.

.
.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Capitão da ACD Pica Davide diz que chegou o momento de terminar a carreira

REDAÇÃO

"Nunca foi só Futebol…nunca foi, nunca será!"

"Momento pensado e consciente, mas sobretudo de grande sentimento e emoção…

O momento de terminar a minha carreira de Jogador de Futebol.

Foram 25 anos ininterruptos de dedicação e paixão a um desporto que marcou a minha vida e me ajudou a ser a pessoa que sou hoje. Muitas histórias para contar, muitas recordações felizes que ofuscam todos os momentos ou circunstâncias menos positivas. Pessoas maravilhosas que tive oportunidade de conhecer e outras que me ajudaram a ter certezas sobre aquilo que eu jamais quererei ser. Acima de tudo termino este percurso em paz, feliz e de consciência tranquila. Não passei por cima de ninguém, não misturei interesses pessoais com futebol. Desde o primeiro dia até ao último, o que conquistei ou não conquistei, deve-se simplesmente ao reconhecimento dos clubes, das pessoas, em relação à minha dedicação e ao meu valor. Esse é um título pessoal que me orgulha, porque é ele que me confere a liberdade, o respeito e a dignidade destes 25 anos.

Porém, não quero esta seja mais uma manifestação egocêntrica, ou propaganda barata como tantas outras, quero sobretudo aproveitar este tempo que vos tomo para exteriorizar a gratidão que eu sinto, num simples…Obrigado.

Obrigado a Deus por estar comigo em todas as horas, em todos os momentos.

Obrigado à minha família e aos meus amigos, pelo suporte, pela compreensão, pelo amor. São tudo para mim. O meu Pai, companheiro de todas as horas, nunca esteve só na bancada, eu nunca estive só dentro de campo.

Obrigado à rua que me viu nascer, rua de amizades que se perpetuam até aos dias de hoje. Futebol do nascer ao por do sol - escola de Futebol, escola de Vida.

Obrigado aos 4 clubes representados nesta foto:

Ao Nun´Álvares e D.A. Baúlhe por me terem acolhido e tratado tão bem. À A.D. Fafe, clube da cidade que me viu nascer, onde eu tive a oportunidade de me formar como atleta e de cumprir o sonho de ser atleta profissional. Orgulho enorme ter vestido aquela camisola. À A.C.D. Pica que acompanhou e marcou a minha vida adulta. Anos intensos, repletos de ensinamentos, de superação e de felicidade. Anos que me ajudaram a amadurecer e centrar nos princípios basilares da minha vida, negociáveis seja qual for o interesse ou conveniência. O respeito que conquistei no futebol devo-o em grande parte a este clube e a todas as pessoas maravilhosas que tive o prazer de conhecer. Serei mais a um a torcer por vocês…muito mesmo.

Obrigado a todos os companheiros com os quais partilhei balneário. Obrigado pelo respeito, pela amizade e por tudo o que vivemos juntos. Fiz amizades para a vida desde a formação até este momento e não tenham dúvidas que aprendi muito com todos vocês. Obrigado aos grupos que tive o prazer de capitanear, com particular carinho para este de 18/19, o último. Balneário de grande valia desportiva e humana que muito tem para dar ao futebol. Dei o melhor de mim para vos ajudar e inspirar a ser melhores desportistas e homens, num futebol, numa sociedade cada vez mais pobres sob o ponto de vista dos valores que os deviam sustentar. Na pessoa de um grande amigo e ser humano - Jorge Monteiro, agradeço a cada um de vocês.

Obrigado a todos os treinadores que sabiamente me ensinaram e inspiraram, dos quais tenho de destacar o mister Fernando Peixoto, Paulo César, Nelo Barros e Prof. Rogério Rodrigues, todos eles essenciais no meu percurso de formação. Obrigado a todos os treinadores no futebol sénior e suas equipas técnicas, não deixando de referir alguns nomes importantes, mister Braga, Carlos Salgado, Luís Carlos, Zé Maria, Fernando Fontão e Rafael. Treinadores e Homens verdadeiramente inspiradores.

Obrigado aos dirigentes da Formação da A.D. Fafe e do Futebol Sénior, nomeadamente ao sr António Silva e Tó Lima, por terem tido a coragem de retomar uma aposta sustentada na formação do clube. Obrigado ao Presidente Lemos (grande senhor do futebol) que tudo fez para que eu ingressasse na A.C.D. Pica, assim como a todos os diretores, na pessoa de um grande ser humano - sr. Fonseca. Gente de bem e de princípios que sempre me respeitaram e acarinharam. Obrigado aos grandes amigos que fiz nesta caminhada de 15 anos no clube (Álvaro, Catita, Fernando Peixoto, Paulo Russo, Alírio, Piairo, Hélder, Arlindo, Ademar, Manuel, Carvalho). Obrigado aos ex técnicos da rouparia Sr. Cândido e Joaquim. Obrigado ao vice-presidente António Cunha pela amizade e forma sábia de gerir as relações humanas dentro do clube. Por fim, um enormíssimo obrigado ao presidente do clube Francisco Oliveira, pela amizade, pela honestidade, pelo respeito, pelo reconhecimento do meu valor e por saber sempre honrar os princípios e a história do clube.

Leio, releio e sinto que jamais estas palavras conseguem traduzir o que vai no meu coração...

Nunca foi só Futebol…nunca foi, nunca será!"

Sem comentários: