.

.
.

domingo, 4 de novembro de 2012

Futsal Feminino - AF Braga: A. Futsal Fafe, 1 - FC Vermoim, 14

Texto e foto: Ricardo Veloso
 
Contra a força não há argumentos
 
Disputou-se ao final da tarde de Sábado, mais um encontro a contar para o campeonato distrital de futsal sénior feminino. À 4ª jornada da prova, as fafenses enfrentavam o gigante Vermoim, uma equipa que é a actual bi-campeã nacional e 2ª classificada na Taça Europeia da modalidade. Uma equipa recheada de estrelas, onde reluz com mais intensidade Ana Azevedo, recentemente considerada a 5ª melhor jogadora do planeta. Um caso a que pode perfeitamente denominar de David contra Golias.

As comandadas de Miguel Martins sabiam de antemão que teriam de abordar o jogo com humildade. Seria, de resto, um jogo no qual não deverião virar a cara à luta como demonstração de orgulho pessoal e respeito pela camisola. Assim foi!
Os primeiros vinte minutos da primeira parte foram muito bem conseguidos pelas atletas fafenses. Apesar de terem sofrido três golos no referido período, demonstraram boa solidez de processos. As exigências da partida e a forte pressão a que eram submetidas pela equipa adversária obrigavam muitas vezes a um estilo de jogo mais directo, em busca de um pequeno espaço/oportunidade para rematar à baliza.

As famalicenses, portadoras de uma capacidade técnico/táctica elevadíssima iam mantendo mais posse de bola, pressionando sempre muito as saídas da equipa da casa. O período negro da primeira parte verificou-se entre os vinte e três minutos e os vinte e oito. Vítimas de um cansaço provocado pelo elevado ritmo de jogo imposto pelas visitantes, as fafenses consentiram quatro golos em apenas 6 minutos. A melhor oportunidade para as atletas da casa surgiu já no último minuto através de Liana, que isolada, fintou a guardiã adversária e enviou o esférico ao poste.

No segundo tempo, a boa onda do todo-poderoso Vermoim continuou e beneficiando de uns 15 minutos iniciais algo permissivos das fafenses apontaram mais sete tentos. O golo de honra foi apontado por Liana, ao minuto 19. Uma pequena alegria que apesar de não se ter traduzido em nada nos termos práticos acaba por ser um pouco reconfortante e premeia o esforço elevadíssimo (físico e mental) a que as nossas atletas estiveram sujeitas.

Apesar do resultado as nossas atletas estão de parabéns e agora só resta recuperar energias para o dérbi fafense que se disputa já no próximo fim-de-semana.
.

Sem comentários: