.

.
.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

DIVISÃO DE HONRA - AF BRAGA: Pica, 2 – Porto D’Ave, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Domínio repartido sorriu ao Pica



O Pica arrancou uma importante vitória no seu terreno frente ao Porto D’Ave, a quem venceu por 2-1, num jogo em que teve que sofrer e, depois de consentir o empate a dois minutos dos noventa, viu a vitória sorrir-lhe num lance de bola parada. De resto, a partida caracterizou-se pelo domínio do Pica no primeiro tempo, com o Porto D’Ave a fazer o mesmo na segunda parte. As oportunidades de golos, na gerência desses domínios repartidos, não foram muitas. Houve sim, dois golos de grande recorte técnico, apontados por Ismael, do Pica e Vitinha do Porto D’Ave. O outro golo, o da vitória, resultou de um pontapé de canto cobrado por Joel a que André deu a melhor finalização.
Nos primeiros cinco minutos as equipas dividiram um lance de perigo para cada uma. A partir daí e até ao intervalo o controlo da partida pertenceu ao Pica, porém, aos 20 minutos os forasteiros podiam ter marcado por Vitinha que, com Paulo Jorge pela frente atirou contra o peito do guarda-redes. Por essa altura também, António Valença viu-se forçado a retirar Raul por lesão e fez entrar Richa.
O Pica conseguia chegar perto da área mas, no último reduto do Porto D’Ave, tinha dificuldade em manobrar com êxito. Ainda assim tentou chegar ao golo em lances em que intervieram Ismael, Montenegro, Vasco e Ricardo Azevedo.
Aos 34 minutos o brando domínio do Pica resultou em golo mas através de um lance individual. Ismael recebeu a bola na esquerda, fez uma pequena simulação com a bola, ganhando espaço suficiente para desferir um potente remate ao ângulo superior esquerdo da baliza de Clemente, naquilo que resultou num grande golo.
Sob o minuto 39, os visitantes reagiram e Paulo Jorge teve que fazer defesa de recurso quando Careca cobrou um canto directo.
No segundo tempo o Porto D’Ave surgiu muito pressionante logo nos minutos iniciais. Aos 46 minutos esteve perto do golo. Primeiro foi Paulo Jorge a ceder canto a remate de Victor, depois o guarda-redes e a sua defesa estiveram novamente em evidência ao negarem dois remates que surgiram na sequência desse mesmo canto, feitos por Victor e Vitinha.
A equipa da Póvoa de Lanhoso jogava muito próximo da área do Pica mas sentia as mesmas dificuldades que o adversário teve na primeira parte, faltava a concretização.
Foi com esse domínio dos homens de Porto D’Ave que o jogo se foi arrastando no tempo. Até aos 75 minutos o Pica limitou-se praticamente a defender e Vasco era presa fácil para quatro defesas dos visitantes que se mantinham em alerta constante no último reduto poveiro, o que impedia os piquenses de fazer qualquer contra-ataque.
Tal como no primeiro tempo sucedera ao Pica, o golo do Porto D’Ave havia de surgir num golpe de génio de Vitinha que disparou, do meio da rua, ao mesmo ângulo e na mesma baliza em que Ismael tinha marcado para o Pica.
Faltavam dois minutos para os noventa e os homens da Póvoa de Lanhoso ainda deram a entender que queriam mais que o empate. Não passaria disso mesmo, intenção.
Quando passavam quatro dos cinco minutos de compensação o Pica beneficiou de um canto no lado direito do seu ataque. Joel encarregou-se de marcar o canto ao segundo poste, onde o central André apareceu a empurrar a bola com o corpo e a fazer aquilo que já poucos acreditavam, o golo da vitória do Pica.
Já o cronómetro assinalava 96 minutos quando o Porto D’Ave beneficiou de dois cantos consecutivos, o último dos quais levou bastante perigo à baliza do Pica que aguentou a pressão e guardou o tesouro até ao fim.

Em jogo realizado no Parque de Jogos da Pica, sob a orientação do árbitro Ricardo Silva, auxiliado por Manuel Mota e Nuno Eiras, as equipas apresentaram:

PICA: Paulo Jorge; André, Montenegro, David, Ricardo Azevedo, Álvaro, Raul (Richa, 20’), Vasco (Israel, 82’), Joel, David, Fredy e Ismael (Nadinho, 76’). Treinador, António Valença.

PORTO D’AVE: Clemente; Pedrinho (Dúnio, 62’), Jacks, careca (Joca, 75’), Victor, Vitinha, Zé Carlos (Filipe, 68’), Meira, Ricardo, Daniel e Luís Manuel. Trenador, João Fernando.

ACÇÃO DISCIPLINAR: André, 52’; Vitinha, 52’; Montenegro, 63’; Careca, 70’ e Israel, 83’.

MARCADORES: Isamael, 34’; Vitinha, 88’ e André, 94’.