.

.
.

sábado, 20 de junho de 2015

Andebol Clube de Fafe é Campeão Nacional da 2.ª Divisão



Texto e fotos: João Carlos Lopes


Andebol 2.ª Div. Nac.. SL Benfica, 23- AC Fafe, 27


Campeões olé! Campeões olé! Campeões olé!


O Andebol Clube de Fafe sagrou-se Campeão Nacional da 2.ª Divisão ao vencer o Benfica B no Pavilhão n.º 2 da Luz por 23-27, culminando a fase final do campeonato com nove vitórias em dez possíveis. Um título que muito se deve à experiência, qualidade, astúcia e capacidade de liderança do seu treinador José António Silva que conseguiu fazer muito com aquilo que parecia pouco à beira de investimentos mais avultados e apostas mais fortes. O AC Fafe 2014/15 faz história porque teve uma equipa que evoluiu ao longo da temporada e jogou à imagem daquilo que o seu treinador projectou. 


Nos festejos do título não faltou o apoio da claque fafense apesar do muito calor que se fez sentir suportou a viagem num autocarro sem ar condicionado e não regateou apoio à equipa fafense mesmo quando no início o jogo não estava a correr de feição. Acreditaram sempre e revelaram-se amor ao clube e a uma modalidade que já move paixões. 
A direcção liderada por Artur Magalhães também está de parabéns por, dentro das possibilidades, não ter deixado faltar nada e ter criado as condições necessárias para que fosse possível alcançar a subida de divisão e fazer história com mais um título nacional da 2.º Divisão. 

No jogo do título, o AC Fafe entrou nervoso e esteve 24 minutos em desvantagem mas depois de alguns timeout apareceu um Super Cláudio Mota a dar confiança à equipa e a marcar golos com nota artística o que colocou os fafenses na frente e catapultou a equipa para uma exibição segura, com o intervalo a surgiu com a vantagem de 11-15. 

Na segunda parte, a equipa de José António Silva geriu a vantagem e além de mais confiante contou com Miguel ao melhor nível, a evitar que os benfiquistas ganhassem ânimo com a aproximação no marcador, tendo inclusive defendido uma bola com a cara. No entanto, os encarnados ainda lograram a aproximação no marcador e reduziram de uma desvantagem de seis golos para dois, com um parcial de 4-0 (de 12-18 para 17-19). 

Apesar de nem sempre praticar um andebol bem jogado o AC Fafe deu espectáculo com jogadas de grande recorte técnico como aquela em que César Gonçalves serviu Sampaio para este marcar em jogo aéreo. Sampaio que esteve em grande nesta segunda parte com muitos e bons golos.

O jogo terminou com jogadores e publico a cantar "Campeões Olé!" e muita alegria contagiante por mais este feito histórico do andebol fafense.

Jogo realizado no Pavilhão n.º 2 da Luz, em Lisboa.

Árbitros: Vânia Sá e Marta Sá.

SL BENFICA B: Luís Almeida, Davide Carvalho (7), Gilson Correia (1), Gonçalo Valério, João Martins, Ricardo Ferreira, Eduardo Silva, Alexandre Calvancanti (5), Leone Almeida, Hugo Freitas (4), João Alcântara, Augusto Aranda (6) e Ricardo Queirós . Treinador: Nuno Alvarez.

AC FAFE: Miguel Marinho (1) e Hugo Fernandes; Armando Pinto (2), Sérgio Ribeiro (3), Cláudio Mota (9), João Batista, César Gonçalves (4), Nuno Pimenta, Nuno Pinheiro, Eduardo Sampaio (8), João Castilho, Vladimiro Pires, João Freitas, Mário Pereira, Luís Pereira e Vítor Ribeiro. Treinador, José António Silva.

Sem comentários: