.

.
.

domingo, 5 de junho de 2011

Futebol Popular: Ribeiros vence a Taça e faz a dobradinha

Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
À sexta foi de vez  
- Ribeiros tinha perdido cinco finais
.
Depois de ter perdido nas cinco finais que anteriormente tinha disputado, o Santa Maria de Ribeiros, usou a Bicha das Sete Cabeças para chegar à primeira vitória na Taça da Associação de Futebol Popular de Fafe, juntando a mesma à conquista do Campeonato, fazendo a tão desejada dobradinha.
Num jogo voltou a trazer a festa do futebol ao Estádio Municipal de Desportos, que teve mais de mil pessoas a assistir, houve emoção, casos e golos, mas tudo acabou em perfeita harmonia e sem qualquer jogador expulso.
O homem do jogo não marcou qualquer golo mas foi preponderante na reviravolta do marcador. O ribeirense André, teve duas iniciativas individuais na direita aos 65 e 70 minutos, que culminaram em golo depois das suas jogadas e assistências. A sua acção foi preponderante para a conquista deste troféu. 
O Ribeiros entrou melhor na partida e mostrou-se mais rematador, num ligeiro ascendente que durou até cerca dos 20 minutos de jogo. A partir daí o Marinhão cresceu um pouco e a partida ficou mais equilibrada.
Aos 31 minutos a formação do Marinhão reclamou uma grande penalidade na área do Ribeiros mas o árbitro não anuiu a esse pedido.
Aos 36 minutos o Marinhão podia ter chegado ao golo quando Carlos tentou fazer um chapéu a Nelo errando por pouco nas suas intenções.
Aos 44 minutos foram os homens do Ribeiros a reclamar grande penalidade mas o árbitro voltou a dizer que não.
O intervalo chegou com um nulo que era aceitável face ao futebol praticado pelos dois conjuntos.
O Marinhão entrou disparado na segunda parte e não demorou muito a chegar á vantagem. Rocha tentou servir um companheiro, a bola ressaltou em Barroso caindo nas suas costas onde estava o destinatário inicial, Coelho que, sem deixar cair acabou por fazer um grande golo, batendo Nelo sem apelo nem agravo.
O Ribeiros tentou a reacção mas seria o Marinhão a fazer novo remate, por Carlos Moka, com a bola a andar perto da baliza de Nelo.
A equipa do Marinhão teve uma baixa de vulto, com Carlitos a sair aos 56 minutos devido a lesão e a sua falta fez-se sentir no resto do jogo.
A formação que tinha conquistado o campeonato na semana anterior, apesar de estar a perder nunca baixou os braços e aos 61 minutos cheirou o golo que viria a suceder aos 65. Grande jogada de André pela direita do ataque da sua equipa, puxando a bola á linha e depois a cruzar atrasado para Tibi encostar para o empate.
O Marinhão quase que não teve tempo de reacção pois o Ribeiros acabou por dar a volta ao marcador. Minuto 70, novamente com André a surgir rápido no flanco direito a ir novamente à linha e a cruzar, com Lizuarte a dar um toque subtil mas precioso e a fazer o desvio certo para Ruca concretizar e colocar a sua equipa a vencer por 2-1.
O segundo golo do Ribeiros deixou mossa na formação do Marinhão mas esta tentou reagir de todas as formas que podia. Aos 71 minutos Diniz tentou o remate de longe mas a bola saiu ao lado.
Com o Marinhão balançado no ataque o Ribeiros teve a oportunidade de matar o jogo aos 81 minutos quando Ramos estava isolado dentro da área e rematou para defesa aparatosa de Samu.
Nos cinco minutos de tempo extra notou-se uma grande reacção do Marinhão que andou a rondar a baliza de Nelo mas seria a equipa campeã a chegar ao golo já no derradeiro minuto de compensação. Barroso foi lançado por um companheiro, Samu saiu-lhe ao caminho mas o jogador do Ribeiros teve sorte no ressalto e, com a baliza deserta, mas ainda longe, rematou com êxito para o golo.
O Ribeiros ultrapassou assim a barreira psicológica que era ter chegado a cinco finais de Taça e nunca ter vencido nenhuma, pondo um ponto final à tradição.

Jogo realizado no parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro: Cristiano Teixeira, auxiliado por Armando Dias e Jorge Coelho, tendo Luís Maciel como quarto árbitro.
SM RIBEIROS: Nelo; Stefan, Paulinho, Rui, Barroso, Lizuarte, Pascal, André, Tibi, Marcelo e Ruca. Suplentes: Barófia, Manicha, Miguel, Flávio, Ramos, Diogo e Rafa. Treinador, Fernando Porto.
FC MARINHÃO: Samu; Nuno, Carlitos, Espanhol, Abel, Rocha, Diniz, Carlos Moka, Pinto Coelho e Fernandes. Suplentes: Alexandre, Ivo Fafe, Ivo Moreira, Alves, Kadet, Rui e Luís. Treinador, Pascal Rodrigues.
MARCADORES: Coelho, 50; Tibi, 65; Ruca, 70 e Barroso, 95.
.

1 comentário:

Rui Mendes disse...

Obrigado á claque do FC Marinhao por todo o apoio, foram fantasticos!