.

.
.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

1.ª DIVISÃO - AF BRAGA: Silvares, 1 – S. Paio + árbitros, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Contra 14 era impossível fazer melhor

O Silvares empatou a uma bola com o S. Paio de Vizela mas, foi nitidamente prejudicado por duas expulsões que resultaram de outros tantos erros da equipa de arbitragem, trio que só teve cartões para os homens da casa cujo saldo foi de cinco cartões amarelos e duas exclusões do jogo. Na verdade, houve situações em que jogadores do S. Paio também mereceram cartões porém, a equipa de arbitragem tinha o olhar fixo nos jogadores do Silvares não lhe permitindo fazer nada ao invés dos vizelenses a quem tudo era permitido. Pior que isso é que os árbitros tomaram decisões tremendamente injustas que penalizaram fortemente a formação sob as ordens de Carlos Salgado que no final do jogo estava tão desanimado que desabafou que, perante uma situação destas a vontade que dava era de largar o futebol de vez.
O primeiro erro do árbitro ocorreu aos quarenta minutos de jogo. Pandilha faz uma típica falta no meio campo com uma entrada impetuosa a Vítor Pinto que ficou imediatamente prostrado no chão a queixar-se (ver imagem). Toda a gente viu que era falta, menos o árbitro e o auxiliar que estava perto da jogada, com esta a prosseguir até junto da área do Silvares onde Toni foi foi barafustar com Barbosa levando este a sacudi-lo com as mãos e a ser expulso.
Nesta altura o Silvares já vencia por 1-0, com o golo a ser obtido aos 27 minutos por Jorginho com a colaboração de um defesa da equipa vizelense.
No segundo tempo o máximo que o S. Paio, a jogar com mais um elemento, conseguia fazer era rondar sem perigo a área do Silvares.
Aos 64 minutos a equipa da casa esteve perto do 2-0, quando Dany rematou espectacularmente de primeira e viu Bruno a tocar com a ponta dos dedos na bola e esta a esbarrar na trave.
Apesar de jogar em desvantagem numérica o Silvares mostrava-se mais ambicioso que no primeiro tempo e esteve novamente perto de marcar em cabeceamentos de Miguel e Antero, com a bola a sair um pouco ao lado do poste da baliza à guarda de Bruno.
O segundo grande erro do árbitro ocorreu aos 77 minutos. Vítor Pinto ia com a bola em direcção à área do Silvares, Fernando fez um corte limpo ao tocar única e simplesmente no esférico que acabou por ir à cara do jogador vizelense. Mais uma vez toda a gente viu que assim foi, menos o árbitro que entendeu ter havido falto de Fernando, mostrando-lhe o segundo amarelo, deixando o Silvares reduzido a nove. Na verdade, a haver falta, que não existiu mesmo, esta teria de ser dentro da área e o árbitro marcou-a errando duplamente no seu dúbio critério de prejudicar os silvarenses.
Mesmo com menos dois Gomes tive um remate genial e a bola mais uma vez bateu na barra da baliza de Bruno, desesperando os homens do da casa.
Aos 87 minutos, o Silvares teve um lance de contra-ataque em que ganhou superioridade numérica mas desperdiçou o lance. No contra-golpe o S. Paio chega à baliza do Silvares e faz o golo do empate.
Não fossem as incidências dolosas para o Silvares provocadas pelo árbitro do encontro e seus pares e a equipa de Carlos Salgado não teria perdido este jogo. Depois de tudo o que se passou em campo o Silvares não podia mesmo fazer melhor que aquilo que fez perante um adversário que não beneficia muito do desfecho do encontro mas cujo proveito interessa a terceiros a quem a excelente campanha do Silvares neste campeonato incomoda sobremaneira.
Perante cenários destes, a quererem cortar as pernas ao Silvares, com a mutilação da equipa, expulsando jogadores e aplicando-lhe punições severas, como no caso de Catita contra o Fermilense que apanhou três jogos, não é fácil para os de S. Martinho levar a água ao seu Moinho. Mas eles não desistem nem viram a cara à luta, mesmo perante injustiças como as deste jogo.

Em jogo realizado no Campo Professor Manuel José Dias, em Silvares, sob a orientação do árbitro Pedro Fernandes, auxiliado por Luís Cardoso e Gaspar Castro, as equipas apresentaram:

SILVARES: Rui; Jorginho, Antero, Fernando e Miguel; Pandilha, Barbosa e Gomes; Celso (Jorge Brandão, 66’), Dany (Marcelo, 81’) e Feirinha (Mário Bi, 45’). Treinador, Carlos Salgado.

S: PAIO DE VIZELA: Bruno; Mateus, Marcelo, Bruno Ribeiro e Vítor Pinto; Luís Miguel, Cristiano (Luís, 69’) e Agostinho; Miguel (Luís Carlos, 73’), Tiago e Toni. Treinador: José Luís Pinto.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos: Fernando, 37’ e 77’; Antero, 45’; Mário Bi, 93’ e Marcelo, 93’ Vermelhos: Barbosa, 40 e Fernando, 77’ (AA).


MARCADORES: Jorginho, 29’ e Toni, 87’.