.

.
.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Futebol – 2.ª Div. B: AD Fafe, 0 - Macedo de Cavaleiros, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes
Faltou quase tudo!
- Equipa anda triste e desanimada
A AD Fafe perdeu pela terceira vez consecutiva no seu terreno e caiu para a sétima posição na tabela classificativa. O Macedo de Cavaleiros beneficiou de um erro defensivo fafense para marcar o único golo da partida e conseguir os três pontos mas, diga-se em abono da verdade, que os transmontanos foram a melhor equipa em campo, pois deram um lição táctica, aos fafenses, principalmente depois de chegarem à vantagem. O Fafe revela-se, agora, uma equipa triste e desmotivada e isso faz dó a quem já viu estes mesmos jogadores brilharem como o sol.
O Fafe discutiu o jogo taco a taco praticamente até sofrer o golo mas, depois disso, não teve arte para conseguir empatar e apesar de ter mostrado vontade no segundo tempo, faltou-lhe arte, chama, velocidade, alegria e confiança para contrariar um Macedo de Cavaleiros a jogar com tranquilidade e motivação.
Apesar do jogo ter estado equilibrado até aos 24 minutos, não foram muitas as ocasiões de golo para as duas equipas, aliás esse epíteto esteve quase como o tempo frio e ventoso, com o público a procurar o sol que bafejava a bancada descoberta e a deixar a bancada principal praticamente nua. Mesmo assim viu-se uma das assistências mais fracas da época.
Os transmontanos tiveram uma ocasião de relativo perigo aos nove minutos quando Luís gancho tentou antecipar-se ao guarda-redes Ricardo e Zé Manel e o Fafe teve um remate de Jorginho, com este a flectir para o centro do terreno e a disparar de pé esquerdo, tendo enviado a bola ao poste da baliza de Cleiton.
Aos 24 minutos, numa bola despejada para a área fafense, surgiu o golo de Carlitos a aproveitar o desentendimento entre um defensor e o guardião do Fafe, com este a não fazer tudo o que estava ao seu alcance.
O Fafe praticamente que não conseguiu reagir muito por culpa do dispositivo defensivo montado pelos transmontanos que vigiavam de perto os fafenses e não lhe permitiam uma reacção eficaz, obrigando ao erro e aos passes longos.
Até ao intervalo foi a equipa transmontana controlou a partida mas quase sobre o apito, Jorginho aproveitou uma insistência de Filipe para obrigar Cleiton a efectuar uma grande defesa. O Macedo ainda retorquiu com Rambé a rematar de cabeça sobre a trave da baliza fafense.
No segundo tempo notou-se a reacção do Fafe mas foi o Macedo de Cavaleiros o primeiro a ter a oportunidade de marcar com Rambé a cabecear ao lado, numa bola puxada ao segundo poste.
Notou-se a vontade de fazer mais e melhor por parte dos fafenses mas também foi notória a impotência para o fazer, perante um meio campo transmontano muito povoado. Perante uma equipa forte e personalizada como se revelou o Macedo de Cavaleiros a vontade dos fafenses enfermava de convicção o que resultava em passes errados e cruzamentos desmedidos.
O árbitro passou despercebido até aos 65 minutos, altura em que expulsou o médico dos visitantes.
Aos 66 minutos, perante a impotência da equipa, Agostinho Bento retirou de campo Filipe e Bruno Pereira e fez entrar Miguel Veiga e João Nogueira. Sem espaços, estes jogadores acabaram por esbarrar nos mesmos problemas dos seus companheiros.
Aos 70 minutos Rambé assustou os fafenses ao levar perigo junto da baliza de Ricardo.
Aos 76 minutos e já em desespero de causa, o treinador fafense tirou o defesa João Carneiro e fez entrar o avançado Jader mas os problemas de penetrar na bem escalonada defesa do Macedo de Cavaleiros persistiram.
Aos 80 minutos Silvestre cruzou ao segundo poste onde Mike tentou servir Miguel Veiga mas a bola foi interceptada, tendo resultado em canto.
Aos 81 minutos o árbitro expulsou o treinador adjunto do Macedo de Cavaleiros e aos 90 mandou levantar a placa com seis minutos de compensação.
Já em período de descontos, Bijou perdeu uma bola para Nuno Meia e podia ter sentenciado o jogo mas precipitou-se no remate permitindo a defesa a Ricardo.
Aos 94 minutos o Fafe fez uma jogada de ataque e ficaram seis jogadores na frente, sem recuperarem, enquanto o Macedo de Cavaleiros contra-atacava. Esta foi a imagem do desânimo e da impotência revelada pelos fafenses.
  
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, Rui Fernandes (CA Viana do Castelo), auxiliado por José Moreira e João Dias.
AD FAFE: Ricardo; Mike, Zé Manel,  Xavi e João Carneiro (Jader, 76); Bijou, Bruno Pereira (João Nogueira, 66) e Silvestre; Filipe Miguel Veiga, 66), Hugo Oliveira e Jorginho. Treinador, Agostinho Bento.
CA MACEDO CAVALEIROS: Cleiton; Cláudio, Corunha, Adriano, Carlitos, Ernesto (João Mendes, 80), Toninho (Didácio, 69), Luís Gancho, Ricardo (Rambé, 42), Nuno Meia e Luís Carlos. Treinador, Rui Vilarinho.  
MARCADOR: Carlitos, 24.
.

Sem comentários: