.

.
.

domingo, 7 de junho de 2015

Futsal Fem.: Nun'Álvares venceu Porto D'Ave e subiu à 1.ª Divisão Nacional

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Mais um feito histórico de uma equipa fantástica

Após ter vencido mais uma partida contra o Porto D'Ave  por uma bola a zero com um golo de grande penalidade apontado por Ana Loira e depois de saber que a equipa do Always Young empatou com o Lusitano de Vildemoinhos, a equipa de João Nuno Sousa garantiu a subida á 1.ª Divisão pois apesar de ter os mesmo pontos que o Porto D'Ave e mesmo que perca o ultimo jogo a equipa da Póvoa de Lanhoso não tem escalões de formação e por isso não pode subir. No entanto e apesar de ter garantido a subida, se a equipa do GNA quiser ir disputar a fase final terá mesmo que vencer a última partida em casa com o Lusitano de Vildemoinhos. 

Frente ao Porto D'Ave, perante uma boa assistência, o GNA teve que sofrer para levar a aguerrida formação povoense de vencida com as jogadoras do Porto D'Ave a venderem muito cara a derrota e a lutarem pelo empate que as manteria no primeiro lugar até aos últimos segundos. 

O Nun'Alvares, que não pôde contar com Cindy, castigada, entrou determinado no jogo e em busca de o golo cedo. Por outro lado o Porto D'Ave que não contou com a sua capitã Paula, por lesão, foi aguentado os remates de Loira, Pisco e Joaninha, até começar a liberta-se da pressão exercida pelas fafenses e a incomodar Belinha que esteve irrepreensível durante toda a partida, com excelentes defesas a dar muita confiança às suas colegas que na frente tentavam furar pela bem escalonada defensiva visitante. Do outro lado a guardiã Joana também se exibia a grande nível, não fossem estas as duas melhores equipas a nível distrital. 

Apesar das boas jogadas e dos remates para ambos os lados, com predominância natural para o GNA, o intervalo chegou com o marcador em branco, o que servia mais à equipa da Póvoa Lanhoso que à fafense.

Logo no início da segunda parte, quando estavam jogados apenas 17 segundos de jogo, num remate da capitã Ana, a bola encontrou uma mão de uma jogadora do Porto D'Ave, já dentro da área, tendo sido assinalada grande penalidade que Ana Loira se encarregou de converter em naquele que acabou por ser o único golo do jogo.

O Porto D'Ave teve uma boa reacção pois também tem jogadoras com muita qualidade mas foi o GNA que esteve perto de ampliar depois de grande jogada entre Loira e Pisco com Cátia a proporcionar grande defesa a Joana. Aos 25' Cátia viria mesmo a enviar a bola ao poste.

Volvidos dez minutos da segunda parte o GNA atingiu a quinta falta o que obrigou as suas jogadoras a terem mais cuidado na abordagem aos lances. Pouco depois a Belinha viu a bola bater na barra depois de remate de Sara. Era o Porto D'Ave a ameaçar, pois já antes havia feito vários remates, através de Mafalda, Joana Coimbra e Sara, que ou saiam por cima ou ao lado ou Belinha impunha-se na baliza. 

Face aos ascendente da equipa visitante, o treinador fafense, João Nuno Sousa pediu um período de desconto para refrescar as ideias às suas atletas e no reatamento, aos 32', a povoense Sara enviou a bola ao poste de Belinha. 

As visitantes voltaram a estar perto do golo aos 33' por Mafalda e Sara e no mesmo minuto o Porto D'Ave atingiu a quinta falta e teve que ter mais cuidado também. 

Até final a equipa visitante tudo tentou para marcar mas os remates de Mafalda e de Sara foi sustidos por Belinha. 

Foi uma partida jogada com alma e coração pelas duas equipas, com as fafenses a mostrarem muito espírito de entreajuda perante uma grande equipa. O GNA marcou, podia ter marcado mais e o Porto D'Ave não marcou mas também podia ter marcado. 

Jogo no Pavilhão do Grupo Nun'Álvares 

Árbitros, Alberto Silva, Filipe Silva e Luís Mascarenhas a cronometrista. 

NUN'ÁLVARES - 5 INICIAL: Belinha; Ana Loira, Ana (c), Pisco e Liana. Joana, Joaninha, Cátia e Catinha, treinador, João Nuno Sousa.   
      
PORTO D'AVE -5 INICIAL: Joana; Mafalda, Sara, Joana Coimbra e Lúcia (c). Diana, Ângela e Celina. Treinadora, Ana Fernandes. 

GOLO: Ana Loira.

Sem comentários: