.

.
.

domingo, 18 de junho de 2023

Futebol Popular | Desportivo Ases de S. Jorge venceu a Taça David Peixoto

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI

Cavaleiros a trote de Zé Rui com Fábio a fechar o castelo       

O Desportivo Ases de S. Jorge fechou a temporada 2022/23 com chave de ouro, ao vencer a Taça David Peixoto, batendo na final, realizada no Parque de Jogos do OFC Antime, o atual campeão da Liga AMAF GD Os Amigos de Quinchães, por 3-1, perante uma entusiasta assistência afeta aos dois conjuntos. 

Os Cavaleiros de S. Jorge entraram a todo o gás na partida e aos cinco minutos de jogo já estavam em vantagem após descida rápida de Zé Rui pela esquerda, com o cruzamento deste a ser desviado para os pés de Mota que rematou colocado para inaugurar o marcador. 

Os Amigos estiveram perto de igualar a partida aos 17', com Flávio, de cabeça, a errar o alvo, após cruzamento de Antunes na direita. Os de Quinchães tiveram nova jogada de insistência na área aos 20' e aos 21', o guarda redes do Ases, Fábio, defendeu um remate de Castro. 

Os ases estavam a jogar de forma descontraída, com Zé Dantas a ser um maestro no meio campo, com boa circulação de bola, até encontrarem o momento certo para utilizar a velocidade dos seus extremos, com particularidade para Zé Rui que aos 24', recebeu a bola, fletiu para o meio e atirou à barra, com esta a sobrar para o veterano Feira (está como o vinho do Porto) fazer o 2-0 de cabeça.

Os Amigos tiveram uma grande oportunidade aos 30', num cabeceamento de golo cantado de João Diogo, só que Fábio fez uma defesa do outro mundo e foi buscar a bola num voo felino, negando a injeção de moral ao adversário que reverteu a favor da sua equipa. 

Os Ases, orientados por Nuno Leite Castro, chegaram ao 3-0 aos 32', mais uma vez Zé Rui (o homem do jogo), a fletir da esquerda para o meio e a rematar colocado, numa temporada em que não jogando todos os jogos fez duas dezenas e meia de golos. 

Na compensação da primeira parte ainda houve tempo para Flávio rematar ao lado da baliza dos Ases. 

Na segunda parte o Quinchães foi em busca da felicidade e instalou-se no meio campo dos Ases que reduziram relativamente cedo, aos 62', através de João Diogo que no interior da área concretizou de cabeça, na sequência de canto apontado por Tiago Moreira. 

Fábio voltou a estar em evidência aos 66', ao negar com grande intervenção o golo a Antunes, voltando a negar a aproximação no marcador aos de Quinchães.

Os Ases tentaram esticar o jogo mas as bolas perdiam-se na maior parte das vezes por falta de ligação, valendo ainda Antero e Micoli que entraram no jogo para reter o esférico o mais tempo possível nos seus pés.  

A equipa orientada por Vítor Costa lutou até aos últimos segundos do jogo por um resultado diferente, numa segunda parte que teve nove minutos de compensação, mas os ases foram sendo muito assertivos na defesa, mesmo quando ao terceiro minuto de compensação ficaram reduzidos a dez por expulsão de Feira, que acumulou amarelos. 

Pelo conjunto das duas partes a vitória ajusta-se à equipa vencedora, perante um campeão que estava motivado para fazer a dobradinha, mas viu os jovens estudantes com o trabalho de casa bem efetuado. 

Jogo no Parque de Jogos do OFC Antime.

Árbitro, Filipe Pereira, auxiliado por Camilo Gonçalves e António Ferreira, com Jorge Pereira como 4.º árbitro.

GD OS AMIGOS DE QUINCHÃES: João, Pardelhas, Fred, Antunes e Júnio, Castro, Mota, Flávio, Rafa, Moreira e João Diogo. Suplentes: Hugo, Magalhães, Telmo, Tiago Moreira, Chélo, Xuxo e Nelo. Treinador, Vítor Costa. 

D. ASES DE S. JORGE: Fábio; Macedo, Diogo, Henrique, Fonseca, Feira, Mota, Zé Dantas, Zé Rui, Freitas e Gonçalo Barros. Suplentes: Duarte, Edu, Antero, Vítor Micoli, Gomes e Tomás. Treinador, Nuno Leite Castro. 

GOLOS: Mota, 5'; Feira, 24'; Zé Rui, 32 e João Diogo, 62'. 

Sem comentários: