.

.
.

domingo, 25 de novembro de 2012

2.ª Div. Nac. AD Fafe, 2 - GD Joane, 0

.
Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
.
Valente golo confirmado por Badará
.
- O povo não precisa que o mande calar!
.
Num jogo em que, sabe-se lá porque razão, foram destacados dez elementos da GNR para o Parque Municipal de Desportos e em que a direcção da AD Fafe entendeu e bem prestar um minuto de silêncio ao sócio Geraldo Freitas e ao ex-árbitro Neves Fernandes, recentemente falecidos, a equipa fafense bateu a do GD de Joane por 2-0
.
Os primeiros vinte minutos da partida foram jogados a baixa velocidade, não por culpa do Fafe que tomou desde início conta do jogo mas esbarrou numa muralha defensiva do estilo “autocarro”, com os jogadores do Joane a jogarem praticamente todos atrás da linha da bola, á espera do erro dos fafenses.
.
Erro que surgiu aos 20 minutos mas para o Joane, com Arturinho a entregar o ouro ao bandido, este de nome Filipe, que apareceu na cara de André no duelo permitiu que este fizesse uma grande defesa e evitasse o golo.
.
O Joane respondeu aos 29 minutos, num livre cobrado por Arturinho a que Pedro Freitas correspondeu com defesa para canto. No mesmo minuto, Marquinho rematou rasteiro para defesa fácil do guardião do Fafe.
.
Aos 33 minutos Ricardo Valente cruzou da direita para a área a bola sobrou para Tiago André, mas o remate deste saiu ao lado.
.
Aos 34 minutos, Pedro Freitas leu bem o jogo e evitou que Sócrates se isolasse, saindo da área para limpar um lance do lado direito do ataque do Joane.
.
Aos 36 minutos, numa jogada de entendimento entre Filipe e Mike, a bola chegou a Tiago André, que atirou novamente ao lado.
.
Antes do intervalo foi Filipe a cruzar para Mike aparecer ao primeiro poste a atirar, de cabeça, ao lado.
.
No segundo tempo o central Miguel Mendes ficou no banho e Badará entrou em jogo, tendo recuado Bruno Monteiro para central.
.
O Joane continuou retraído no terreno de jogo e só aos 59 minutos após cruzamento de Tiago André, Mike rematou com muito perigo.
.
Aos 61 minutos, quando estava na iminência e ser substituído, Ricardo Valente, no lado direito do ataque do Fafe, flectiu para o centro, passando por dois adversários e depois desferiu um potente remate, a cerca de 25 metros da baliza, que parecia que levava fogo e bateu nas malhas como um fuso, fazendo o primeiro golo da partida, num lance digno de registo.
.
Aos 65 minutos Badará ganhou nas alturas, a bola chegou a valente, agora na esquerda, este chegou á área e optou pelo passe mas a bola acabou interceptada.
.
Aos 68 minutos, Sócrates partiu em posição irregular, galgou pelo lado direito do seu ataque, entrou na área, fez três ou quatro fintas, mas na hora do remate, tentou colocar a bola ao segundo poste e esta saiu ao lado.
.
Aos 70 minutos um canto venenoso de Ricardo Valente, obrigou o guardião André a ceder novo canto.
.
Aos 73 minutos, livre cobrado por Marquinho na esquerda para a área do Fafe, onde apareceu Dénis a rematar de costas para a baliza e a proporcionar uma grande defesa a Pedro Freitas para canto.
.
Aos 76 minutos, o Fafe chegou ao 2-0. Cruzamento de Tiago André do lado esquerdo, depois de um bom trabalho do jogador fafense, a enviar a bola ao primeiro poste onde estava Badará a cabecear para o golo. Cada golo deste jogador é uma verdadeira celebração e deixa toda a gente de sorriso na boca. De resto Badará é sempre muito acarinhado quando entra em jogo.  
.
Aos 83 minutos António rematou de cabeça na área do Fafe e Zé Pedro junto ao segundo poste deixou a bola escapar. Aos 92 minutos foi Traquina a fazer uma boa jogada mas André defendeu.   
.
Vitória justa do Fafe, num dia que os fafenses se sentiram reprimidos, na bancada, tendo sido mandados calar, fazendo lembrar outros tempos que não deviam lembrar sequer ao diabo. Só nessa parte deu para recordar os velhos dérbis minhotos com o Joane, quando eram realizados lá, num jogo que foi totalmente pacífico dentro e fora de campo, praticamente sem adeptos famalicenses, mas onde alguém resolveu mostrar a autoridade. Voltamos aos tempos de Salazar?
.
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
.
Árbitro, Paulo Rodrigues (CA Braga), auxiliado por José Gomes e Valdemar Maia.
.
AD FAFE: Pedro Freitas; Mike, Zé Manel, Miguel Mendes (Badará, 45) e Ferrinho; Bruno Monteiro, João Nogueira e João Carneiro, Ricardo Valente, Filipe (André, 63) e Tiago André, (João Traquina, 77). Treinador, Agostinho Bento.
.
GD JOANE: André; Zé Pedro, António, Marquinho, Sócrates, André Costa, Bruno, Arturinho (Rui Pereira, 63), Peixe, Marcelo, e Vítor Hugo (Dinis, 56). Treinador, Francisco Costa.
.
DISCIPLINA: Amarelos: Arturinho, 24; Ricardo Valente, 28; Bruno, 35; Miguel Mendes, 38; Ferrinho, 43; Marcelo, 47; Peixe, 50; Badará, 76 e João Traquina, 90+1.
MARCADORES: Ricardo Valente, 61 e Badará, 76.
.

Sem comentários: