vale de Cambra
.
RESUMO DO PERCURSO: Velódromo Nacional, Sangalhos, Oliveira do Bairro, Oiã (12h42), Costa do Valado, Aveiro (13h01), Cacia, Albergaria (13h28), Sobreiro, Valmaior, Mouquim, Póvoa (13h42), Foz, Poço de Santiago, Sever do Vouga (13h56), Boialvo (14h15), Decide, Cartim, Vale de Cambra (14h29), Arrifaninha (14h38), Nogueira do Cravo (14h44), São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra.
.
2ª Etapa - Sábado, 31 de Julho de 2010
Gandra - Gandra (98,2 Kms)
.
PARTIDA: 13h27 Gandra, Av. Padre Luís Pinto Carneiro
CHEGADA: 16h01 Gandra, Av. Padre Luís Pinto Carneiro
PRÉMIOS MONTANHA: Casadelo (2ª categoria) e Rebordosa (3ª categoria)
METAS VOLANTES: Vilela e Terronhas
.
RESUMO DO PERCURSO: Gandra, Sobrado (13h42), Lordelo, Cristelo (14h02), Paredes (14h10), Guilhufe, Penafiel (14h17), Pieres, Rans, Galegos, Oldrões, São Vicente (14h30), São Paio de Portela, Ameixede, Canelas, Casadelo (14h46), Capela, Lagares, Fonte Arcada, Paço de Sousa (15h06), Parada de Todeia, Sobreira, Recarei, Terronhas (15h27), Gandra (15h35), Astromil, Vandoma, Rebordosa (15h44), Gandra.
.
3ª Etapa - Domingo, 1 de Agosto de 2010
Guimarães - Moreira de Cónegos (96,6 Kms)
.
PARTIDA: 11h25 Guimarães - Estádio D. Afonso Henriques
CHEGADA: 13h48 Moreira de Cónegos – Rua Comendador Joaquim Almeida Freitas
PRÉMIOS DE MONTANHA: Morreira (3ª categoria) e Raimonda (2ª categoria)
METAS VOLANTES: São Cosme do Vale e Moreira de Cónegos
.
RESUMO DO PERCURSO: Guimarães, Fermentões, Vila de Ponte, Caldas das Taipas (11h38), Morreira, Esporões (11h53), São Vicente de Penso, Escudeiros, Portela (12h05), Telhado, São Cosme do Vale, Vila Nova de Famalicão (12h22), São Tiago de Antas, Avidos (12h31), Caldas da Saúde, Santo Tirso, Rebordões (12h49), Vila das Aves, Lordelo, Moreira de Cónegos (13h06), Vizela, Raimonda (13h26), Lamoso, São Tomé de Negrelos, Vila das Aves (13h45), Lordelo, Moreira de Cónegos.
.

Sem comentários: