.

.
.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Ciclismo | Fafe Talho Team fez a etapa Fafe - Serra da Estrela em mais uma grande aventura

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Duro, Desafiante, emocionante, gratificante, memorável 

A equipa de Ciclismo do Fafe Talho Team realizou mais uma grande aventura velocipédica ao fazer uma etapa em linha entre a Cidade de Fafe e a Torre, na Serra da Estrela, numa distância de 230 km que culminou com um acumulado positivo de 5200 metros. A acompanhar ia um autocarro de 50 lugares com familiares e amigos. 

Como para fazer estas etapas é necessário madrugar a partida deu-se às 4 horas da manhã do último domingo junto ao Fafe Talho, local de onde partem todas as grandes viagens de bicicleta da equipa e onde foram tiradas as primeiras fotos da praxe.   

Com as luzes e os aparelhos de GPS ligados lá foram os ciclistas vestidos de laranja e branco, com a vaquinha sorridente, numa aventura que era desconhecida para a maioria dos participantes com passagem pela Lixa e conversa daqui conversa dacolá, num ápice estavam em Amarante.   

A primeira dificuldade estendeu-se por 14k m até ao Alto de Quintela, ultrapassada ao nascer do dia com o grupo muito bem disposto cheio de vontade em seguir viagem. Como ao baixo todos os santos ajudam até à Régua foi um ápice com o esplendor do Rio Douro como cenário de fundo e as vinhas a encantar a paisagen mágica. Após mais algumas fotos seguiu-se uma subida tranquila pela Nacional 2 até Lamego, sempre com um belo cenário para apreciar. Na terra da Senhora dos Remédios foi feito reforço com o relógio a marcar as 8:30 horas.

Sem delongas a direção foi Castro D'aire com mais uma boa subida de início, para depois descerem a bom ritmo em direção a Viseu, onde chegaram por volta as 11:30 para fazer novo registo fotográfico junto ao marco na N2.

Aí o pensamento já estava no almoço, junto ao estádio do Fontelo, onde esperavam os ciclistas familiares e amigos do Fafe Talho que os acompanharam nesta aventura de autocarro e tinham tudo preparado para o merecido repor de energias, recebendo os aventureiros com uma calorosa salva de palmas com abraços de conforto por todos terem chegado bem e unidos. 

No almoço que durou cerca de hora e meia não faltou nada, houvesse mais vontade e apetite para comer. Após um merecido cafezinho a viagem de ciclismo seguiu em direção a Seia por entre subidas e descidas sendo a cidade alcançada por volta das 17 horas. Nessa localidade começou o verdadeiro desafio que levou estes ciclistas do Fafe Talho Team a desfrutar e sofrer tantos quilómetros em cima da bicicleta. 

Como é normal neste tipo de voltas grandes e sinuosas as forças já não abundavam, mas ninguém ousou em pensamento sequer colocar em causa concluir o planeado seguindo serra acima cada um a seu ritmo, engolindo lentamente os quilómetros, com pendentes duras pelo meio e a beleza da serra a acompanhar cada pedalada e a distrair os maus pensamentos. 

O tempo arrefeceu um pouco e o nevoeiro a aproximou-se já a meio da serra. Porém, a 10 km do fim o nevoeiro levantou, a Torre começou a ser avistada ao longe e aquela sensação indiscritível de conquista, fez cada treino e cada sacrifício valer a pena até à conquista do objetivo final a chegada à emblemática Torre. 

Na chegada os ciclistas, visivelmente desgastados pela longa jornada que tiveram pela frente repuseram as energias com as palmas calorosas, abraços e beijinhos dos familiares e amigos, que estavam tão orgulhosos e emocionados como cada um dos participantes. 

O responsável pela equipa do Fafe Talho Team, Paulo Soares, foi, mais uma vez, o grande obreiro desta organização, mas na sua habitual humildade agradece a todos do fundo do coração pela sua presença e por tornar possíveis a concretização destes sonhos, que aos olhos de muitos são verdadeiras loucuras, mas para quem torna realidade estes sonhos são apenas meras conquistas e jornadas de solidariedade, amizade, entreajuda e companheirismo que fortalecem o corpo e a mente humana. 

Sem comentários: