.

.
.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Andebol 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 28 – Académica S. Mamede, 26 (Épico)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Gonçalves e Baltazar empolgaram  

Depois dos jogos com o ABC e Sporting, o AC Fafe recebeu a Académica de S. Mamede e teve um adversário muito difícil e complicado pela frente com um irrequieto João Baltazar a dar muito que fazer à defensiva fafense. Mas o ACF também contou com um jogador em muito bom plano, pois Tiago Gonçalves esteve muito assertivo a atacar e defender tendo a sua acção sido preponderante. nomeadamente quando nos momentos finais fez marcação directa a João Baltazar e ainda conseguiu fazer um contra-ataque que foi determinante para o desfecho da partida.   

O AC Fafe não entrou bem no jogo, tendo permitido ao S. Mamede chegar ao parcial de 1-4. Porém, a equipa de José António Silva teve uma reação muito positiva ao fazer um parcial de 7-0 e reverter o resultado a seu favor de 8-4. A partir daí e por um bom período de jogo conseguiu manter a distância de três golos mas à medida que se ia aproximando o intervalo a equipa de Matosinhos foi diminuindo a vantagem até chegar aos 14-13. 

Na segunda parte apesar de ter saído com a bola o ACF perdeu a oportunidade de aumentar para dois golos e foi o S. Mamede a conseguir igualar e passar para a frente14-15. Seguiu-se um período de algum equilíbrio no marcador até que a equipa adversária conseguiu chegar aos 18-22, quando estavam decorridos 44’. Os fafenses tentarem a aproximação no marcador e a cinco minutos do final a chegaram aos 24-24 em parte porque José António Silva tinha posto Tiago Gonçalves a marcar individualmente João Baltazar, situação que aos poucos foi dando os seus frutos porque o S. Mamede vivia neste jogo essencialmente da inspiração deste jogador. Um golo de Vasco Santos e um contra-ataque concretizado por Tiago Gonçalves, o melhor homem do ACF no jogo, colocaram os fafenses a vencer por 26-24. O S. Mamede reduziu de livre de sete metros para 26-25 e depois do treinador pedir um minuto de paragem o ACF aumentou a vantagem para 27-25 por Vasco Santos. A faltar apenas um minuto, João Baltazar, em jogada individual voltou a colocar a sua equipa a um golo de distância, 27-26, mas a poucos segundos do final João Fernandes sentenciou o jogo com o golo da tranquilidade 28-26. 

De salientar a duração que este jogo teve, muito para lá da hora e meia e das inúmeras vezes que o seccionista do AC Fafe Luís Oliveira teve que entrar em campo para limpar o piso, seguramente mais de uma dezena de vezes, devido ao suor que os jogadores deixavam nas quedas. 


Jogo no Pavilhão Municipal de Fafe

Árbitros, Alberto Alves / Jorge Fernandes (AA Braga)

AC FAFE: Miguel Marinho, Bruno Dias, Tiago Gonçalves (8), Vasco Santos (3), Miguel Fernandes, Mário Lourenço (4), Nuno Pimenta (5), Nuno Pinheiro, João Carvalho, Eduardo Sampaio (5), Vladimiro Pires, Mário Pereira, Paulo Silva (1), João Fernandes (2). José António silva.

AA S. MAMEDE: Tiago Amorim, João Pimentel (3), Vasco Marques (4), Gustavo Almeida, Diogo Rodrigues (4), Vítor Pereira, José Xavier, Reginaldo Modenes, Alexandre Mota, João Magalhães, João Baltazar (8), Rui Pereira, Ricardo Avila (1), Filipe Lopes (5), José Silva (1) e Bruno Marinho. Treinador, Nuno Silva.

Sem comentários: