.

.
.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pedestrianismo - Restauradores vão às laranjas em Tondela

.
Texto: Restauradores da Granja
.
Rota dos Laranjais

Castelões – Tondela - 18/07/2010

A próxima proposta da Secção de Montanhismo dos Restauradores da Granja é percorrer, no dia 18 de Julho de 2010, na freguesia de Castelões, concelho de Tondela a PR1 TND “Rota dos Laranjais”.


O PERCURSO

Inicia-se esta caminhada pelo circuito de manutenção existente no Santuário do Coração de Maria, que conduz a uma visita à povoação de Portela e seguimos o caminho da igreja, em direcção a Costa da Várzea.

No Cacharral, segue-se até à povoação de Eiras para conhecer a Fonte Funda e Fonte de Chafurdo, os seus moinhos de água, o Poço Silveira, uma queda de água e o açude. A caminhada prossegue pelo caminho fundo para a localidade de Quintal, cuja toponímia nos reporta à família de Antero de Quental, que com a sua presença deu origem ao nome destas paragens, e onde pode visitar-se a capela de Nª Senhora da Conceição, as casas brasonadas e a Fonte de Stº António.

Logo a seguir, subindo o caminho do povo, encontra-se a Quinta da Cruz com uma grande extensão de castanheiros e a sua casa solarenga em ruínas, e um eucalipto centenário com uma dimensão imponente, que a 1,5m do solo apresenta um perímetro de 12m.

Ao passar a quinta, até chegar ao Cruzeiro percorre-se o Caminho das Ladaínhas, também percorrido pelos fieis no dia da Festa da Cruzes, que saindo da Igreja Matriz segue em procissão, até Guardão.

Esta é uma das celebrações religiosas mais importantes desta zona, que decorre na Quinta-feira de Ascensão, em Maio e na qual participam várias freguesias.

Continuando pelos carreiros, pouca é a distância a percorrer até Vila de Rei, aldeia com inúmeros exemplos de casas que conservam a traça tradicional utilizando maioritariamente o granito na sua construção, e onde se pode visitar a capela de Stº António. É ainda possível conhecer uma casa brasonada, o cruzeiro da aldeia, diversas almas.

É altura para uma merecida pausa no parque de São Lourenço, preparatória e necessária para em seguida vencer o declive acentuado em direcção à povoação de Figueiral, onde se vê a Capela de S. Simão e as almas, e se pode visitar a Central Eléctrica e o Poço da Grade que é uma belíssima queda de água. Este é também um local privilegiado para observar a paisagem da encosta da Serra do Caramulo que protege e envolve todo o Vale de Besteiros.

Depois, ao longo do Rio de Castelões abraçado por pomares de citrinos, segue-se pelo caminho dos moinhos onde, como o nome indica se observam alguns moinhos antigos, agora desactivados aguardando recuperação.

Atravessando o rio na Costa, segue-se pelo Rego de Regadio, nome dado pelo povo ao caminho acompanhado, de um lado e em toda a sua extensão, pelas águas de rega dos campos, do outro pelas as águas da Ribeira e pontualmente alguns moinhos.

Por fim surge a povoação de Ribeiro onde, além do cruzeiro, da ponte da aldeia e dos fontanários, se pode visitar a Igreja Matriz e percorrer a povoação ao longo dos caminhos que levam ao Santuário do Coração de Maria.

Fonte: www.cm-tondela.pt

Data: 18 de Julho de 2010, domingo

06:50 horas: Concentração da Central de Camionagem de Fafe

07:00 horas: Saída do autocarro

09:15 horas: Abertura do Secretariado no Parque Coração de Maria (Castelões)

09:30 horas: Início da caminhada

13:00 horas: Fim da caminhada e almoço

15:00 horas: Actuação do Grupo de Cavaquinhos de Castelões

Distância a percorrer: Cerca de 7,5 km

Grau de Dificuldade: Médio/baixo.

Duração: Cerca de 3,5 horas

Taxas de Inscrição:


1. Caminhada, autocarro, t-shirt e almoço:

Sócios: 18,00 Euros

Não Sócios: 21,00 Euros


2.Caminhada, t-shirt e almoço:

Sócios: 10,00 Euros

Não Sócios: 13,00 Euros


3.Caminhada e t-shirt

Sócios: 3,00 Euros

Não Sócios: 6,00 Euros

Seguro: 3,50 Euros por cada participante não portador de Carta de Montanheiro pago até 15 de Julho.

Organização:

- Restauradores da Granja/Fafe – Secção de Pedestrianismo

Apoios:

- Junta de Freguesia de Fafe

- Junta de Freguesia de Castelões

- Câmara Municipal de Tondela

- Jornal “Correio de Fafe”

- Blog – Montelongosdesportivo http://montelongodesportivo.blogspot.com/



939 253 134 (Américo Lapa)

963 215 968 (Nelo Lobo)
.

Sem comentários: