.

.
.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

1.ª Divisão AF Braga pode vir a ter sete clubes fafenses

TEXTO: TIAGO JOÃO LOPES | FOTO (ARQUIVO): JCL

Sabe quantas equipas de Fafe podiam estar nos distritais?

A temporada de 2023/24 pode vir a bater um recorde de presenças de equipas fafenses na 1.ª Divisão da AF Braga, o escalão mais baixo do futebol distrital. 

Aos já confirmados OFC Antime, GCD Regadas, AD Fafe ‘B’, SR Cepanense e GA Travassós podem vir a juntar-se o GCD Serafão e o Desportivo Ases de S. Jorge.

É um sinal dos tempos e da evolução de algumas destas equipas para patamares menos amadores. As últimas equipas a fazer a transição do Futebol Popular para os distritais tinham sido a SR Cepanense e o GA Travassós. 

Esta evolução tem o reverso da medalha, ou seja, o esvaziamento das equipas da Liga AMAF (Associação das Modalidades Amadoras de Fafe), que tem vindo a perder força e já tinha equilibrado o seu campeonato com equipas do Concelho de Felgueiras, com algumas delas a fazerem também a transição para os distritais, mas neste caso para a AF do Porto.

A confirmar-se esta possibilidade, passarão a ser nove as equipas do Concelho de Fafe no Futebol Distrital, se a estas acrescentarmos o Arões SC e a ACD Pica que vai militar na Divisão de Honra. 

Em contrapartida, pela primeira vez em muitos anos, não vai haver representante fafense na Divisão Pró-Nacional.   

Recordamos ainda outras equipas do Concelho de Fafe que passaram pelo futebol distrital, algumas delas sem atividade a nível de futebol sénior: GD Silvares, GD Travassós, GD Vasco da Gama de Medelo, GCD Armil, S. Lourenço CD, GCD Paços (Liga AMAF), UD Moreirense, GD Estorãos, ADCR Santa Cristina (Liga AMAF), GDCR Fareja, GDCR Golães (Liga AMAF). Com estas e com as todas as outras mencionadas atrás haveria uma Série no futebol distrital sem dúvida mui sui geniris

Sem comentários: