.

.
.

sábado, 4 de dezembro de 2010

1.ª Div. AF Braga: Silvares, 0 - Pica, 2

Texto e foto: João Carlos Lopes
Com tons de laranja
O Silvares recebeu e perdeu com o Pica por 2-0, em jogo cujo resultado fica marcado pela dualidade de critérios da equipa de arbitragem. Aos dois minutos Vasco sentiu um encosto na área, num lance de futebol aéreo dividido, e o árbitro, em cima do lance, nada marcou mas acabou por cumprir a instrução do seu auxiliar, alguns segundos depois, assinalando grande penalidade e, aos 82 minutos, Nuno, do Silvares, levou um encosto idêntico ao atrás descrito, também num lance dividido, e os mesmos protagonistas vestidos de laranja nada assinalaram. Depois disso, aos 85 minutos, a falta que originou o segundo golo do Pica foi precedida de outra a favor do Silvares também não assinalada.
Na verdade, o lance da grande penalidade em que praticamente nenhum árbitro marca falta, nem mesmo o próprio repetiu no mesmo jogo, alterou desde logo tudo, por tão madrugador que foi.
A partir daí, o penálti ocorreu no minuto dois, o Silvares tentou chegar á igualdade e o Pica passou a jogar em contra-ataque, explorando a velocidade do ainda rápido Álvaro e de Nelinho, contando com um bom desempenho de Malhado, principalmente quando actuava na missão de médio defensivo, a qual desempenhou na perfeição, mantendo a mesma bitola quando teve que recuar para central aos 69 minutos, altura em que Martinho foi expulso. Ao Pica também valeu o facto de ter um grande guarda-redes, pois Rui dá uma segurança enorme na sua posição, cortando todo o mal pela raiz.  
Se não fosse aquele lance da grande penalidade logo no início o Pica vencia na mesma? Talvez vencesse, porque tem melhor equipa que o Silvares, em termos colectivos e individuais. Tem até jogadores no banco que podiam ser titulares indiscutíveis no Silvares. Tacticamente bem e tecnicamente pobre ainda que tivesse conseguido o principal do jogo, os três prontos. Neste jogo viu-se mais Silvares do que Pica e a prova disso foram os inúmeros cartões amarelos mostrados aos jogadores da equipa que actuou como visitante, pois muitas vezes teve que recorrer á falta para travar os homens do Silvares que não temeu o valor do adversário e jogou de peito aberto.
O Pica marcou por Vasco aos 2 minutos da forma já descrita. O Silvares respondeu aos quatro, com Pinto a marcar livre directo que saiu um palmo acima da trave.
Aos 18 minutos, Nelinho, em frente da baliza atirou contra um defesa do Silvares e aos 21, o mesmo jogador isolou Vasco, tendo este fintado o guarda-redes e depois se deixado antecipar.
Aos 24 minutos, Samu fintou dois jogadores do Pica mas acabou por rematar frouxo e à figura de Rui. Um minuto depois foi Ruben a fazer um “slalom” e a rematar fraco também.
Aos 27, Álvaro isolado contou com o arrojo de Vitinha para negar o golo ao jogador do Pica. Na recarga, Nelinho atirou por cima.
O Silvares terminou a primeira parte a pressionar e só não chegou ao golo porque Rui fez uma boa defesa a uma recarga de Samu.
Na segunda parte o jogo decaiu de qualidade. O Silvares voltou a procurar o golo e o Pica continuou a usar o contra-ataque.
Aos 57 minutos, Pinto cobrou um canto e Ferruge, de cabeça, atirou ao lado da baliza de Rui.
Aos 58, mais um contra-ataque do Pica, com Álvaro, Nelinho e Fred, com remate de este último, a não conseguirem bater Vitinha.
Aos 59 minutos o Pica ficou reduzido a dez elementos por expulsão de Martinho que em três minutos acumulou dois cartões amarelos. A partir daí a equipa recuou ainda mais, fechando-se praticamente no seu meio campo.
Aos 82 minutos registou-se o tal lance em que o árbitro não usou o memo critério que utilizou ao marcar a grande penalidade que por sinal até foi na mesma área e com o mesmo auxiliar.
Aos 85 minutos o árbitro e o auxiliar que estava mesmo em cima do lance deixaram passar uma falta a favor do Silvares que originou outra a favor do Pica, tendo saído daí o segundo golo, com Fred a aparecer solto na área e a desviar.
Até final ainda houve um livre a favor do Silvares que Pinto atirou contra a barreira e outro lance para o Pica, com o guarda-redes fora da baliza tendo valido Ivo II a limpar o lance.
O árbitro foi a pior equipa em campo, pois esteve mal em vários aspectos. No capítulo técnico esteve mal e no disciplinar nem sempre puniu de acordo com o que era exigido no momento, ora exagerando, ora omitindo.
Jogo realizado no Campo Professor Manuel José Dias, em Silvares S. Martinho, Fafe
Árbitro. José Augusto Pereira, auxiliado por Pedro Oliveira e João Pinheiro.
GD SILVARES: Vitinha; Ivo I, Cristiano, Rui, Pinto, Jorginho, Nuno, Ruben (Manel, 56), Samuel, Buba (Ferruge, 46) e Hugo (Ivo II, 32). Treinador, Luís Alberto.
PICA: Rui; Tiago, Martinho, malhado, Álvaro (Richa, 74’), Fred, Vasco (Castro, 69), Nelinho (Paulo Russo, 62), Peixoto, Davide e Gome. Treinador, Carlos Salgado.
MARCADORES: Vasco, 2 (gp) e Fred, 85.
.

1 comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.